Vários benefícios do alcaçuz ou alcaçuz para a saúde

O alcaçuz, também conhecido como raiz de alcaçuz, há muito é usado como planta medicinal tradicional na China. Na verdade, existe uma certa frase na teoria da medicina tradicional que diz que "9 em cada 10 fórmulas medicinais tradicionais contêm alcaçuz". Não é de surpreender que, até os tempos modernos, essa planta à base de ervas ainda seja considerada uma das principais plantas medicinais ricas em benefícios à saúde. Não raro, até mesmo as raízes desta planta são às vezes usadas como medicina alternativa para certos distúrbios de saúde.

Alcaçuz o alcaçuz, o que é?

O alcaçuz é uma planta à base de ervas que tem sido amplamente usada para tratar certas condições de saúde. Além disso, como o nome indica, uma planta que tem um nome latinoGlycyrrhiza glabra tem um sabor doce característico, o que o torna frequentemente conhecido como alcaçuz. O doce sabor desta erva é frequentemente adicionado a doces e bebidas. O alcaçuz contém mais de 300 compostos diferentes. O alcaçuz contém mais de 300 compostos diferentes. Alguns deles têm efeitos antibacterianos e antivirais. Com esses ingredientes, o alcaçuz também tem uma variedade de benefícios impressionantes para a saúde. Nada?

6 Benefícios do alcaçuz para a saúde e o bem-estar

A seguir estão as propriedades e benefícios do alcaçuz que devem ser conhecidos, a saber:

1. Alivia a indigestão

A raiz de alcaçuz tem sido amplamente usada para tratar distúrbios estomacais, como intoxicação alimentar, úlceras estomacais e diabetes azia. Este extrato de ervas contém ácido glicirrízico que tem efeito antiinflamatório e aumenta a resistência do organismo, acelerando a recuperação do revestimento estomacal e restaurando o equilíbrio.

2. Superando problemas respiratórios

O alcaçuz também é recomendado para limpar o trato respiratório. Diz-se que tomar suplementos de alcaçuz ajuda o corpo a produzir catarro saudável. Sim, o catarro saudável pode impedir que o funcionamento do trato respiratório fique obstruído.

3. Benéfico para o tratamento do câncer

Outro achado interessante do alcaçuz é sua eficácia potencial para acompanhar o tratamento de cânceres, como câncer de próstata e de mama. O acompanhamento desse tratamento foi realizado na China, embora mais pesquisas ainda sejam necessárias para fortalecer esse potencial.

4. Potencialmente tratar a hepatite C

O alcaçuz tem potencial para tratar a hepatite C, uma infecção viral do fígado. Um estudo realizado no Japão revelou que o alcaçuz pode combater os micróbios que causam a hepatite C, os resultados são muito promissores. Este estudo foi realizado com um determinado tipo de alcaçuz que é eficaz na redução da mortalidade em 50%. No entanto, infelizmente, este estudo envolveu apenas um pequeno número de pacientes.

5. Protege a pele e os dentes

Não apenas para os órgãos internos do corpo, o alcaçuz também é benéfico para a pele e os dentes. Um gel tópico contendo alcaçuz é recomendado para quem sofre de eczema. Além disso, por conter propriedades antibacterianas, o alcaçuz também tem o potencial de matar bactérias que causam cáries. Ainda assim, de acordo com pesquisas recentes, afirma-se que escovar os dentes com creme dental contendo essa erva não evita o risco de formação de placa bacteriana, quando comparado ao creme dental sem alcaçuz.

6. Elimine o estresse

Os benefícios do alcaçuz não são apenas para a saúde dos órgãos e da pele. A raiz de alcaçuz também é considerada eficaz para a saúde psicológica, principalmente por reduzir o estresse. O alcaçuz também alivia o estresse. O estresse prolongado pode fazer com que as glândulas supra-renais trabalhem com mais afinco para produzir o hormônio adrenalina e o cortisol, o hormônio do estresse. Tomar suplementos de alcaçuz pode estimular as glândulas supra-renais, controlando assim os níveis de cortisol.

As formas mais comuns de alcaçuz

Essas ervas estão disponíveis em várias formas, desde extratos em doces até suplementos. As seguintes formas de alcaçuz que podem ser consumidas e os limites da sua utilização:
  • Extrato de raiz de alcaçuz (ácido glicirrízico) em doces e bebidas, a dose máxima é 30 mg / mL
  • Pó de alcaçuz, a dose máxima é inferior a 75 gramas por dia
  • Chá de alcaçuz, não deve ser consumido mais do que 8 onças por dia
  • DGL, não pode ser consumido mais de 5 gramas por dia
Você pode consultar um médico antes de consumir alcaçuz em qualquer forma, para evitar efeitos desagradáveis.

Riscos e efeitos colaterais do alcaçuz se consumido em demasia

Se você pretende consumir alcaçuz, preste atenção na dose que ingere. Os produtos que contêm alcaçuz com substâncias glicirrizina não são recomendados para consumo a longo prazo ou cerca de quatro semanas.

O uso de um gel ou pomada com teor de extrato de alcaçuz de cerca de 2% é seguro, desde que o uso do medicamento não ultrapasse a duração de duas semanas. Embora as propriedades das ervas acima sejam surpreendentes, esta planta ainda apresenta certos riscos se consumida em excesso. Algumas condições que podem ocorrer como resultado do consumo de muito alcaçuz, a saber:

  • Hipocalemia ou níveis baixos de potássio no corpo. Essa condição pode causar fraqueza muscular.
  • Metabolismo corporal anormal e condições de excesso de água no corpo (retenção de líquidos)
  • Pressão alta e batimento cardíaco irregular
Para pacientes com doença cardíaca, doença renal e hipertensão, consumir alcaçuz, mesmo em pequenas doses, será mais sensível aos efeitos colaterais percebidos. Além disso, a Food and Drug Administration dos Estados Unidos, ou FDA, recomenda que as mulheres grávidas evitem o alcaçuz.

O alcaçuz também apresenta risco de interação se tomado junto com pílulas anticoncepcionais, como anticoncepcionais, medicamentos que contenham baixas quantidades de potássio e medicamentos para tratar a pressão arterial. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

Alcaçuz ou alcaçuz é uma planta que oferece benefícios à saúde. Mesmo assim, certifique-se de consumir em limites razoáveis. Também é recomendável consultar um médico antes de usar.