Manchas marrons durante a gravidez: causas, tratamento, prevenção

A secreção de manchas marrons durante a gravidez é, na verdade, uma condição comum vivida por mulheres grávidas. Na maioria dos casos, essa condição não é um sinal de perigo. Mas, para algumas mulheres grávidas, a secreção de manchas marrons pode indicar um distúrbio que varia de leve a grave. Portanto, as mulheres grávidas precisam identificar as causas por trás dessa condição. Se você se sentir preocupado, você pode consultar um médico imediatamente para tratamento posterior. [[Artigo relacionado]]

Causas de manchas marrons durante a gravidez

Citado em American Pregnancy, em muitos casos, durante a gravidez, manchas marrons não são perigosas e não há muitas causas conhecidas, especialmente se ocorrerem no primeiro trimestre. Na verdade, uma em cada quatro mulheres grávidas teve essa condição nos primeiros três meses de gravidez. Mesmo assim, esses pontos também podem indicar várias condições, inclusive normais ou perigosas, como as seguintes.

1. Sangramento de implantação

Manchas castanhas claras que aparecem por volta da 4ª semana de gravidez podem indicar sangramento de implantação. A implantação é o processo de anexar um óvulo fertilizado à parede uterina. Quando o ovo é colocado, haverá uma camada de parede que se desprende e sai como manchas de sangue, ou manchas de cor marrom ou rosa. É por isso que o sangramento de implantação é freqüentemente usado como um indicador de gravidez. Leia também: Causas de manchas durante a gravidez jovem, as mulheres grávidas precisam estar alertas

2. Irritação cervical

Durante a gravidez, o colo do útero fica cheio de mais sangue. Dessa forma, essa parte ficará mais sensível à irritação e fácil de sangrar. A irritação no colo do útero durante a gravidez pode ocorrer após a relação sexual ou após um exame médico do colo do útero. Alguns tipos de infecção também podem causar irritação que leva a manchas marrons.

3. Pólipos uterinos

O aumento do hormônio estrogênio no corpo durante a gravidez pode desencadear a formação de pólipos no colo do útero ou pólipos cervicais. Esses pólipos são inofensivos, mas sangram com facilidade, por isso costumam causar manchas marrons em mulheres grávidas.

4. Gravidez ectópica

Mulheres grávidas com manchas marrons também podem ser um sinal de gravidez ectópica, mas isso é muito raro. Uma gravidez ectópica ocorre quando um óvulo fertilizado se desenvolve fora do útero, como na trompa de Falópio. Esta condição inclui um distúrbio que pode ser fatal, portanto, tome cuidado se aparecerem manchas marrons, acompanhadas de outros sintomas, como:
  • Dor de cabeça severa
  • Dor no ombro
  • Desmaiar
  • Dor abdominal ou pélvica em um lado que vem e vai
Consulte imediatamente o seu médico se estes sintomas aparecerem.

5. Aborto espontâneo

Manchas marrons que aparecem durante a gravidez também podem indicar um aborto espontâneo se sua aparência for acompanhada por:
  • Fortes cólicas estomacais
  • O sangue vermelho brilhante que se seguiu
  • Corrimento vaginal, como membranas rompidas
  • Dor de estômago
  • Dor na região lombar

6. Sinais de trabalho de parto

A secreção de manchas marrons quando a idade gestacional entra no último trimestre pode indicar que o trabalho de parto está próximo. Porque, algumas semanas ou dias antes do parto, o muco ou o muco que originalmente cobria a abertura cervical irá sair. Além de aparecer como manchas marrons, esse muco também pode ter uma cor rosa desmaiada. Leia também: Manchas marrons aparecem durante a gravidez de 9 meses, mas não parecem bem, quais são os sinais?

Lidando com manchas marrons durante a gravidez

Quando você percebe que existem manchas marrons que surgem durante a gravidez, não há nada de errado se você entrar em contato imediatamente com o seu médico para verificar essa condição. Porque, embora a maioria das causas das manchas marrons no início da gravidez sejam inofensivas, ainda existe a possibilidade de que essa condição indique um distúrbio da gravidez. Especialmente se manchas marrons durante a gravidez ocorrerem no segundo ou terceiro trimestre da gravidez. Se as manchas que saem forem de fato sinal de algum problema, o médico tomará providências de acordo com a causa. Para manchas causadas por aborto espontâneo, por exemplo, o médico pode realizar um procedimento de curetagem. Enquanto isso, se a secreção não indicar perigo ou trabalho de parto, o médico irá aconselhá-la a fazer as coisas abaixo, para manter a gravidez saudável e tranquila.
  • Repouso no leito (repouso no leito)
  • Não demora muito para ficar em pé ou andar e, muitas vezes, descanse os pés
  • Limitando a atividade física
  • Levante as pernas e descanse-as em travesseiros ou outros apoios o mais rápido possível
  • Não levante coisas que são muito pesadas
Durante a gravidez, ocorrem muitas mudanças no corpo. Algumas mudanças podem, de fato, sinalizar perigo. Mas a maioria não.

Como prevenir manchas durante a gravidez

Durante a gravidez, as manchas marrons são imprevisíveis. No entanto, você pode tomar as seguintes precauções:
  • Coma alimentos nutritivos
  • Reduza o consumo de cafeína
  • Evite fumar e beber álcool
  • Verifique a existência de comorbidades, como distúrbios da glândula tireoide, diabetes ou distúrbios imunológicos
  • Descanse o suficiente e durma
  • Mantenha seu peso em um padrão normal e não obeso
Baixo peso e obesidade também podem aumentar o risco de sangramento durante a gravidez. Para ter certeza, não hesite em consultar um obstetra ou parteira sobre as mudanças que ocorrem no corpo durante a gravidez. Se você quiser consultar diretamente com um médico, você podechat médico no aplicativo de saúde da família SehatQ.

Baixe o aplicativo agora no Google Play e na Apple Store.