Conhecendo manchas marrons de Chloasma Gravidarum durante a gravidez

Melasma e máscara de gravidezou o que costuma ser conhecido como Chloasma gravidarum são manchas acastanhadas que aparecem na pele de mulheres grávidas, geralmente na testa, nariz, lábio superior e bochechas. Esta condição não é perigosa e é vivenciada por cerca de 50-70% das mulheres grávidas. Embora não seja perigoso, a presença de manchas marrons na pele durante a gravidez pode interferir na aparência. Existem várias maneiras que podem ser feitas para esmaecê-lo. Mas, naturalmente, essas manchas marrons irão desaparecer algum tempo após o parto. [[Artigo relacionado]]

Causas do cloasma gravídico

A exposição excessiva ao sol pode causar cloasma gravídico. O cloasma ocorre quando a produção de melanina, que é o pigmento que dá a cor ao corpo, aumenta. Esse aumento pode ser causado por vários fatores, como:

1. Mudanças hormonais

O cloasma que ocorre durante a gravidez é conhecido como cloasma gravídico ou melasma. Como se sabe, durante a gravidez muitas mudanças ocorrem no corpo, incluindo níveis hormonais que sobem e descem de forma desequilibrada. Reconhecendo as alterações hormonais, mais precisamente o aumento do hormônio estrogênio é o que faz aumentar a produção de melanina. Quando os níveis de estrogênio aumentam dramaticamente durante a gravidez, os níveis do hormônio progesterona no corpo também aumentam. Esse aumento no hormônio progesterona pode, então, causar um aumento na produção de melanina ou hormônio estimulador dos melanócitos na região abdominal e desencadear a formação da linha negra, que é uma linha vertical acastanhada mais escura no meio do abdômen.

2. Exposição ao sol

Mulheres grávidas que costumam ficar expostas ao sol também correm maior risco de desenvolver melasma. Isso ocorre porque a luz ultravioleta que é absorvida pela pele devido ao sol faz com que os melanócitos no corpo produzam mais melanina.

3. Descendentes

Se seus pais têm cloasma, o risco de ter o mesmo problema também aumentará, especialmente durante a gravidez. Normalmente, as pessoas de pele escura apresentam mais essa condição, porque as células que produzem o pigmento são mais ativas. O cloasma, na verdade, não pode aparecer apenas durante a gravidez. Em outras ocasiões, manchas marrons na pele também podem aparecer na pele. Acontece que a maioria das pessoas com melasma são mulheres e a maioria delas está grávida. Leia também:Rosto maçante durante a gravidez? Esta é a causa

Dicas para desvanecimento do cloasma gravídico

Use protetor solar para prevenir a gravidade do cloasma gravídico. Em mulheres grávidas, todos os tratamentos relacionados à pele devem ser feitos com cautela. Isso ocorre porque o procedimento utilizado e os materiais utilizados podem afetar a saúde do feto. Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para ajudar a atenuar a descoloração da pele ou pelo menos evitar que as manchas marrons piorem:

1. Use protetor solar

Para que o cloasma que ocorre na pele durante a gravidez não piore, é necessário usar protetor solar regularmente, todos os dias. Esta etapa é importante, porque a exposição à luz ultravioleta pode desencadear o aumento da produção de melanina. Escolha um protetor solar com FPS de pelo menos 30 ou mais e reaplique várias vezes ao dia.

2. Coma bastante ácido fólico ou vitamina B9

A vitamina B9, ou freqüentemente chamada de folato, é uma vitamina importante consumida durante a gravidez. Além de ser capaz de apoiar o desenvolvimento fetal, essa vitamina também pode ajudar a reduzir a hiperpigmentação e desvanecer o melasma.

3. Disfarce com Maquiagem

Este método não elimina nem evita que o cloasma piore. Mas pelo menos esta é uma etapa prática para esmaecer enquanto espera o trabalho de parto terminar e a mancha marrom desaparecer por conta própria. Você pode usar Fundação e corretivo que combina com o tom de pele para cobrir partes do rosto que parecem listradas devido a essa condição. Tenha em mente que durante a gravidez, a pele ficará mais sensível, então certifique-se de escolherMaquiagem que é macio. Escolha um produto que diz não comedogênico e hipoalergênico na embalagem.

4. Escolha produtos de cuidados da pele adequados para peles sensíveis

Durante a gravidez, você precisa usar produtos de cuidado da pele facial adequados e seguros, começando com cuidados com a pele até Maquiagem. Porque, além dos produtos químicos que podem ser absorvidos pela pele e afetar o feto, alguns deles também correm o risco de irritar a pele e piorar o melasma.

5. Evite depilar no rosto

Algumas pessoas fazem tratamentos com cera para endireitar as sobrancelhas ou remover os pelos finos que crescem acima dos lábios. Se você é uma delas, não deve fazer isso durante a gravidez. O motivo é, citado de Centro para Bebês, o tratamento pode inflamar a pele. Isso tornará a condição do melasma pior.

Produtos de cuidado de pele devem ser evitados ao apresentar manchas marrons durante a gravidez. Você pode ficar tentado a se livrar das manchas marrons que aparecem na pele durante a gravidez. Mas tenha em mente que o uso descuidado de produtos para a pele pode prejudicar o feto no útero. Aqui estão alguns produtos e procedimentos de cuidados da pele que devem ser evitados durante a gravidez.

  • Cascas químicas
  • Qualquer produto de clareamento da pele
  • Tratamento a laser
  • Cremes para a pele ou medicamentos contendo retinóides e hidroquinona
Leia também: Tratamentos faciais para mulheres grávidas, aqui está o que você pode fazer e não fazer

As manchas marrons durante a gravidez podem ser evitadas?

Chloasma gravidarum é uma doença causada por um desequilíbrio hormonal. Portanto, a prevenção do seu surgimento não pode ser feita, pois as flutuações dos hormônios durante a gravidez são inevitáveis. No entanto, seguindo as etapas mencionadas acima, as manchas marrons que você considera irritantes podem ser prevenidas de piorar. Se você quiser saber mais sobre esta condição e outras coisas relacionadas à gravidez, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play.