É verdade que manchas no globo ocular são perigosas? Esta é a explicação

A presença de manchas na pele pode ser normal. No entanto, você sabia que manchas no globo ocular também podem aparecer? Essa condição certamente pode deixar o sofredor preocupado. Portanto, saiba mais sobre a presença de manchas no globo ocular e seus diversos tipos.

Toupeira no globo ocular, é perigoso?

Uma verruga no olho é conhecida como nevo no mundo médico. Embora não haja necessidade de se preocupar, essa condição deve ser verificada por um médico, pois há uma pequena chance de que uma verruga dentro do olho possa se transformar em câncer de melanoma. Aqui estão os tipos de manchas no globo ocular e suas características.
  • Nevus conjuntiva
O nevo conjuntival é uma lesão pigmentada que pode aparecer na parte branca do olho, também conhecida como conjuntiva. Esse tipo de mancha no globo ocular geralmente aparece na infância.
  • Íris nevo
Iris nevus é um tipo de mancha no olho que aparece na parte preta do olho. Relatórios do Healthline, cerca de 6 em cada 10 pessoas têm. Um estudo publicado em ARVO Journal afirma, a exposição excessiva ao sol pode convidar ao aparecimento de um novo nevo da íris no olho. No entanto, mais pesquisas precisam ser feitas para provar isso.
  • Nevo coroidal
Um nevo coróide é uma lesão plana pigmentada benigna (não cancerosa) localizada na parte posterior do olho. Essa condição ocorre quando as células pigmentadas se acumulam. De acordo com a The Ocular Melanoma Foundation, cerca de 1 em cada 10 pessoas tem esse tipo de pinta. Embora esse tipo de mancha no globo ocular seja classificado como benigno, há uma pequena chance de que um nevo coróide possa se transformar em câncer. Esta é a razão pela qual qualquer tipo de verruga no globo ocular deve ser examinada por um médico. Observe que uma pessoa pode ter uma verruga no globo ocular desde o nascimento. No entanto, também existem casos de manchas nos olhos que só aparecem quando o paciente é um adulto. Nem sempre preto, o nevo no olho também pode ser amarelo, marrom, cinza ou uma combinação de várias cores. Isso ocorre porque um nevo é formado por células melanócitas que são responsáveis ​​por dar cor à pele e aos olhos. As células de melanócitos geralmente podem se espalhar. No entanto, se eles se acumulam em um único lugar, então nevo ou manchas podem aparecer. Se você não sabe que tipo de pinta existe no globo ocular, consulte um médico para um diagnóstico preciso.

As manchas no globo ocular podem causar sintomas?

Os sintomas de manchas no globo ocular geralmente dependem do tipo. Por exemplo, o nevo conjuntival tende a ser assintomático. No entanto, eles podem mudar de cor, especialmente durante a puberdade e a gravidez. Além disso, o nevo da íris pode ser detectado por meio de um exame oftalmológico porque é difícil para você ver esse tipo de mancha no globo ocular se sua íris for de cor escura. O nevo da íris é mais comum em pessoas com olhos azuis. Em seguida, vem um nevo coróide, que geralmente não apresenta sintomas, mas às vezes pode causar crescimento anormal de vasos sanguíneos e secreção ocular. Em casos raros, esses sintomas de um nevo coróide podem levar à cegueira. Esta é a razão pela qual um nevo de coróide precisa ser examinado por um médico. [[Artigo relacionado]]

Tratamento de manchas no olho

A maioria dos casos de manchas nos olhos não precisa de tratamento. Se você tiver, faça exames oftalmológicos regulares pelo menos a cada 6 meses ou uma vez por ano. Isso é feito para que o médico saiba o tamanho, a forma e quaisquer alterações que ocorram. Se uma verruga no olho causar complicações ou tiver a possibilidade de se tornar câncer de melanoma, o médico pode removê-la com um procedimento cirúrgico. Existem dois procedimentos cirúrgicos para a remoção do nevo, nomeadamente a excisão local com uma pequena faca ou técnica a laser. Se você tiver alguma dúvida sobre manchas no globo ocular, não hesite em perguntar ao médico no aplicativo de saúde da família SehatQ gratuitamente. Baixe-o na App Store ou Google Play agora.