É fácil calcular sua própria idade gestacional e HPL por meio de HPHT

Durante a primeira consulta de verificação da gravidez, há algumas perguntas padrão que geralmente são feitas às mulheres grávidas. Um deles é sua data HPHT. HPHT é o primeiro dia da sua última menstruação. Posteriormente, essa data será usada para estimar a idade gestacional, bem como a data estimada de nascimento (HPL) do bebê.

Como calcular a idade gestacional de HPHT

A idade gestacional é calculada desde o período da concepção até o nascimento do bebê. Como calcular a idade gestacional em obstetrícia é saber com antecedência quando foi o primeiro dia de sua última menstruação. No entanto, a fórmula de cálculo usando este HPHT assume que o processo de fertilização exato ocorre no 14º dia do ciclo menstrual. A idade gestacional é geralmente expressa em semanas. Então, por exemplo, você está 2 semanas atrasado para o seu período, o médico dirá que você está grávida de 6 semanas, embora a idade real do feto possa ser menor do que isso. Idealmente, a idade gestacional é calculada a partir do momento da concepção, também conhecido como o espermatozóide fertiliza o óvulo com sucesso. No entanto, isso é impossível de saber, a menos que você esteja grávida por meio de um programa de inseminação. Por meio desse programa, a idade gestacional pode ser calculada a partir do dia em que o óvulo fertilizado foi transferido para o útero. [[Artigo relacionado]]

Como calcular HPL a partir de HPHT

Além de ser usado para prever a idade gestacional, o HPHT também pode ser usado para determinar o HPL, também conhecido como o dia estimado de nascimento do seu bebê. Calcular o HPL com base no HPHT é simples, usando a fórmula de Naegele. Veja como estimar HPL de HPHT: HPHT + 7 dias - 3 meses Por exemplo, se seu HPHT for 1 ° de janeiro de 2020, adicione 7 dias a partir dessa data para que o resultado seja 8 de janeiro de 2020. Então, janeiro é o primeiro mês, subtraia os 3 meses anteriores até 8 de outubro de 2020 com o ano permanecendo o mesmo. Como resultado, seu HPL é 8 de outubro de 2020. O cálculo do HPL usando o método HPHT é preciso? A resposta dependerá de vários fatores, como:
  • A precisão da memória de mulheres grávidas na determinação da data de seu HPHT.
  • O ciclo menstrual médio para mulheres grávidas é de 28 dias.
  • A concepção ocorre no 14º dia após HPHT ou quando a mulher ovula em média (período fértil).
Se esses três fatores forem atendidos, o HPL pode cair exatamente na estimativa de acordo com o cálculo do HPHT. No entanto, se houver apenas um fator que é esquecido, por exemplo, o ciclo menstrual nem sempre é de 28 dias, então o médico geralmente dá o prazo de HPL de até 2 semanas a mais. Existe outra maneira de descobrir o HPL com base no HPHT, a saber, por meio da roda da gravidez. Este método é muito simples e é comumente usado por parteiras e obstetras para determinar seu HPL. O médico só precisa procurar seu HPHT em um gráfico como uma roda, então a roda mostrará o HPL estimado. Você também pode seguir o mesmo princípio com a calculadora da data estimada de nascimento, disponível em vários sites de saúde. Você apenas entra em HPHT, pressiona o botão entrar, então seu HPL sairá automaticamente. [[Artigo relacionado]]

E se seu HPHT for desconhecido?

Nem todas as mulheres grávidas sabem o primeiro dia de sua última menstruação, não são poucas as mulheres que não registram este HPHT. Especialmente para mulheres que têm ciclos menstruais irregulares, considerando que o HPHT também não é muito confiável como referência para determinar o HPL. No entanto, não ser capaz de se lembrar do HPHT ou ter um ciclo menstrual irregular não significa que você não possa saber seu HPL. Existem várias maneiras que um obstetra ou parteira pode fazer para determinar a data estimada de nascimento de seu bebê, por exemplo:

1. Com a semana da menstruação

Se você não consegue se lembrar do HPHT, seu médico pode pedir que você se lembre da semana da sua menstruação. Se for bem-sucedido, o cálculo da idade gestacional e HPL estimado começará a partir dessa semana.

2. Usando um ultrassom (USG)

Se você não se lembra do HPHT, o HPL pode ser calculado usando um ultrassom (USG). Com esta ferramenta, o médico ou parteira irá medir comprimento coroa-nádega (CRL) também conhecido como o comprimento do feto de um lado a outro para determinar a idade gestacional, bem como estimar o HPL. Esse exame de ultrassom é ainda mais utilizado como referência para a determinação do HPL por ser considerado o mais preciso, principalmente se o exame for realizado no primeiro trimestre. Embora essa estimativa ainda possa estar errada, pelo menos você pode ser mais introspectivo quando a idade gestacional entrar em 37-40 semanas. É assim que se calcula a idade gestacional e HPL com HPHT. Se este método for muito complicado para você, você pode fazer um ultrassom durante uma visita ao obstetra para obter um cálculo preciso.