12 causas de candidíase na língua, saiba como superá-la

Aftas na língua podem ser muito dolorosas e incômodas, especialmente ao comer ou falar. Geralmente, a maioria das aftas que geralmente experimentamos diariamente, incluindo aquelas na língua, são inofensivas. No entanto, em certos casos, o sapinho pode ser um sintoma de uma doença grave. Deixe-nos saber as várias causas primeiro, antes de continuar a examinar o tratamento.

Causas de aftas na língua

Nos estágios iniciais, as aftas podem ser indolores e tendem a sangrar facilmente. Outros sintomas que podem aparecer, nomeadamente a presença de manchas brancas ou vermelhas, dor ao mastigar e engolir, dormência na boca e sangramento da língua sem motivo aparente. Esse problema pode ocorrer devido a várias coisas, desde o consumo de certos alimentos e bebidas até o surgimento de uma doença. As causas do sapinho na língua, entre outras:
  • Língua mordida

Morder a língua com força pode causar a formação de aftas na língua. Além disso, as aftas também doem e parecem queimar.
  • Trauma

O trauma em questão é um impacto acidental em certos objetos, como uma escova de dentes, quando você escova os dentes com muita força. Além disso, a língua também pode ser arranhada por um palito ou fio dental então pode causar aftas.
  • Comida dura e picante

Comer alimentos duros e picantes, como doces ou batatas fritas, também pode causar aftas na língua.
  • Fumaça

O tabagismo é uma das principais causas de problemas com os dentes e a boca. Além de causar aftas, fumar também pode causar dentes amarelos, mau hálito, cáries, manchas marrons nas gengivas e até câncer de boca e garganta.
  • Certas deficiências nutricionais

A falta de ferro, vitamina B12 e ácido fólico no corpo pode desempenhar um papel na formação de aftas na língua. Alergias ao café podem causar aftas na língua
  • alergia alimentar

Alergias a certos alimentos, como chocolate, alimentos picantes, café, nozes, ovos, cereais, amêndoas, morangos, queijo e tomates, também podem causar aftas na língua.
  • boca seca

Boca seca ou xerostomia é uma condição causada por desidratação e sentimentos excessivos de ansiedade. Essa condição ocorre com frequência em idosos e pessoas que não mantêm a higiene bucal.
  • Algumas drogas

Tomar certos medicamentos, como ibuprofeno, anti-hipertensivos (bloqueadores beta), antibióticos de ação prolongada, anti-histamínicos e descongestionantes, pode causar o aparecimento de candidíase na língua. Além disso, as aftas também podem ser causadas pelos efeitos da radioterapia ou quimioterapia.
  • Doença de Behçet

A doença de Behçet é uma doença auto-imune causada pela inflamação dos vasos sanguíneos. Esta doença pode causar aftas que duram de 1 a 3 semanas e são acompanhadas por outros sintomas, como dores nas articulações, inflamação nos olhos e úlceras nos órgãos genitais.
  • Pênfigo vulgar

Essa condição pode causar bolhas na cavidade oral, pele e órgãos genitais. As bolhas que se rompem facilmente se transformam em úlceras (como aftas). O tratamento dado para esta doença é o mesmo que se você tivesse uma queimadura.
  • síndrome de Sjogren

A síndrome de Sjogren é causada pela inflamação das glândulas salivares e lacrimais, causando boca e olhos secos crônicos. Em uma cavidade oral seca, a língua também fica seca, facilitando a ocorrência de aftas e infecções.
  • Câncer

O câncer é a causa mais perigosa de aftas na língua. Felizmente, apenas uma pequena porcentagem das aftas na língua são câncer. Se isso acontecer? Na frente da língua, as aftas são classificadas como câncer oral. Enquanto isso, se ocorrer na parte posterior da língua, essa condição é agrupada em câncer orofaríngeo. Além das causas, há também vários fatores de risco que podem aumentar suas chances de ter candidíase na língua ou experimentá-la repetidamente, a saber, estresse, ansiedade, alterações hormonais e fatores genéticos ou hereditários. Portanto, alguns pacientes com aftas recorrente na língua têm uma história semelhante em seus familiares. Além disso, outro fator de risco é a falta de manutenção da higiene dental e oral, causando infecções fúngicas, nomeadamente infecções bacterianas que causam aftas. [[Artigo relacionado]]

