Perigos dos traços temperamentais e como superá-los

Todo mundo tem um temperamento diferente. Alguns são calmos e fáceis de se adaptar todos os dias, alguns são fáceis de sofrer e alguns ficam com raiva facilmente. Em psicologia, temperamento é o estilo de comportamento e as características de um indivíduo ao responder a algo. O temperamento de uma pessoa geralmente é visto desde a infância. Na Indonésia, alguém com temperamento irritável ou irritável costuma ser chamado de temperamental. Além disso, irritabilidade ou temperamento é uma condição na qual a raiva de uma pessoa freqüentemente aumenta rapidamente. Se for permitido continuar, isso pode interferir na socialização e na realização de atividades.

O perigo da natureza temperamental para a saúde

Ter uma natureza temperamental pode ser comparado a manter uma bomba-relógio. O estado emocional de uma pessoa que fica com raiva fácil e constantemente tem o potencial de gerar vários problemas de saúde no futuro. Aqui estão alguns dos riscos à saúde decorrentes dos traços de temperamento que você precisa conhecer.

1. Aumenta o risco de problemas de saúde cardíaca

Um estudo mostra que alguém que é temperamental tem o dobro do risco de desenvolver doenças cardíacas em comparação com aqueles que raramente ficam com raiva. Na verdade, o risco de uma pessoa ter um ataque cardíaco pode mais do que dobrar em duas horas após uma explosão de raiva. Para manter seu corpo saudável, tente identificar e encontrar maneiras de acalmar suas emoções antes que explodam, pois isso não é bom se continuar acontecendo.

2. Enfraquecendo o sistema imunológico

Um estudo mostrou que, simplesmente por lembrar uma experiência que provocou raiva, uma pessoa saudável pode experimentar uma queda de seis horas no nível de anticorpos da imunoglobulina A. Esses anticorpos são a primeira linha de defesa da célula contra a infecção. Portanto, quando esse traço de temperamento não é tratado adequadamente, você corre mais risco de contrair várias doenças.

3. Aumentar o risco de problemas de saúde pulmonar

Não apenas fumar ou poluir, a natureza temperamental também pode aumentar o risco de problemas nos pulmões. Um estudo conduzido com cerca de 600 homens ao longo de oito anos mostrou que os entrevistados cuja raiva mudava continuamente tinham capacidade pulmonar mais baixa e um risco aumentado de problemas respiratórios. Este estudo acredita que um aumento nos hormônios do estresse quando alguém fica com raiva pode causar inflamação nas vias respiratórias humanas. Além disso, o aumento dos hormônios do estresse também pode desencadear várias outras doenças, como alterações no metabolismo corporal, insônia, depressão, eczema, aumento da ansiedade, dor de estômago ou até derrame.

Como lidar com temperamentais

Para evitar alguns dos riscos acima, aqui estão algumas maneiras que você pode fazer para aliviar sua natureza temperamental.

1. Identifique as causas de sua natureza temperamental

A primeira maneira de lidar com os traços temperamentais é descobrir o que os causa. Dessa forma, será mais fácil para você fazer as pazes com você mesmo. A razão é que, quer você perceba ou não, facilmente ficar com raiva ou ofender-se com pequenas coisas pode ser causado por problemas que você enfrentou no passado. Por exemplo, memórias de infância que você ainda não consegue perdoar ou traumatizar. A raiva costuma ser uma máscara para encobrir sentimentos de ansiedade, tristeza, fraqueza ou mágoa. Além disso, algumas pessoas também têm dificuldade em expressar suas emoções, exceto a raiva. Pode ser porque pensam que o medo, a vergonha, a culpa não os fazem parecer fortes. Se você se enquadra nessa categoria, tente entrar em contato novamente com seus sentimentos íntimos. Um deles é treinar a inteligência emocional. Portanto, quando você fica zangado e irritado facilmente, tente se perguntar o que o deixa emocionado, mesmo em relação a pequenas questões.

2. Pratique atenção plena

Atenção plena pode ajudá-lo a controlar melhor sua resposta às coisas que desencadeiam a raiva. Você pode praticar isso fazendo algumas coisas quando estiver com raiva. Por exemplo, vá para uma sala silenciosa e sente-se, feche os olhos e sinta uma sensação física quando estiver com raiva, como um batimento cardíaco acelerado ou uma mandíbula cerrada. Tente se acalmar respirando fundo e, em seguida, expirando lentamente. Repita várias vezes até que sua raiva comece a diminuir.

3. Comece a se exercitar regularmente

Além de fazer bem à saúde, os exercícios também podem ajudá-lo a melhorar o autocontrole, incluindo a raiva. A razão é que os exercícios liberam endorfinas que podem fazer você se sentir melhor e ter um efeito calmante. Portanto, comece a incorporar exercícios em sua programação semanal. O exercício também pode ser feito simplesmente em casa e em pouco tempo, por exemplo, 30 minutos durante cinco dias. [[artigo relacionado]] O temperamento ou a irritabilidade não devem ser permitidos por muito tempo, para não prejudicar a sua saúde. É uma boa ideia seguir imediatamente algumas das maneiras acima para lidar com isso imediatamente antes que a raiva exploda. Se você acha difícil conter sua raiva, nunca é demais consultar um psicólogo para tratamento.