Procedimento de operação BPJS, estes são os termos e etapas que devem ser aprovadas

Dar à luz por cesariana custa muito dinheiro. Aproximadamente, os custos de cesarianas na Indonésia podem variar de 11 milhões a mais de 50 milhões de rúpias. As variações neste custo vão depender muito do hospital e da classe da sala de tratamento. Mas com a BPJS Health, você não precisa mais se preocupar em pagar por uma cesariana.

Quais são as condições para uma cesariana BPJS?

Você pode respirar um pouco mais fácil se estiver inscrito como participante do BPJS Health. A razão é que o custo do parto por cesariana será arcado pelo estado ao mostrar a associação ao BPJS. Mesmo assim, você deve primeiro atender aos requisitos. Sim, de fato, nem todos os pedidos de cesariana serão cobertos automaticamente pelo BPJS. O novo BPJS Kesehatan cobrirá o custo do parto por cesariana se a futura mãe atender aos seguintes requisitos:

1. A gravidez é um risco elevado

O médico irá sugerir uma cesariana apenas se for necessária. Em geral, os médicos só recomendam que a mãe faça uma cesariana se a gravidez for de alto risco. A gravidez é considerada de alto risco se a mãe tiver certas condições ou problemas de saúde que representem um risco para a segurança da mãe e do filho durante a gravidez ou complicem o parto normal. A cesariana é geralmente recomendada se no meio de um processo de parto normal não ocorrer como deveria, a posição do feto for difícil de entregar normalmente (por exemplo, um bebê pélvico), ou o feto for muito grande para ser entregue por parto vaginal. Outras indicações médicas que também requerem uma cesariana são se a mãe tiver pressão alta durante a gravidez (pré-eclâmpsia), sofrimento fetal, placenta prévia e outros. Além disso, as seguintes condições médicas também podem ser um requisito para uma cesariana com BPJS saudável:
  • Nascimento natural atrasado da idade normal do feto.
  • O feto é privado de oxigênio.
  • Defeitos congênitos no feto.
  • Já deu à luz por cesariana antes.
  • Doença crônica na mãe.
  • Prolapso do cordão umbilical do bebê ou cordão umbilical que sai antes do bebê.
  • Problemas com a placenta.
  • Gravidez gemelar.
A realização ou não de uma cesariana depende do diagnóstico do médico. Portanto, consulte seu obstetra para saber se você pode dar à luz por cesariana com cobertura de BPJS.

2. Traga uma recomendação de um médico de unidade de saúde de nível 1

As cesarianas são realizadas em pacientes com base nas recomendações médicas dos médicos das Instituições de Saúde Nível 1. Portanto, os participantes devem trazer uma carta de encaminhamento do médico que as trata nas Instituições de Saúde Nível I, seja da Puskesmas ou clínica local. Uma carta de encaminhamento será fornecida pelo médico após a realização de um exame e a descoberta de indicações médicas que exijam uma cesariana. Traga também cópia do Cartão da Família (KK), KTP (original e cópia), Caderneta de Saúde Materno-Infantil quando for ao hospital de referência para o parto.

3. Não se aplica a reivindicações individuais

Do ponto de vista médico, a cesariana só pode ser realizada quando a paciente recebe tal conselho ou encaminhamento de um médico nas Instituições de Saúde Nível I. O médico faz uma referência com base em um exame das condições da paciente que é incapaz de dar à luz normalmente. Se uma solicitação de cesariana for feita a pedido pessoal sem indicação de um médico, o custo do parto não será arcado pelo BPJS Kesehatan. Em certos casos, os médicos das Instituições de Saúde Nível I ainda podem fornecer uma carta de encaminhamento se o paciente insistir. No entanto, é de referir que na secção de diagnóstico, o médico incluirá três letras, nomeadamente APS (On Own Choice). Isso significa que os custos operacionais ainda serão suportados pelo paciente.

4. O cartão de saúde BPJS ainda está ativo

Além da carta de encaminhamento, também certifique-se de que seu cartão de saúde BPJS ainda esteja ativo pelo menos até a data de vencimento (HPL). O período de vigência do cartão de saúde BPJS geralmente cessa quando o participante tem contribuições em atraso do mês anterior. Se não estiver mais ativo, você pode reativá-lo pagando todas as dívidas dos meses anteriores acompanhadas do pagamento de multa. Depois disso, os participantes geralmente têm que esperar os próximos 30 dias para que o cartão esteja ativo novamente. Portanto, é importante que você continue pagando regularmente as contribuições de saúde do BPJS antes que seja tarde demais de cada mês. Isso mantém o cartão de saúde BPJS ativo e pode ser usado quando a situação for urgente.

5. Você pode ir diretamente para a sala de emergência se for uma emergência

Se sua gravidez apresenta certas condições que são consideradas uma emergência, você pode ir diretamente para o pronto-socorro do hospital. As condições de gravidez consideradas uma emergência são a ruptura prematura das membranas ou sofrimento fetal, que requer ação imediata. Os pacientes ainda serão tratados mesmo sem uma carta de encaminhamento. BPJS também continuará a arcar com os custos, desde que as condições de emergência que ocorrem ao paciente possam ser contabilizadas.

O custo da cesariana arcado pela BPJS Health

Se as indicações médicas e todos os demais requisitos indicarem que a mãe deve dar à luz por cesariana, o custo do procedimento poderá ser arcado pelo BPJS. A seguir está uma análise dos custos para cesariana que podem ser cobertos pela BPJS Health: Baixo custo da cesáreacoberto pela BPJS Health Classe 3: Cesariana: IDR 5.257.900,00 Cesariana classe 2: IDR 6.285.500,00 Cesariana classe 1: IDR 7.733.000,00 O custo de uma cesariana moderada é suportado pela BPJS Health Classe 3: Cesariana: Rp.5780.000,00 Cesariana classe 2: Rp.6.936.000,00 Cesariana classe 1: Rp.8.092.000,00 O custo de uma cesariana pesada arcado pela BPJS Health Aula de cesárea 3ª classe Rp.pós natal cuidado) e outros custos hospitalares que possam ser necessários.