7 tipos comuns de acidentes de trabalho, como antecipá-los?

Há um motivo pelo qual um local de trabalho precisa ter uma certificação de Saúde e Segurança Ocupacional (K3). A qualquer momento, sempre existe a possibilidade de acidentes no local de trabalho. Os tipos de acidentes de trabalho que ocorrem com frequência variam, além da empresa, você também precisa conhecê-los para ter mais cuidado no trabalho. Embora os acidentes de trabalho possam acontecer repentinamente, se você tomar medidas de precaução, as chances de eles acontecerem serão reduzidas.

Tipos de acidentes de trabalho

A seguir estão os tipos mais comuns de acidentes de trabalho que ocorrem no ambiente da empresa:

1. Queda ou escorregão

Os tipos mais comuns de acidentes de trabalho são quedas ou escorregões. Seja em um escritório ou fábrica, sempre há áreas irregulares ou escorregadias que colocam os funcionários em risco de queda. Além disso, o risco de queda também é muito grande em uma área de trabalho que requer trabalho em altura, como cair de uma escada. Por esse motivo, se trabalhar em uma área escorregadia e com tendência a escorregar, use calçados com superfície bastante rugosa.

2. Lesão muscular

Os acidentes de trabalho também comuns durante o trabalho são lesões musculares. Normalmente, isso geralmente acontece em um ambiente de trabalho que exige o transporte de cargas bastante pesadas. Lesões musculares são mais comuns nas costas e pescoço. Para evitar isso, é uma boa ideia descobrir como levantar objetos pesados. Você pode perguntar aos seus colegas de trabalho e também à equipe K3 onde você trabalha.

3. Objetos atingidos

Não apenas em um ambiente de trabalho com conceito de fábrica, os acidentes de trabalho na forma de queda de objetos podem acontecer em qualquer lugar. Na verdade, os objetos que caem do topo do armário podem causar ferimentos se ocorrerem sem qualquer antecipação. Por esse motivo, é importante fornecer espaço de armazenamento adequado e um método de disposição que não seja perigoso. Ao passar por corredores ou áreas de armazenamento, certifique-se de que qualquer pilha de itens que possam cair sobre você está na posição correta e segura. Isso reduzirá o risco de ser atingido.

4. Lesões devido a movimentos repetitivos

Para aqueles que passam muito tempo em frente ao computador, estejam atentos ao risco de lesões devido a movimentos repetitivos. O termo é lesões por esforços repetitivos. Esta é uma lesão articular devido a erros de movimento ou tensão muscular que ocorre continuamente ou por um longo período de tempo. Para evitar isso, você deve saber a posição correta do assento durante o dia na frente de um laptop ou computador. Verifique também se o equipamento de suporte, como mesa ou cadeira, é ergonômico. O alongamento regular dos músculos também pode ajudar.

5. Arranhões

Equipamentos comuns na área de trabalho, como cortadores de papel, podem causar arranhões inesperados. Existe até um termo para um ferimento por arranhão devido a ser atingido pela borda do papel ou corte de papel. Se esse tipo de acidente de trabalho ocorre com frequência, você deve socializar como operar ferramentas com segurança, como cortadores de papel e outros.

6. Inalando gases tóxicos

Aqueles que trabalham em um ambiente com produtos químicos perigosos e até tóxicos também estão sujeitos a acidentes de trabalho. Começando por experimentar reações alérgicas na pele ou nos olhos, a queixas médicas, como fibrose pulmonar devido à inalação de gases tóxicos com muita frequência. Para minimizar o risco de acidentes de trabalho, certifique-se de utilizar todos os equipamentos necessários. Especialmente se você estiver na área perigosa por muito tempo

7. Exposição ao ruído

A saúde auditiva está em jogo para os trabalhadores que precisam ser expostos ao ruído todos os dias. O prazo para esta condição é defesa industrial se não for manuseado corretamente. Além de ter que usar proteção auricular, os trabalhadores também devem encontrar um intervalo para ficar em um local mais silencioso em determinados intervalos de tempo. [[Artigo relacionado]]

A importância das medidas preventivas

Além dos sete tipos de acidentes de trabalho acima, existem muitos outros tipos de acidentes que são mais específicos dependendo do respectivo ambiente de trabalho. Se rastreados, os trabalhos que apresentam maior risco de lesões são:
  • Policia e bombeiros
  • Transporte e expedição
  • Fábrica ou manufatura
  • Instalação
  • Construção
Ninguém sabe quando pode ocorrer um acidente de trabalho. Mas, com certeza, você deve seguir os protocolos de segurança para se proteger e reduzir o risco de tais acidentes. Além disso, certifique-se de nunca deixar de usar equipamento de proteção, se necessário. As instruções sobre como operar ferramentas perigosas, como equipamentos pesados, também devem ser bem compreendidas. Além de antecipar os acidentes de trabalho, o ambiente de trabalho também deve contar com um sistema de segurança de emergência, como alarmes e pontos de coleta seguros em caso de desastre natural ou incêndio.