O que é retardo mental? Conheça as causas e características

O que é retardo mental? O retardo mental, ou o que você conhece como retardo, ocorre porque o cérebro não se desenvolve adequadamente ou tem uma lesão que o impede de funcionar adequadamente. Crianças com retardo mental podem ter dificuldade de adaptação ao ambiente. Além disso, as pessoas com retardo mental têm QIs abaixo da média em comparação com crianças normais. No entanto, você sabia que nem todo retardo mental é reconhecido no nascimento ou na infância?

O que é retardo mental?

Pessoas com retardo mental foram inicialmente consideradas como pessoas com habilidades intelectuais e baixo QI. Além disso, as pessoas com retardo mental também apresentam dificuldade para realizar as atividades cotidianas, como interagir com outras pessoas e se administrar. As habilidades intelectuais e o QI de crianças com retardo mental são geralmente abaixo de 70, onde a média de crianças normais está na faixa de 85 a 115. Os transtornos de retardo mental raramente são detectados no nascimento. Se o retardo mental for grave, ele pode ser reconhecido após o nascimento. No entanto, o caso médio de retardo mental só é reconhecido quando o paciente atinge a idade de 18 anos. Ter uma condição de retardo mental não significa que o sofredor não possa aprender coisas novas. Pessoas com retardo mental ainda podem aprender coisas novas, só que demoram mais para dominar.

Quais são as características do retardo mental?

O aparecimento de sinais de uma criança com retardo mental geralmente aparece quando ela ainda é um bebê e não é percebido até que o Pequeno comece a escola. O aparecimento de sintomas de retardo mental também depende da gravidade. Em crianças que sofrem de retardo mental grave, as características que aparecem podem ser acompanhadas por outros problemas de saúde, como problemas de audição ou visão, problemas com habilidades motoras, transtornos de humor e convulsões. Os sintomas de retardo mental nem sempre são indicados por um QI abaixo da média, dificuldade de aprendizado ou dificuldade para fazer coisas básicas. Existem ainda outras características do retardo mental que precisam ser consideradas, tais como:
  • Podem engatinhar, andar ou sentar-se mais devagar do que seus colegas
  • Falta de curiosidade
  • Não consigo pensar logicamente
  • Distúrbio de memória
  • Dificuldade em falar
  • Não tendo bom desenvolvimento intelectual
  • Incapaz de compreender as consequências de seu comportamento
  • Dificuldade em se autorregular, bem como se comunicar e interagir com outras pessoas
  • Não se comportando como seus pares ou se comportando de forma inadequada para sua idade.

Classificação de retardo mental

Com base no nível de QI da criança, a classificação de retardo mental é dividida em quatro tipos, a saber:
  • Retardo mental leve

O retardo mental leve tem uma faixa de QI de 55-70. As crianças nesta categoria apresentam um desenvolvimento físico bastante lento em comparação com as crianças da sua idade. Além disso, as crianças também têm dificuldade em concluir tarefas acadêmicas na escola. No entanto, ele pode realizar habilidades práticas para que possa viver de forma independente mais tarde.
  • retardo mental moderado

O retardo mental médio tem uma faixa de QI de 40-55. Nesta categoria, a aparência física da criança mostra anormalidades. As habilidades de comunicação das crianças também são limitadas e só podem transmitir necessidades básicas, como comer. No entanto, as crianças ainda podem ser treinadas para cuidar de si mesmas, mesmo que demore muito tempo. Além disso, as crianças podem reconhecer números simples de até dois dígitos ou mais.
  • retardo mental severo

O retardo mental grave tem um intervalo de QI de 25-40. As crianças nesta categoria têm distúrbios de fala e anormalidades físicas, como o tamanho da cabeça é maior do que o tamanho normal, sempre babando e parece em branco. Sua condição física também é fraca devido a uma deficiência motora severa. Como resultado, as crianças são incapazes de realizar tarefas simples ou de cuidar de si mesmas.
  • O retardo mental é muito pesado

O retardo mental muito grave tem uma faixa de QI abaixo de 25. Nessa categoria, as crianças têm cabeça maior, como aquelas com hidrocefalia. As crianças também não podem realizar atividades sem a ajuda de outras pessoas e requerem cuidados médicos intensivos. [[Artigo relacionado]]

O que causa retardo mental?

