5 benefícios do resveratrol de suplementos, potencial para combater o câncer

Para algumas pessoas, certos suplementos nutricionais fazem parte de uma vida saudável. Um dos suplementos mais vendidos é o resveratrol. Muitos especialistas tentaram identificar os benefícios para a saúde dos suplementos de resveratrol. Quais são os benefícios dos suplementos de resveratrol?

O que é resveratrol?

O resveratrol é um grupo polifenol de compostos vegetais que possuem efeitos antioxidantes. Como antioxidante, o resveratrol pode proteger as células da atividade dos radicais livres. Os radicais livres podem causar danos às células e aumentar o risco de doenças como câncer e doenças cardíacas. Existem vários alimentos que são as melhores fontes de resveratrol, incluindo: vinho, uvas, algumas frutas vermelhas e chocolate amargo. Em uvas e frutas vermelhas, o resveratrol tende a se concentrar na casca e nas sementes das uvas e frutas vermelhas. vinho tinto Também tende a ser rico em resveratrol porque é feito pela fermentação de uvas. Como antioxidante, o resveratrol está certamente associado a vários benefícios à saúde. No entanto, a maioria das pesquisas conduzidas tende a usar a forma de suplemento.

Benefícios potenciais para a saúde dos suplementos de resveratrol

Como antioxidante, o resveratrol em suplementos está associado aos seguintes benefícios para a saúde:

1. Reduz a pressão arterial

Resveratrol pode ajudar a controlar a pressão arterial Os efeitos antioxidantes dos suplementos de resveratrol são promissores no controle da pressão arterial. Em uma revisão de 2015, foi mencionado que altas doses de resveratrol ajudam a reduzir a pressão nas paredes das artérias quando o coração bate. Outros relatórios sugerem que o efeito de redução do sangue do resveratrol pode ocorrer porque ajuda a aumentar a produção de óxido nítrico. O aumento do óxido nítrico ajuda a relaxar os vasos sanguíneos. Mais estudos são necessários para fornecer uma visão geral da melhor dose de resveratrol na redução da pressão arterial.

2. Manter a saúde do cérebro

O consumo de vinho, como fonte de resveratrol, ajuda a reduzir o risco de declínio cognitivo com a idade. Esse efeito também está relacionado às habilidades antioxidantes e antiinflamatórias do resveratrol. Especificamente, este composto pode interferir com um fragmento de proteína chamado beta amilóide. A beta amilóide pode desencadear as placas que são a marca registrada da doença de Alzheimer. Mais pesquisas são necessárias para determinar como o corpo usa o resveratrol dos suplementos.

3. Controle o colesterol

Os suplementos de resveratrol estão associados ao controle do colesterol no sangue. Um estudo animal na revista Ciências da Vida menciona, o resveratrol ajuda a aumentar o HDL ou o colesterol bom. Dar este suplemento também reduz o colesterol total. Como um antioxidante, o resveratrol também reduz a oxidação do LDL ou do colesterol ruim. A oxidação do LDL pode contribuir para o acúmulo e bloqueio de placas nas paredes das artérias.

4. Ajuda a inibir as células cancerosas

Embora os resultados sejam mistos, vários estudos relacionaram o resveratrol com o tratamento do câncer. Estudos em animais e em tubos de ensaio em andamento indicam que o resveratrol tem potencial para combater vários tipos de câncer, incluindo câncer de próstata, pele, mama, cólon e estômago. Existem vários mecanismos possíveis pelos quais o resveratrol combate as células cancerosas, incluindo a inibição do crescimento dessas células doentes, alteração da expressão gênica e influência dos hormônios. Mais estudos são necessários para corroborar os achados dos benefícios do resveratrol para o câncer em humanos.

5. Melhore a sensibilidade à insulina

A insulina é um hormônio que desempenha um papel importante no uso da glicose como energia. Uma boa sensibilidade à insulina pode aumentar a eficácia do uso de glicose. Por outro lado, a baixa sensibilidade à insulina (conhecida como resistência à insulina) corre o risco de causar diabetes tipo 2. Foi relatado que o resveratrol melhora a sensibilidade à insulina e previne complicações do diabetes. Além disso, o resveratrol também está associado ao controle do diabetes porque ajuda a prevenir o estresse oxidativo, reduz a inflamação e ativa a proteína AMPK. A proteína AMPK ajuda o corpo a processar a glicose para manter os níveis de açúcar no sangue sob controle. [[Artigo relacionado]]

Riscos e efeitos colaterais do uso de suplementos de resveratrol

Os suplementos de resveratrol podem interagir com outros medicamentos e causar efeitos colaterais. Nenhum risco significativo foi relatado ao tomar suplementos de resveratrol. Pessoas saudáveis ​​tendem a tolerar bem esse suplemento antioxidante. No entanto, isso certamente não exclui os possíveis efeitos colaterais dos suplementos de resveratrol. Também é importante lembrar que não há recomendações adequadas sobre dosagens seguras e benéficas de suplementos de resveratrol. Em relação às interações medicamentosas, os suplementos de resveratrol apresentam o risco de interagir com outras drogas, como os anticontraçantes e alguns analgésicos. Esses suplementos antioxidantes também correm o risco de interagir com medicamentos para pressão arterial, medicamentos ansiolíticos e medicamentos supressores do sistema imunológico. É aconselhável consultar um médico antes de tomar suplementos de resveratrol, especialmente se estiver tomando certos medicamentos.

Notas de SehatQ

O resveratrol é um antioxidante que pertence ao grupo dos polifenóis. Este composto está disponível em forma de suplemento e está associado a vários benefícios à saúde. No entanto, antes de tentar suplementos de resveratrol, é aconselhável discutir primeiro com seu médico.