Analgésicos que podem ser comprados em farmácias e como funcionam

Os analgésicos podem ser de fato uma solução prática e rápida para aliviar várias queixas, desde dor de dente, tontura e dores. Mas lembre-se de que os analgésicos não são vassouras universais que podem curar tudo. O uso de analgésicos deve ser adequado à sua condição. Sem mencionar que alguns desses medicamentos também podem causar uma série de efeitos colaterais se usados ​​sem cuidado. Você precisa saber mais sobre medicamentos para a dor. Começando pelo tipo, como funciona, até os efeitos colaterais, para que você possa usá-lo corretamente.

Que analgésicos podem ser comprados na farmácia?

Os analgésicos também podem ser chamados de analgésicos e geralmente são úteis como analgésicos. Muitas vezes, a doença vivida não pode ser completamente curada com o uso de analgésicos, antes que a causa seja realmente conhecida. O uso de analgésicos que podem ser adquiridos gratuitamente, é claro, é permitido. No entanto, se tomar este medicamento não aliviar os problemas de saúde que você está experimentando, entre em contato com seu médico imediatamente para tratamento posterior. Em termos gerais, existem dois tipos principais de analgésicos, a saber:

1. Paracetamol

O paracetamol é o analgésico mais comumente usado. Essa droga atua diretamente na parte do cérebro, que é responsável por receber mensagens de impulso de dor. A mesma parte do cérebro, também atua regulando a temperatura corporal e reduzindo a febre. Embora reduza a dor, o paracetamol não pode aliviar a inflamação ou inflamação que ocorre no corpo. Portanto, para alguns tipos de dor acompanhada de inflamação, em tecidos, como dor de dente, esse medicamento pode não ser o ideal. A vantagem do paracetamol é que ele tem menos efeitos colaterais. Assim, este medicamento é seguro para consumo por crianças e para uso a longo prazo. Para adultos, o paracetamol pode ser tomado a cada 4-6 horas na dose de 325 mg - 1000 mg uma vez. A dose máxima diária de paracetamol é de 4000 mg.

2. Antiinflamatórios não esteroidais (AINEs)

Os analgésicos da classe AINE também podem aliviar a inflamação ou inflamação do tecido. Os medicamentos deste grupo, podem ser uma solução para várias condições, tais como:
  • Febre
  • Cólicas menstruais
  • Dor muscular e dor nas articulações
  • Inchaço devido a lesão ou dor de dente
Alguns AINEs que você pode obter em farmácias incluem:
  • Ibuprofeno
  • Ácido mefenâmico
  • Aspirina
  • Naproxen
  • Diclofenac
  • Indometacina
Quanto à dose de consumo dos medicamentos desse grupo, cada um é diferente. Portanto, você realmente precisa ler atentamente as instruções de uso listadas na embalagem. [[Artigo relacionado]]

Analgésicos que precisam de receita médica

Existem vários tipos de analgésicos cujo uso requer receita médica. A droga pode ou não ser um opióide. Existem certos tipos de AINEs que devem ser prescritos. O uso de drogas opióides realmente precisa ser considerado. Os opioides são uma classe de drogas muito forte e podem causar dependência se ingeridos em excesso. Os tipos de analgésicos que se enquadram na classe de medicamentos opióides incluem:

• Morfina

A morfina é comumente usada como um analgésico antes e depois de procedimentos cirúrgicos importantes.

• oxicodona

Este medicamento é prescrito com bastante frequência para dores moderadas a fortes.

• codeína

A codeína é freqüentemente usada em combinação com paracetamol ou outros analgésicos não opioides. A codeína pode ser prescrita para o alívio da dor leve a moderada.

• Hidrocodona

Assim como a codeína, a hidrocodona também é frequentemente usada como uma droga que é misturada com paracetamol ou outras drogas não opióides. Este medicamento é usado para tratar dores moderadas a fortes. As drogas opióides são vendidas sob regulamentações muito rígidas. A receita original, na forma física, deve estar incluída na compra deste medicamento. Não são permitidas compras com cópia da receita ou foto da receita.

Como funcionam os analgésicos

A forma como os analgésicos atuam varia de acordo com o tipo e a classe.

1. Paracetamol

Como mencionado acima, o paracetamol atua diretamente na parte do cérebro que regula a percepção da dor e a temperatura corporal. Este medicamento atua inibindo a ciclooxigenação ou as enzimas COX no cérebro e na medula espinhal.

COX é uma enzima que ajuda o corpo a produzir substâncias químicas chamadas prostaglandinas. As prostaglandinas desempenham um papel na formação da dor inflamatória em tecidos danificados por lesões ou certas doenças. Portanto, se a produção de prostaglandinas for interrompida, a dor no corpo será reduzida. No entanto, o paracetamol só pode aliviar a dor e não pode reduzir a inflamação.

2. AINEs

Os AINEs também atuam inibindo a enzima COX no cérebro, de modo que a produção de prostaglandinas pode ser interrompida. O escopo do efeito dos AINEs é mais amplo do que o paracetamol, portanto, ele pode tratar a dor e também a inflamação dos tecidos.

3. Drogas opióides

Os opioides atuam ligando-se a certos receptores no sistema nervoso central, nos intestinos e em outras partes do corpo. Além de aliviar a dor, os opioides também mudam a forma como você reage à dor e até aumentam sua tolerância à dor.

Advertências, riscos e efeitos colaterais de medicamentos para a dor

Os analgésicos devem ser usados ​​de acordo com as instruções da embalagem, bem como as recomendações diretas do médico. Não altere a dose de consumo do medicamento sem antes consultar o seu médico. Além disso, analgésicos com receita médica não devem ser usados ​​por outras pessoas que não tenham feito um exame médico. Mesmo que seus sintomas sejam semelhantes, sua condição ou diagnóstico pode não ser necessariamente o mesmo da pessoa que está recebendo o medicamento. A seguir estão os avisos, riscos e efeitos colaterais que podem ocorrer com analgésicos:

1. Paracetamol

  • Tomar doses mais altas do que as recomendadas não acelera a cura e representa um risco para a saúde.

  • Tomar muito paracetamol pode causar danos ao fígado e morte. O risco de danos ao fígado aumenta em pessoas que bebem de dois a três copos de álcool por dia.

  • Tenha cuidado ao dar paracetamol a crianças. Certifique-se de que a dose administrada é apropriada para crianças.

2. AINEs

  • Tomar muitos AINEs pode causar sangramento no estômago. O risco aumentará em idosos com 60 anos ou mais, pessoas que tomam medicamentos para reduzir o sangue e esteroides e que têm histórico de outros sangramentos.

  • O uso inadequado de AINEs também pode causar danos aos rins. O risco será maior em pessoas com 60 anos ou mais, tomando diuréticos e com histórico de hipertensão.

3. Opioides

  • O uso de opioides pode causar sonolência. Não use opioides além da dose prescrita, pois pode causar dependência, até overdose, até a morte.

  • Altas doses de opioides também podem causar outros problemas físicos, como boca seca, prisão de ventre, pressão arterial baixa, alucinações e desmaios.
A tomada de analgésicos deve ser feita de maneira adequada, para que os resultados sejam eficazes e eficazes. Não subestime as regras de uso, mesmo que o medicamento possa ser adquirido gratuitamente na farmácia. Interrompa imediatamente o uso, se houver uma reação alérgica, como coceira e falta de ar. Você também precisa se lembrar, que um exame ao médico, ainda é o passo mais seguro e eficaz, para curar a doença.