Como humanos, muitas vezes somos indiferentes e não nos importamos quando vemos outras pessoas em apuros. Mesmo assim, não são poucas as pessoas que odeiam quando veem outras pessoas sofrendo ou sofrendo. Além de ficar com o coração partido, essas pessoas também tiveram o desejo de aliviar o fardo prestando assistência. Essa ação é uma forma de compaixão.
O que é compaixão?
Literalmente, compaixão significa a atitude que surge quando você compartilha o sofrimento de outra pessoa e é movido a aliviá-lo. Em contraste com a empatia que se refere mais à emoção sozinha, essa atitude é acompanhada por um desejo de prestar assistência. Além de mostrar isso aos outros, é importante que você aplique essa atitude a si mesmo. Com compaixão, significa que você é mais capaz de aceitar as coisas de maneira positiva. Isso certamente tornará mais fácil alcançar a felicidade e a satisfação na vida.
Benefícios da compaixão pela saúde
A compaixão melhorará a qualidade de seus relacionamentos com outras pessoas.Você pode obter muitos benefícios aplicando a compaixão em sua vida diária. Esses benefícios podem ser sentidos fisicamente, mas também para a saúde mental. Além disso, a qualidade do relacionamento com outras pessoas está cada vez melhor. De acordo com pesquisas, a compaixão torna os relacionamentos com outras pessoas mais significativos. Além disso, essa atitude também pode acelerar o processo de recuperação quando você está doente e até prolongar sua vida, porque você trata tudo de forma positiva.
Como você desenvolve autocompaixão?
Para alguns, pode ser difícil aplicar uma atitude de compaixão em sua vida diária. Aqui estão algumas dicas que você pode fazer para ajudar a tornar essa atitude arraigada em você:
1. Aplique a si mesmo primeiro
A autocompaixão pode ajudá-lo a lidar com os problemas de uma maneira mais positiva.Antes de aplicar essa atitude aos outros, aprenda a aplicá-la primeiro a você mesmo. Indivíduos que são compassivos consigo mesmos tendem a ter maior motivação, satisfação e felicidade na vida. Além disso, essa atitude também o torna mais capaz de lidar e responder a eventos estressantes de uma forma positiva. Como resultado, o risco de sentir ansiedade e depressão diminuirá.
2. Coloque-se no lugar de outra pessoa
Para cultivar uma atitude de compaixão, tente se posicionar como outra pessoa, especialmente aqueles que estão em aflição e sofrimento. Imagine como é difícil para essas pessoas lidar com seus problemas. Gradualmente, a empatia em você irá emergir e se desenvolver em compaixão.
3. Mantenha sua atitude
Manter sua atitude na frente dos outros é uma forma de compaixão. Antes de falar, pense sempre nas palavras que sairão da sua boca. Não deixe que essas palavras machuquem o coração de outras pessoas e façam você se arrepender. Faça também coisas simples, como não desviar os olhos do telefone quando outra pessoa estiver falando com você ou agradecer após obter ajuda. Embora pareçam simples, essas ações podem significar muito para outras pessoas.
4. Respeite a privacidade dos outros
Ajudar quando outras pessoas estão com problemas é uma forma de compaixão. Porém, quando a pessoa não quiser sua ajuda, pare e respeite a privacidade dela. Apenas diga que você fica para trás quando ele precisar de ajuda. Se alguém que está passando por momentos difíceis compartilhar o problema com você, certifique-se de não fazer fofoca ou passá-lo para outras pessoas. Quando eles não quiserem falar, não os force.
5. Faça o bem sem esperar nada em troca
Ajudar as pessoas com sinceridade praticará sua compaixão. Quando os outros estiverem com problemas, ajude. Faça isso com sinceridade, sem esperar nada em troca. Com essa atitude, a outra pessoa se sente feliz por ser ajudada e você obtém a satisfação interior de conseguir colocar um sorriso no rosto dela. [[Artigo relacionado]]
Notas de SehatQ
Compaixão é uma atitude de compartilhar o sofrimento experimentado por outras pessoas e ser movido a aliviar seu fardo, fornecendo assistência. Essa atitude não apenas melhora o relacionamento com outras pessoas, mas também é benéfica para a saúde física e mental. Para discutir mais sobre a compaixão e como instilá-la um no outro, pergunte ao seu médico diretamente no aplicativo de saúde SehatQ. Baixe agora na App Store e Google Play.