Devido ao descarte descuidado do lixo, o risco de propagação de doenças aumenta

Em grande escala, a poluição do meio ambiente e dos oceanos é o principal resultado do hábito de jogar lixo. Esse lixo pode se acumular em cursos d'água e rios e acabar poluindo o mar. Milhões de toneladas de lixo flutuando no oceano hoje ameaçam a segurança da vida marinha, incluindo vários tipos de peixes que são fonte de alimento humano. Não poluem apenas o meio ambiente. O hábito de jogar lixo também tornará você e sua família mais suscetíveis a várias doenças. A dengue, a hepatite A e os vermes intestinais são apenas alguns exemplos de doenças que podem surgir como resultado do lixo.

Tipos de doenças que podem surgir devido ao lixo

Existem muitas doenças que podem surgir devido ao hábito de muitas pessoas jogarem lixo, incluindo:
  • Tétano
  • Hepatite A
  • Worms
  • Dengue
  • Intoxicação alimentar
  • Infecção de pele
  • Tracoma
  • infecção de salmonela
  • Shigelose
  • Gastroenterite
Doenças como hepatite A e dengue são doenças altamente contagiosas. Se uma pessoa for infectada, o risco de outras pessoas morarem na mesma vizinhança com a pessoa infectada aumentará. Na verdade, surtos de hepatite A ocorreram em Depok (Java Ocidental) e Pacitan (Java Oriental) e infectaram centenas de pessoas apenas porque uma pessoa não conseguiu manter o ambiente limpo.

A propagação da epidemia é outro impacto do hábito de jogar lixo

Os resíduos gerados em residências ou indivíduos geralmente podem ser divididos em resíduos orgânicos e inorgânicos. Resíduos orgânicos são resíduos que podem ser decompostos e vêm de materiais que podem se decompor, como restos de comida, cascas de frutas e caules de vegetais. Enquanto isso, os resíduos inorgânicos são resíduos que não podem ser decompostos, mas geralmente podem ser reciclados, como os feitos de plástico e latas. Devido ao lixo orgânico e inorgânico, bactérias e parasitas podem prosperar. Esse lixo também vai convidar vários animais que podem ser vetores ou portadores de doenças, como ratos, baratas e mosquitos. O lixo pode causar doenças em humanos de duas maneiras, direta e indiretamente.

1. Transmissão direta

Se o lixo for jogado em qualquer lugar, haverá a possibilidade de outras pessoas tocarem nele, intencionalmente ou não. Quando qualquer parte do corpo entra em contato com o lixo, bactérias ou germes e parasitas se movem para o corpo, causando várias doenças. O impacto de lixo, especialmente aqueles pontiagudos, como latas e vidros, também aumentará o risco de os resíduos serem pisados ​​acidentalmente ou causar ferimentos em outras pessoas. Quando a pele é ferida, as bactérias entram facilmente no corpo e causam doenças.

2. Transmissão indireta de doenças

A transmissão indireta de doenças pode ocorrer por meio de vetores ou animais portadores de doenças, como:
  • Mouse
  • Moscas
  • Barata
  • Mosquito
Esses animais podem ser veículos para que bactérias, vírus, vermes e vários outros agentes causadores de doenças entrem no corpo. Como moscas que podem transportar bactérias para os alimentos que comemos, ou mosquitos que podem transportar o vírus da dengue e transmiti-lo de uma pessoa para outra.

Como prevenir a transmissão de doenças devido ao lixo

Prevenir a ocorrência de várias doenças causadas pelos resíduos não é difícil e pode começar desde o mais pequeno ambiente, nomeadamente a família. Aqui estão as etapas que você e sua família podem seguir.
  • Acostume-se a jogar lixo em seu lugar
  • Mais latas de lixo em casa para que você não tenha mais preguiça de procurar ou caminhar até o lixo
  • Não demore a levar o lixo para fora
  • Lave as mãos regularmente com sabão e água corrente
  • Lavar os alimentos antes de cozinhá-los
  • Cozinhar comida até que esteja pronta
  • Use uma lata de lixo com tampa
  • Não jogue a lata aberta
  • Ser vacinado
[[Artigo relacionado]]

Como gerenciar e descartar resíduos de maneira adequada

Para evitar que os resíduos se acumulem e causem doenças, aqui estão algumas etapas para gerenciar adequadamente os resíduos com base no conselho do Ministério da Saúde australiano:

1. Reconhecer o tipo de desperdício

Os resíduos são divididos em vários tipos de acordo com suas características, como resíduos orgânicos, inorgânicos e B3. Resíduos orgânicos são resíduos que se decompõem e se decompõem facilmente, como folhas e restos de alimentos. Já o lixo inorgânico é aquele que não se decompõe facilmente, como plástico, borracha, garrafas de água mineral e outros. Por último, resíduos B3 (materiais perigosos e tóxicos) são resíduos contendo fluidos de limpeza doméstica, detergentes, veneno de rato, graxa de sapato, baterias, ambientador, óleo e outros.

2. Classifique o lixo de acordo com seu tipo

Antes do descarte, deve-se classificar os resíduos de acordo com seu tipo. Portanto, você deve fornecer vários escaninhos para acomodar diferentes tipos de resíduos. Este método tornará mais fácil para você determinar se os resíduos que você coletou podem ser reciclados ou jogados em aterros sanitários.

3. Distribua o lixo no lugar certo

Depois de separar, será mais fácil para você decidir se deseja reciclar ou jogar o lixo fora. Por exemplo, o lixo inorgânico pode ser reciclado, o lixo B3 é descartado em aterro final ou especial e o lixo orgânico pode ser descartado ou reciclado em compostagem.

Notas de SehatQ

Jogar lixo é um mau hábito que deve ser mudado por muitas pessoas. Incluindo nós mesmos. Porque além de ser capaz de causar inundações e danos ambientais, o lixo também pode ser um terreno fértil para várias bactérias e parasitas que causam doenças. Existem também doenças causadas pelo lixo que podem se espalhar facilmente de uma pessoa para outra e levar a epidemias. Portanto, aumentar a conscientização para o descarte do lixo em seu lugar não só protegerá você, mas também sua família e o meio ambiente. Vamos lá, não jogue lixo se não quiser sentir as consequências ruins!