Reconhecer a causa de baixos níveis de eosinófilos durante um exame de sangue

Eosinófilos baixos ou eosinopenia podem ser um sinal de que algo está acontecendo no corpo. Existem duas causas principais de baixa concentração de eosinófilos. Vamos explorar as causas dos baixos níveis de eosinófilos e seus níveis normais.

A função dos eosinófilos no corpo

Antes de saber mais sobre as causas do baixo nível de eosinófilos, é uma boa ideia saber primeiro o que são eosinófilos. Os eosinófilos são um dos cinco tipos de glóbulos brancos, que atuam no combate a várias infecções no corpo. Se o nível de eosinófilos for baixo, a função do sistema imunológico do corpo será prejudicada. A função eosinofílica inclui vários fatores, como movimento para a área inflamada, substâncias que prendem, matam células, atividade antiparasitária e bactericida, auxiliam nas reações alérgicas imediatas e modulam a resposta inflamatória.

Causas de baixos níveis de eosinófilos no sangue

Existem duas causas principais para os eosinófilos baixos a serem observados, a saber: abuso de álcool e produção excessiva de cortisol (hormônio do estresse). A seguir está uma explicação de por que essas duas coisas podem causar baixos níveis de eosinófilos.

1. Abuso de álcool

O abuso de álcool não só causa baixos níveis de eosinófilos, mas também diminui os níveis de outros glóbulos brancos. Quando os níveis de eosinófilos e outros glóbulos brancos diminuem, a função do sistema imunológico do corpo para combater infecções é interrompida.

2. Produção excessiva do hormônio cortisol

A produção excessiva do hormônio cortisol pode causar baixos níveis de eosinófilos. Geralmente, a produção excessiva do hormônio cortisol pode ser causada pela síndrome de Cushing. A síndrome de Cushing, também conhecida como hipercortisolismo, pode fazer com que uma pessoa experimente níveis elevados do hormônio cortisol por um longo período de tempo. Isso pode ser causado pelo uso de drogas corticosteróides. Além das duas causas acima, uma pessoa também pode ter baixos níveis de eosinófilos ao acordar. Porque níveis baixos de eosinófilos são comuns pela manhã. Enquanto isso, à noite, os níveis de eosinófilos aumentam. Se o abuso de álcool ou a produção excessiva do hormônio cortisol não for o "culpado" por trás do declínio nos níveis de eosinófilos, então pode-se concluir que os níveis baixos de eosinófilos que você experimenta são normais ou não há motivo para preocupação. No entanto, se os níveis baixos de eosinófilos forem acompanhados por níveis diminuídos de outros glóbulos brancos, você deve estar preocupado. Porque, isso pode ser um sinal de um problema com a medula óssea.

Níveis baixos de eosinófilos estão associados aos sintomas de COVID-19

Os eosinófilos são leucócitos circulantes e que vivem em tecidos que têm efeitos pró-inflamatórios potentes em várias doenças. Os eosinófilos também demonstraram ter uma variedade de outras funções, incluindo regulação imunológica e atividade antiviral. Um estudo, mostrou que a ausência do número de eosinófilos no hemograma completo (hemograma) pode auxiliar no diagnóstico precoce de COVID-19. Em seguida, em outro estudo do NCBI, também foi constatado que a eosinopenia (baixos níveis de eosinófilos) pode estar associada a comprometimento respiratório agudo durante a infecção com síndrome respiratória aguda grave, incluindo coronavírus e o agente causador de COVID-19. No entanto, a eosinopenia associada a COVID-19 é provavelmente um fenômeno secundário e não contribui diretamente para o curso da doença.

Como saber os níveis de eosinófilos baixos?

Exame de sangue para saber o nível baixo de eosinófilos Para determinar o nível de eosinófilos no corpo, você precisa fazer um exame de sangue no hospital. Este exame de sangue não requer nenhuma preparação especial. Mesmo assim, certifique-se de informar ao seu médico quais medicamentos você está tomando. Nesse caso, o médico inserirá uma agulha na veia para colher uma amostra de seu sangue.

A amostra de sangue será enviada a um laboratório para análise. Depois de alguns dias, você obterá os resultados, sejam eles baixos ou altos de eosinófilos.

Níveis normais de eosinófilos

O nível normal de eosinófilos em adultos é de 500 eosinófilos por microlitro (mcl) de sangue. No entanto, em crianças, os níveis de eosinófilos podem variar, dependendo da idade. Se seu nível de eosinófilos exceder 500 eosinófilos por mcl de sangue, você tem uma condição chamada eosinofilia, que é dividida em três tipos:
  • Leve (500-1500 eosinófilos por mcl de sangue)
  • Moderado (1.500-5.000 eosinófilos por mcl de sangue)
  • Peso (mais de 5.000 eosinófilos por mcl de sangue)
Se o seu nível de eosinófilos estiver bem abaixo de 500 eosinófilos por mcl de sangue, pode-se concluir que você está passando por uma condição de baixo nível de eosinófilos.

Tratamento de baixos níveis de eosinófilos

Exames de sangue O tratamento de baixos níveis de eosinófilos deve se concentrar no que está causando os baixos níveis de eosinófilos. Neste caso, existem duas causas para o baixo nível de eosinófilos, nomeadamente o consumo abusivo de álcool e o aumento da produção da hormona cortisol (síndrome de Cushing). Como tratar os dois?
  • Lidando com o hábito de beber álcool em excesso

Existem muitas maneiras de se livrar do hábito de ingerir álcool em excesso, como não colocar álcool em casa, ocupar-se com hobbies e pedir apoio ao amante, aos amigos e à família. Além disso, consultar um médico sobre o hábito de beber álcool em excesso também pode ajudá-lo a não ser facilmente tentado a beber novamente.
  • Tratamento da síndrome de Cushing

O foco principal no tratamento da síndrome de Cushing é reduzir a produção excessiva do hormônio cortisol no corpo. Obviamente, o tratamento que você fará depende da causa do aumento do hormônio cortisol no corpo. Normalmente, os médicos também prescrevem medicamentos que podem bloquear os efeitos do cortisol nos tecidos do corpo, como cetoconazol, mitotano e metirapona. Além disso, o médico também pode recomendar um substituto para os corticosteroides ou alterar a dose. Pois, o uso de corticosteroides também pode aumentar a produção do hormônio cortisol. Se os níveis elevados do hormônio cortisol no corpo forem causados ​​por um tumor, o médico recomendará uma cirurgia para remover o tumor. Se a cirurgia não for uma opção, geralmente a radioterapia e a quimioterapia serão realizadas. Nunca subestime um estado de baixo eosinófilo, pois isso pode ser um sinal de que você consumiu muito álcool ou está experimentando um aumento no hormônio cortisol no corpo. [[artigo relacionado]] Faça um exame de sangue para determinar os níveis de eosinófilos e outros glóbulos brancos. Porque eles são as "tropas" na linha de frente que ajudam o sistema imunológico do corpo a combater infecções e doenças. Se sua função for perturbada, seu corpo pode ficar mais suscetível a doenças.