Quando um estômago duro deve receber tratamento médico?

Quando experimentam um estômago duro, geralmente as pessoas se lembram dos alimentos ou bebidas que acabaram de consumir. No entanto, se essa condição de estômago duro não desaparecer, pode ser um sinal de que alguém precisa de atenção médica. Pode ser que o estômago duro seja um sintoma de outra doença.

Causas de estômago duro

É fácil superar um estômago duro se o gatilho for devido à comida ou bebida que você ingere. Na verdade, muitas vezes um estômago duro cede por si mesmo depois de um tempo. No entanto, considere também as causas de um estômago duro, como:
  • Certos alimentos ou bebidas

Como mencionado anteriormente, consumir certos alimentos ou bebidas pode causar uma sensação de estômago duro. Por exemplo, comer muito rápido ou gostar muito mukbang ou consumir refrigerantes pode causar rigidez estomacal. Normalmente, esse desconforto vai embora por conta própria após algum tempo.
  • Prisão de ventre

A constipação ou prisão de ventre também pode causar uma sensação de estômago duro. Normalmente, isso também é acompanhado por uma sensação desconfortável de plenitude ou inchaço.
  • Gravidez

As mulheres grávidas também podem sentir um estômago duro durante a gravidez. Isso acontece porque o útero aumenta de tamanho e pressiona o estômago. Além disso, as mulheres grávidas também podem sentir um estômago duro se raramente comerem alimentos ricos em fibras ou se consumirem muitos refrigerantes. No entanto, se ocorrer um estômago rígido acompanhado de dor ou sangramento, consulte imediatamente um ginecologista. Condições que ocorrem nas primeiras 20 semanas de gravidez podem indicar um aborto espontâneo. Durante o terceiro trimestre, um estômago rígido também pode ocorrer devido a falsas contrações que são sentidas por apenas alguns momentos. Se as contrações forem contínuas e ficarem mais intensas, você pode ter iniciado a fase inicial do trabalho de parto.
  • Certas intolerâncias alimentares

Pessoas que têm intolerâncias a certos tipos de alimentos, como alergias à lactose ou outras alergias, também podem ter uma forte reação estomacal após consumir coisas que devem ser evitadas. Geralmente, essa condição também é acompanhada por flatulência. A intoxicação alimentar também pode causar rigidez estomacal acompanhada de náuseas e vômitos. Equilibre-o imediatamente bebendo muita água e descansando. Mas se piorar, visite um médico para antecipar uma desidratação grave.
  • PMS

A síndrome pré-menstrual ou TPM também pode causar rigidez estomacal. Normalmente, a TPM ocorre 2 semanas antes do início do ciclo menstrual de uma pessoa. Não só isso, outros sintomas vão aparecer, como irritabilidade e coceira nos mamilos, dores musculares e fadiga.
  • Síndrome do intestino irritável

Também chamado síndrome do intestino irritável, Além de um estômago duro, também é acompanhado por cólicas estomacais, inchaço e dor abdominal
  • Doença inflamatória intestinal

Durante a doença inflamatória intestinal ou doença inflamatória intestinal incluindo a doença de Crohn e colite ulcerosa, podem ocorrer inchaço e cólicas. Não só isso, essa condição faz o sofredor sentir estômago duro.
  • Diverticulite

A diverticulite é uma infecção ou inflamação da bolsa ao longo do trato digestivo, especialmente o intestino grosso. Quando uma pessoa sofre disso, geralmente também sente um estômago inchado e inchado.
  • Indigestão

Uma das características da azia é estômago duro, inchaço e dor. Geralmente, as úlceras são causadas por infecções bacterianas H. pylori.
  • Câncer de estômago

Pacientes com câncer gástrico também podem sentir dor no estômago como um dos sintomas. Esse tipo de câncer é raro.
  • Gastrite

Aparentemente, a gastrite também pode causar rigidez no estômago. Esta condição médica ocorre quando o estômago fica inflamado. A inflamação geralmente é causada pela bactéria H. pylori ou úlceras do trato digestivo. Além de estômago rígido, a gastrite também pode causar dor e flatulência. [[Artigo relacionado]]

Quando você deve ir ao médico?

Não demore para ver um médico se o estômago ficar duro por vários dias e não melhorar. Além disso, preste atenção a alguns outros sintomas, como:
  • Fezes ensanguentadas
  • Dificuldade para respirar
  • Dor de estômago insuportável
  • Náuseas e vômitos continuamente
  • Perda de peso drástica
  • Pele fica amarela
Posteriormente, o médico fará um diagnóstico para descobrir qual é a causa de um estômago duro acompanhado de outros sintomas que podem acompanhá-lo. Há muitos motivos pelos quais uma pessoa tem estômago duro, geralmente relacionados a fatores hormonais e problemas de digestão.