9 tipos de comunicação não verbal e exemplos na vida diária

A comunicação não verbal é o processo de troca de informações por meio do comportamento. Os exemplos incluem olhar fixo, gestos, expressão facial, toque e aparência. Você deve ter fornecido a alguém algum tipo de código para obter de algum lugar usando apenas um aceno de cabeça ou um olhar nos olhos. Esse é um exemplo de comunicação não verbal. Esse tipo de comunicação costuma ser chamado de linguagem corporal.

Tipos de comunicação não verbal e exemplos

Expressões faciais tristes podem ser usadas como comunicação não verbal. A essência da comunicação é transmitir informações. Assim, além de usar palavras, esse objetivo também pode ser alcançado por meio da comunicação não verbal que pode ser dividida em vários tipos. Aqui está uma explicação adicional para você.

1. Expressões faciais

Expressões faciais são o tipo de comunicação não verbal mais comumente usado. Na verdade, não é raro já conhecermos as informações que serão veiculadas pela outra pessoa, antes mesmo que ela fale, apenas olhando para suas expressões faciais. Por exemplo, apenas um sorriso ou expressão carrancuda pode fornecer muitas informações da outra pessoa.

2. Olhar fixo

O olhar fixo desempenha um papel importante na comunicação não verbal. Pela maneira como você olha, encara ou mesmo pisca, você pode realmente transmitir informações. Quando você vê alguém de quem gosta, por exemplo, a freqüência de piscar aumentará e o tamanho da pupila aumentará. Enquanto isso, pela maneira como você olha para alguém, você pode perceber sentimentos como ódio ou amor. Além disso, coisas como não ser capaz de manter contato visual podem ser vistas como um sinal de que alguém está mentindo. Portanto, os olhos podem dizer muito sobre uma pessoa. Leia também:10 fatos sobre a cor dos olhos da Indonésia

3. Gestos

Gestos ou movimentos corporais são um dos tipos de comunicação não verbal mais fáceis de ler. Exemplos de comunicação não verbal por meio de gestos são apontar, acenar ou demonstrar certos números. Essas coisas são certamente coisas que fazemos com muita frequência quando nos comunicamos. Na verdade, isso pode ser uma ajuda quando a comunicação verbal não pode ser feita. Por exemplo, quando vamos para o estrangeiro e não compreendemos a língua falada pela outra pessoa, podemos transmiti-la com gestos e a informação ainda pode ser transmitida de forma adequada.

4. Toque

A partir do toque que recebemos ou damos a outras pessoas, várias informações podem ser transmitidas. O toque indica amizade, convite ou mesmo um sinal de perigo. Na vida cotidiana, exemplos de comunicação não verbal usando o toque são apertar as mãos ou dar tapinhas no braço ou ombro. As aparências transmitem muitas informações sobre nós.

5. Aparência

A maneira como nos vestimos, a escolha do penteado e a cor que usamos também estão incluídos como uma forma de comunicação não verbal. Porque acontece que a aparência pode determinar nossas reações, interpretações e julgamentos dos outros. Vice-versa. Você deve ter julgado secretamente as outras pessoas por sua aparência. Essa é a razão, primeira impressão é o importante. Porque naquele primeiro encontro, as pessoas que acabaram de nos conhecer vão reunir informações sobre nós a partir do que virem. Mesmo assim, as informações veiculadas a partir de cada tipo de apresentação também serão diferentes, dependendo das condições sociais e culturais adotadas.

6. Paralinguística

A paralinguística é o aspecto não verbal do processo da fala. Exemplos disso são o tom da fala, sua velocidade, o volume de nossa voz. É esse aspecto não verbal que ajuda a contextualizar as palavras faladas. Este aspecto é comumente referido como paralinguagem. Tom, velocidade, para o volume da fala incluído nele. Este aspecto não verbal fornece contexto para a palavra falada. Por exemplo, um alto volume de voz geralmente é usado para transmitir coisas emocionais. Em seguida, um baixo volume de voz combinado com uma expressão facial triste será usado para transmitir a triste notícia.

7. Proxêmico

Este tipo de comunicação não verbal refere-se à distância e ao lugar na interação. A distância e o local de interação estão divididos em 4 zonas, nomeadamente zonas públicas, sociais, pessoais e íntimas. Quanto maior ou menor a distância entre nós e a outra pessoa, a interação que ocorre será diferente. Em zonas públicas que permitem a comunicação a uma distância de cerca de 4 metros, as interações que ocorrem são geralmente formais e impessoais. Enquanto isso, as interações a uma distância de menos de 1 metro na zona íntima geralmente são feitas apenas com a família, amigos mais próximos ou parceiros. Leia também:Tipos de interferência que podem ocorrer durante a comunicação

8. Crônicas

O tempo pode afetar a ocorrência de comunicação e isso está incluído no tipo de comunicação não verbal crônicas.Por exemplo, a comunicação feita pela manhã requer mais atenção, para que as informações sejam veiculadas de maneira adequada. Porque geralmente, não estamos totalmente prontos para enfrentar o dia. Por outro lado, quando interagimos ou nos comunicamos, nosso humor e interesses podem afetar nossa percepção do momento da comunicação. Um exemplo desse tipo de comunicação não verbal é quando estamos em um fórum enfadonho, o tempo parece correr mais devagar. Enquanto isso, se as atividades realizadas forem divertidas, o tempo parecerá passar mais rápido.

9. Artefatos

Um objeto ou objetos, bem como imagens, também podem ser usados ​​como uma ferramenta para comunicação não verbal. Esses objetos ou imagens são chamados de artefatos. Um exemplo dessa forma de comunicação é quando você publica uma foto de perfil ou carrega certas imagens nas redes sociais. A foto deu ao visualizador informações sobre quem você é e as coisas que você gosta, por exemplo. Outro exemplo são os uniformes. Quando alguém usa uniforme de polícia, exército ou médico, podemos facilmente descobrir qual é a ocupação dessa pessoa. O envio dessas informações também entrou como uma forma de comunicação não verbal. [[Artigo relacionado]]

A importância da comunicação não verbal na vida cotidiana

Gestos, olhares, gestos que ajudarão as pessoas que estão se comunicando com você a avaliar sua preocupação com elas. Ou, para ter certeza de que você está realmente ouvindo e dizendo a verdade. Quando a comunicação não verbal está em harmonia com suas palavras, haverá confiança e clareza em todo o processo de comunicação. Por outro lado, se a comunicação verbal e não verbal estiver fora de sincronia, a suspeita, a tensão ou a confusão entre as duas pessoas que estão se comunicando aumentarão. Para aqueles que desejam ser excelentes comunicadores, aprender a comunicação não-verbal é absolutamente legal. Não apenas aprenda o que outras pessoas fazem, mas também você mesmo. A comunicação não verbal também é um aspecto importante da vida cotidiana. Por exemplo, ao cuidar e educar crianças, aspectos não-verbais como toque e abraços são muito importantes para uma entrega de afeto entre pais e filhos. Outro exemplo que requer aspectos não-verbais é ao escolher um parceiro ou responder a condições perigosas. Por exemplo, você mostra certos gestos para enviar uma mensagem pedindo ajuda. Portanto, conhecendo os tipos de comunicação não verbal, espera-se que possamos transmitir e compreender melhor as informações.