Como prevenir o uso de drogas para não cair nessa

Discutir os efeitos do abuso de drogas com crianças não deve ser considerado um assunto tabu. Por outro lado, as crianças devem conhecer os perigos dessas substâncias proibidas desde cedo, para que suas chances de evitar os perigos das drogas também sejam maiores. Os narcóticos (narcóticos e drogas ilegais) são substâncias ou drogas naturais, sintéticas ou semissintéticas que causam diminuição da consciência, alucinações e excitabilidade. Enquanto isso, de acordo com a Lei de Entorpecentes, o Artigo 1, parágrafo 1, afirma que as drogas são substâncias artificiais ou derivadas de plantas e têm efeitos alucinatórios, diminuem a consciência e causam dependência. Como pai, é sua função garantir que seu filho nunca toque nesses produtos ilícitos, também conhecidos como drogas (narcóticos, psicotrópicos e outras substâncias que causam dependência). Uma das etapas que você pode tomar é educar seu filho sobre os perigos do uso de drogas em si.

O impacto do uso de drogas na saúde

Os efeitos do abuso de drogas podem ser categorizados com base em muitos critérios, como efeitos de curto ou longo prazo, ou efeitos diretos ou indiretos. Além disso, o impacto dos medicamentos também depende do tipo de medicamento utilizado, da quantidade consumida, por quanto tempo, do próprio estado de saúde da pessoa e de outros fatores. A seguir estão os efeitos de curto e longo prazo dos medicamentos na saúde:
  • Os efeitos de curto prazo das drogas podem incluir alterações no apetite, insônia, batimento cardíaco irregular, alterações na pressão arterial e humor, a doenças crônicas, como ataque cardíaco, derrame, psicose, overdose e até morte.

  • Efeitos a longo prazo dos medicamentos, nomeadamente doenças cardíacas e pulmonares, cancro, perturbações mentais, VIH / SIDA, hepatite e outros.
  • O impacto do abuso de drogas é muito grave é o dano renal. Os rins têm a função importante de filtrar o excesso de minerais e resíduos do sangue. No entanto, drogas ilegais como a heroína e a cetamina podem causar danos aos rins ou até mesmo insuficiência renal.
  • O próximo impacto do abuso de drogas é a doença hepática. Porque as drogas ilegais e o álcool podem danificar as células do fígado, causando inflamação, lesões e até mesmo insuficiência hepática.
Quando uma pessoa abusa de drogas a longo prazo, ela também experimenta a dependência de drogas, que é uma forma de distúrbio cerebral. Observe que nem todo mundo que usa drogas sentirá dependência, desde que as substâncias nocivas contidas nas drogas não tenham danificado as células cerebrais. Danos às células cerebrais que causam dependência também podem causar outros efeitos de drogas, como a redução da satisfação sentida pelo sofredor ao comer ou fazer sexo, muitas vezes sentindo-se estressado, incapaz de tomar decisões, à perda de capacidade de aprendizagem e memória. Essa condição tornará difícil para o sofredor parar de usar drogas, mesmo quando se esforça para sair da armadilha dos bens ilícitos. O impacto mais amplo do abuso de drogas também é visto no meio ambiente. Por exemplo, viciados em drogas estão propensos a cometer crimes, se envolver em brigas e ter um efeito negativo no ambiente em que vivem. [[Artigo relacionado]]

Como manter as crianças longe das drogas?

Nenhum pai são quer que seu filho caia nas drogas. Porém, é inegável que as crianças são muito vulneráveis ​​à exposição aos efeitos das drogas, principalmente se já são adolescentes (adolescentes) e gostam de explorar coisas novas. Para manter seu filho longe das drogas, converse sobre os efeitos do abuso de drogas no momento apropriado, quando você puder conversar individualmente com seu filho. Guarde o celular e não inicie uma conversa quando estiver com raiva, bêbado ou exausto. Aqui estão algumas dicas que os pais podem usar ao falar sobre drogas na adolescência:
  • Peça a opinião dele primeiro. Não seja paternalista, mas seja aberto, ouvindo muito as opiniões de seus filhos.

  • Discuta os motivos para não usar drogas, mas não os assuste. Enfatize que o uso de drogas interferirá em suas atividades e seu rosto ficará feio.

  • Fale também sobre a influência da mídia (músicas ou televisão) que freqüentemente tolera o uso de drogas. Ensine também as crianças a evitarem a pressão dos colegas quando tiverem que usar drogas.
Para além da discussão com os filhos, os pais também podem tomar medidas preventivas, nomeadamente sabendo sempre as atividades e o paradeiro da criança. Os pais também precisam saber os tipos de amigos com os quais seu filho interage, bem como quais medicamentos a criança está tomando. Elogie a criança quando ela faz coisas para evitar as drogas e os efeitos do abuso de drogas acima. Não menos importante, dê um bom exemplo para as crianças ao não consumir narcóticos e várias outras substâncias que prejudicam o corpo.