Aftas na língua

A vitamina C nas laranjas pode tratar aftas. Em geral, o sapinho na língua cicatriza completamente dentro de uma a duas semanas por conta própria. Manter a saúde bucal escovando, usando fio dental e enxaguatório bucal pode ajudar a tratar aftas na língua e prevenir infecções. Além disso, existem várias opções de aftas na língua, tanto ingredientes naturais quanto médicos para que ela cicatrize mais rapidamente. Existem várias opções de medicamentos para candidíase que você pode experimentar, a saber:
  • Água salgada

A água salgada é um remédio natural popular para o tratamento de aftas. Você pode gargarejar com uma mistura de sal e água morna. Fazer gargarejos com água salgada pode reduzir a dor, a inflamação e prevenir infecções.
  • Bicarbonato de sódio

As aftas na língua costumam causar dor e inchaço. Gargareje com uma mistura de água morna e bicarbonato de sódio para aliviar a dor. Além disso, você também pode aplicar uma pasta de bicarbonato de sódio para que as aftas cicatrizem rapidamente.
  • Querida

O mel é um antibacteriano natural que se mostrou eficaz no tratamento de vários tipos de feridas. Você pode aplicar mel na língua atacada por aftas. Além disso, você também pode beber chá de mel quente.
  • Óleo de côco

O óleo de coco pode ajudar a curar feridas na língua porque tem propriedades antifúngicas, antibacterianas e antivirais. Aplique óleo de coco na língua afetada por aftas usando uma bola de algodão. Cole com cuidado.
  • Gelo

Colocar cubos de gelo enrolados em um pano ou pano é uma forma de tratar as aftas na língua. Temperaturas geladas podem ajudar a aliviar a dor e reduzir o inchaço do tecido lesado.
  • Vitamina

Está comprovado que as vitaminas B e C ajudam a curar aftas. O consumo de frutas ou vegetais que contenham essas duas vitaminas também pode acelerar a recuperação das aftas. Algumas das frutas ou vegetais em questão, nomeadamente laranja, ananás, goiaba, espinafre e repolho.
  • Medicamento tópico de venda livre

Você pode tratar o sapinho na língua com medicamentos tópicos sem prescrição que atuam para cobrir a língua e protegê-la de irritações futuras. Os medicamentos tópicos gratuitos, ou seja, benzocaína e peróxido de hidrogênio.
  • Antibióticos

As infecções bacterianas também podem causar aftas na língua. O médico prescreverá antibióticos para tratar a infecção que ocorre para que as aftas possam ser curadas.
  • medicamento antifúngico

Uma opção para medicamentos para candidíase são os antifúngicos. Alguns desses medicamentos, como fluconazol e clotrimazol, podem ser prescritos por um médico.
  • Enxaguatório bucal prescrito

O seu médico pode prescrever um anti-séptico bucal especial para tratar o sapinho que você está tendo. Este é um enxaguatório bucal antimicrobiano que também pode impedir a progressão da infecção.
  • Esteróides

Os corticosteróides podem ser prescritos por um médico para reduzir a inflamação das aftas. Além disso, esse medicamento também pode reduzir outras condições inflamatórias, como o líquen plano. Além de algumas das opções de medicamentos para candidíase acima, você também deve evitar alimentos picantes e ácidos, pois eles podem piorar as aftas. Coma alimentos leves, como mingau, purê de batata e aveia, para acelerar a recuperação. Consulte um médico se o aftas não melhorar em três semanas, se as aftas reaparecerem e se tornarem mais doloridas e vermelhas. Esperançosamente, o sapinho de que você sofre pode curar logo.