9 Impactos da poluição do ar que são perigosos para a saúde

A qualidade do ar nas grandes cidades de vários países do mundo, incluindo Jacarta, foi várias vezes observada em um número muito preocupante. Na verdade, esta querida capital já foi considerada a cidade com a pior qualidade do ar do mundo. É claro que isso deve ser observado, porque o impacto da poluição do ar na saúde é muito perigoso. Além de doenças pulmonares, problemas de saúde como doenças cardíacas em bebês com baixo peso ao nascer também podem ocorrer em pessoas que vivem em áreas com altos níveis de poluição. Existem várias fontes de poluição do ar. Partindo de várias atividades humanas que não são ambientalmente amigáveis ​​aos incêndios florestais, fazem com que substâncias tóxicas como monóxido de carbono (CO), dióxido de carbono e dióxido de enxofre sejam liberados no ar, causando o efeito estufa que desencadeia o aquecimento global.

O impacto da poluição do ar na saúde

Um dos efeitos da poluição do ar que precisa ser vigiado é a recorrência da asma. Para viver, seres vivos como os humanos precisam de oxigênio. Infelizmente, o oxigênio do ar neste momento foi misturado com outras substâncias nocivas liberadas pela fumaça de veículos e fábricas. Talvez por estarmos acostumados, nos sentimos bem respirando aquele ar sujo todos os dias. Na verdade, se várias substâncias poluentes entrarem no corpo, várias doenças podem aparecer e colocar em risco nossa saúde. De acordo com a OMS, atualmente 9 em cada 10 pessoas respiram ar poluído. O impacto da poluição do ar também mata cerca de 7 milhões de pessoas todos os anos. Embora o impacto possa não ser imediatamente visível, a longo prazo, o ar sujo que respiramos continuamente pode causar as seguintes condições:

1. Faça recaída da asma

Partículas de poluição do ar e poeira podem aumentar as taxas de recorrência da asma.

2. podecausar câncer de pulmão

Substâncias nocivas contidas no ar sujo, também mencionadas, podem causar câncer de pulmão.

3. Aumenta o risco de doenças cardíacas

Substâncias nocivas, como carbono negro e óxidos de nitrogênio, que são encontrados no escapamento de veículos, podem aumentar o risco de doenças cardíacas.

4. Tão mais suscetível a infecções

A poluição do ar pode aumentar a incidência de infecções pulmonares, especialmente em crianças.

5. Pode prejudicar o desenvolvimento infantil

A exposição ao ar de má qualidade pode inibir o desenvolvimento pulmonar em crianças. Como resultado, os pulmões não podem funcionar de maneira ideal na idade adulta.

6. Faça o tecido dos pulmões inflamado

O impacto dessa poluição do ar pode atingir pessoas com pulmões saudáveis, bem como indivíduos com histórico de asma e outras doenças pulmonares.

7. Aumenta o risco de baixo peso ao nascer no feto

A exposição à poluição do ar em mulheres grávidas pode aumentar o risco de baixo peso ao nascer e mortalidade infantil.

8. Pode causar outras doenças pulmonares

Os efeitos mais comuns da poluição do ar, como tosse e falta de ar, podem ocorrer. No entanto, outras condições, como doença pulmonar obstrutiva crônica, também podem piorar na presença de ar sujo.

9. Pode apressar a morte 

Se o corpo for exposto ao ar sujo continuamente a longo prazo, a expectativa de vida também será menor. [[Artigo relacionado]]

Esteja ciente do impacto da poluição do ar, conheça a qualidade do ar em sua área

