A localização do coração humano e doenças que interferem em sua função

O fígado é o maior órgão que reside no corpo humano, com um tamanho adulto médio de 1,3 kg. A localização do fígado humano é no lado direito do abdômen, mas você não será capaz de senti-lo de fora porque esse órgão também está localizado atrás das costelas. A localização do coração humano pode estar um pouco oculta, mas seu papel é crucial no sistema imunológico e digestivo de nosso corpo. Este órgão se encarrega de ajudar a neutralizar as toxinas que entram no corpo, uma das quais provém dos alimentos que ingere. Quando o fígado não pode funcionar de maneira ideal, você terá várias doenças. Se não for tratada imediatamente, esta doença pode corroer o fígado e não é impossível ameaçar a vida do doente.

Função do coração humano

A localização do coração humano que está oculto e protegido atrás das costelas não é sem razão. O fígado desempenha centenas de funções para garantir que o corpo permaneça saudável em geral. Algumas das principais funções do fígado são:
  • Produzindo bile para que o intestino delgado possa se decompor e absorver gordura, colesterol e algumas vitaminas. A bile em si consiste em sal, colesterol, bilirrubina, água e eletrólitos.
  • Absorve e processa a bilirrubina e a usa para produzir novas células sanguíneas. A biliburina também contribui para o processo de coagulação do sangue.
  • Manter a imunidade corporal porque o fígado possui muitas células Kupffer que estão envolvidas no sistema imunológico do corpo humano. Essas células podem destruir microorganismos prejudiciais que podem causar certas doenças.
  • Metabolismo dos carboidratos, ou seja, armazenando-os, quebrando os carboidratos em glicose e fazendo-os circular por todo o corpo para que os níveis de glicose no sangue permaneçam normais. O fígado também libera glicogênio quando seu corpo precisa de energia instantânea.
  • Divide a gordura para que seja mais fácil de digerir.
  • Armazena vitaminas, como vitaminas A, D, E, K e B12.
  • Ajuda o metabolismo da proteína para que seja mais fácil de digerir.
  • Filtre o sangue e separe certas substâncias, como hormônios (estrogênio e aldosterona), bem como substâncias nocivas, como álcool e produtos químicos em drogas.
  • Produz albumina, que é uma proteína do soro sanguíneo. A albumina é responsável por transportar ácidos graxos e hormônios esteróides no corpo, além de impedir o vazamento de vasos sanguíneos.
  • Síntese do angiotensinogênio, que é a liberação de um hormônio que pode aumentar a pressão arterial devido à produção da enzima renina nos rins.
[[Artigo relacionado]]

Doenças relacionadas à função hepática

A localização do coração humano é inseparável de doenças que podem atacar este órgão. As doenças do fígado podem ser genéticas (hereditárias), também podem ser causadas por vírus ou por um estilo de vida que causa obesidade e consumo frequente de álcool. Das muitas doenças que podem atacar o fígado, aqui estão alguns problemas de saúde que geralmente surgem quando a função hepática é perturbada:
  • Hepatite

Esta doença é causada pela infecção pelos vírus da hepatite A, B ou C, que causa inflamação no fígado. Às vezes, a hepatite também pode ser causada por coisas que não são infecções, como o consumo de álcool, alergias ou obesidade.
  • Cirrose

A cirrose é uma lesão do fígado que ocorre como resultado de uma lesão hepática de longo prazo devido a vários motivos. Esta condição resultará em comprometimento da função hepática.
  • insuficiência cardíaca

Esta condição é caracterizada por insuficiência hepática total. A insuficiência hepática pode ser causada por infecção, doença genética ou consumo excessivo de álcool.
  • Câncer de coração

O câncer de fígado pode ocorrer depois de você ter cirrose. Este tipo de câncer é denominado carcinoma hepatocelular.
  • ascite

A doença hepática também pode surgir devido à cirrose. Ascite é a descarga de fluido do fígado para a cavidade abdominal, fazendo com que o estômago pareça distendido.
  • Cálculos biliares

A presença de cálculos biliares presos no ducto biliar impede que a bile saia do fígado. Essa situação pode levar ao aparecimento de hepatite ou infecção do ducto biliar (colangite).
  • Colangite esclerosante primária

Este é um tipo raro de doença cuja causa é desconhecida. A colangite esclerosante primária pode resultar em inflamação e lesão dos dutos biliares.
  • Cirrose biliar primária

Outro tipo raro de doença relacionada ao fígado é a cirrose biliar primária. Quando você sofre desta doença, a causa não é esclarecida aos poucos danificar os dutos biliares, causando cicatrizes permanentes (cirrose) do fígado. Depois de saber a localização do coração humano e suas funções e doenças que podem atacá-lo, espera-se que você seja capaz de cuidar bem desse órgão. A maneira mais simples é reduzir o consumo de álcool e comer mais alimentos ricos em fibras.