A causa das crianças com retardo mental nem sempre é conhecida com certeza. No entanto, o principal culpado dessa condição geralmente é um distúrbio no desenvolvimento do cérebro. Aqui estão alguns outros gatilhos de retardo mental, a saber:
  • Envenenamento por mercúrio ou chumbo
  • Tendo uma doença grave quando criança, como meningite e tosse convulsa
  • Problemas genéticos, como um número anormal de cromossomos
  • Doenças herdadas, como Tay Sachs
  • Não recebendo oxigênio suficiente no nascimento
  • Nascido prematuramente
  • Consumo excessivo de álcool durante a gravidez
  • Viciado em drogas ilegais
  • Distúrbios durante a gravidez, por exemplo, pré-eclâmpsia
  • Tendo uma infecção ainda no útero
  • Exposição a certos venenos, álcool ou drogas enquanto ainda é um feto
  • Tendo uma lesão cerebral
  • Sofrendo de desnutrição ou outros transtornos alimentares

O retardo mental pode ser prevenido?

Embora o retardo mental tenha condições que parecem inevitáveis, na verdade, algumas causas de retardo mental podem ser antecipadas para que não apareçam. Por exemplo, durante a gravidez, as mulheres grávidas devem evitar o álcool, ser vacinadas para prevenir certas infecções, tomar vitaminas para a gravidez e manter a saúde do feto. As futuras mães podem se submeter a ultrassonografia e outros exames fetais para verificar a condição do feto e se há problemas com o pequenino que precisam ser resolvidos imediatamente. Mulheres grávidas precisam verificar o feto regularmente com um ginecologista. Antes de ter filhos, não há nada de errado em futuros pais fazerem testes genéticos para descobrir a possibilidade de certas doenças ou condições que podem ser transmitidas a seus filhos.

O que pode ser feito para ajudar crianças com retardo mental?

Os pais podem aprender mais sobre essa condição para entender o que seu filho está passando. É bom que os pais incentivem seu filho a ser independente, incentivando-o a aprender coisas novas. Você também pode atribuir as crianças a grupos de atividades específicas, como aulas de colorir e desenhar. Além de ajudar a aprimorar a capacidade de realizar determinadas atividades, estar em grupo pode aumentar a interação social. No entanto, não são apenas as crianças que precisam estar em um grupo. Os pais também podem ingressar na comunidade de pais com filhos que sofrem de retardo mental para dar apoio e conselhos uns aos outros. O mais importante para cuidar da criança com retardo mental é ficar ao lado da criança, incentivá-la e acompanhar sempre o desenvolvimento do pequenino.

Retardo mental é o mesmo que síndrome de Down?

A síndrome de Down é uma condição hereditária de retardo mental. De acordo com especialistas, essa condição ocorre devido a doenças genéticas. Pessoas com síndrome de Down geralmente têm suas próprias características no rosto. Além de apresentarem características faciais distintas, as pessoas com síndrome de Down também nascem frequentemente com várias condições médicas. Uma série de condições médicas é freqüentemente experimentada por pessoas com síndrome de Down, como defeitos cardíacos, deficiência visual, perda auditiva e vários outros problemas de saúde. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

O retardo mental ou retardo mental é uma condição que pode dificultar a realização das atividades diárias ou o raciocínio lógico para os pacientes. No entanto, essa condição não torna necessariamente o sofredor incapaz de aprender coisas novas. As crianças com retardo mental precisam ser encorajadas e apoiadas para que possam se tornar independentes aos poucos. Se você tiver dificuldade em cuidar de uma criança ou membro da família que sofre de retardo mental, não hesite em visitar um psicólogo ou psiquiatra.