Você provavelmente já viu postagens que descrevem a qualidade do ar em unidades Índice de Qualidade do Ar (AQI). AQI é uma unidade que calcula a qualidade do ar de 0 a 500. Quanto maior o número AQI, pior é a qualidade do ar. Aqui estão as faixas de qualidade do ar com base no AQI:
  • 0-50: saudável. A qualidade do ar é satisfatória e não há risco de causar o impacto da poluição do ar.
  • 51-100: médio. A qualidade do ar é bastante saudável, mas pode ser arriscada para um pequeno número de pessoas com histórico de certas doenças.
  • 101-150: insalubre para indivíduos sensíveis. Os grupos incluídos na categoria de indivíduos sensíveis são pessoas com doenças pulmonares e cardíacas, bem como indivíduos com maior risco de exposição à camada de ozônio.
  • 151-200: prejudicial à saúde para todos os grupos de indivíduos.O impacto da poluição do ar começa a ser sentido por todos os grupos de indivíduos, mas o pior impacto pode ser sentido por grupos de indivíduos sensíveis.
  • 201-300: muito prejudicial à saúde.A qualidade do ar nesta taxa corre o risco de causar sérios problemas de saúde em todos os grupos de indivíduos.
  • 301-500: perigoso.A qualidade do ar é muito perigosa e entrou na fase de emergência. O impacto da poluição do ar pode ocorrer em toda a população da área.
Se a área onde você mora já apresenta um IQA acima de 100, deve-se iniciar imediatamente medidas mais sérias para reduzir a poluição do ar que ocorre, antes que seu impacto possa prejudicar a saúde da população, principalmente bebês e crianças.

Faça isso para evitar os efeitos da poluição do ar

Parar de fumar é uma das etapas para reduzir a poluição do ar. Eliminar a poluição do ar não é tão fácil quanto girar a palma da sua mão. No entanto, você pode seguir algumas das etapas abaixo para evitar os vários efeitos da poluição do ar.

1. Evite fumar

O hábito de fumar é o que mais polui o ar da sala. Portanto, pare de fumar, se não quiser ser afetado pela poluição do ar e também pelos efeitos nocivos dos componentes do próprio cigarro.

2 pares Purificador de água em casa

Embora pesquisas sobre a eficácia da instalação Purificador de água ou purificadores de ar em casa para reduzir os efeitos da poluição do ar ainda são mínimos, mas esta ferramenta é considerada útil para pessoas com alergias. Esta ferramenta pode reduzir a quantidade de poeira e fumaça, das quais você pode não perceber, que entram tarde na casa facilmente.

3. Reduza viagens para áreas lotadas

A maior parte da poluição do ar externo é causada pela fumaça dos veículos. Portanto, para se proteger melhor dessa poluição, é recomendável evitar estradas cheias de veículos motorizados. Se você mora em uma área próxima a uma rodovia, mantenha as janelas fechadas durante a hora do rush. Em seguida, reabra a janela quando as ruas estiverem silenciosas, por exemplo, à noite.

4. Use transporte público

Para evitar o impacto da poluição do ar, você também precisa fazer esforços ativamente para reduzi-la. Um deles, ao reduzir o uso de veículos motorizados. Comece a viajar usando o transporte público.

5. Evite atividades ao ar livre por um tempo

A poluição do ar pode de fato ocorrer, tanto em ambientes externos quanto internos. No entanto, a qualidade do ar externo geralmente é pior do que dentro de casa. Evite ficar ao ar livre durante determinados horários, quando a qualidade do ar é ruim, como ao ir e voltar do trabalho. Além das cinco maneiras acima, você também pode fazer algumas das maneiras abaixo, para reduzir o impacto da poluição do ar em casa.
  • Reduza o uso de purificadores de ar e velas.
  • Limpe regularmente o ar condicionado da sua casa.
  • Limpe regularmente a sala para que a poeira não se acumule.
  • Lave regularmente a roupa de cama e as bonecas para remover a poeira e sujeira dos resíduos de poluição que possam grudar.
  • Quando o ar externo tiver melhorado, abra as janelas para permitir que a circulação de ar funcione corretamente.
Para que o ar que respiramos seja limpo novamente, é necessário um esforço conjunto. Comece com etapas simples, como plantar mais árvores e reduzir o uso de veículos motorizados. Você também precisa se proteger dos efeitos da poluição do ar ocorrida. Ao usar uma máscara na estrada, você reduz o risco de inalar poluição que é prejudicial ao corpo.