Se você e seu parceiro estão participando de um programa para ter filhos, é claro que os problemas de fertilidade são o principal fator a se considerar. A presença de anormalidades no esperma pode certamente fazer com que seu sonho de ter um filho precise de um esforço extra. Para as pessoas comuns, a qualidade e a saúde dos espermatozoides geralmente são medidas apenas pela espessura e quantidade, após exame em laboratório. Isso não está errado, mas também não é totalmente verdade. Além dessas duas coisas, ainda existem vários fatores que afetam a qualidade do esperma. Vários fatores que afetam a qualidade do esperma incluem o número, a forma e o movimento do esperma. Se houver um problema com pelo menos um desses três fatores, você tem um distúrbio do esperma.
Tipos de anomalias do esperma
Antes de entrar nos tipos de distúrbios do esperma, você deve entender como funcionam as características do esperma saudável. Os espermatozoides são declarados saudáveis se, durante o teste, atenderem aos requisitos, tais como:
- Volume de sêmen: 1,4-1,7 ml
- Número de células de esperma no sêmen: 33-46 milhões
- Concentração de espermatozóides: 12-16 milhões por ml
- Motilidade total do esperma (movimento): 38-42 por cento
- Motilidade progressiva (movimento) dos espermatozoides: 31-34 por cento
- Vitalidade: 55-63 por cento
- Morfologia do esperma (forma): 3-4 por cento
Se os resultados do teste estiverem de acordo com as diretrizes acima, pode-se dizer que seu esperma está em uma condição normal e saudável, também conhecido como normozoospermia. Do contrário, você pode ter um distúrbio de esperma. Alguns tipos de anormalidades no esperma que você pode ter, incluindo:
1. Leucocitospermia
Também conhecido como
piospermia Esse problema de esperma ocorre quando você encontra muitos glóbulos brancos no sêmen. O número de glóbulos brancos na água pode danificar os espermatozoides e reduzir a fertilidade. A leucocitospermia é um sinal de infecção ou doença autoimune no corpo.
2. Necrozoospermia
A necrozoozpermia é uma das causas da infertilidade nos homens. A necrozoospermia ocorre quando os espermatozoides no sêmen morrem e não se movem. A causa desta anomalia do esperma ainda não é certa. O pequeno número de casos de necrozoospermia torna as pesquisas sobre essa anomalia espermática ainda mínimas. Mais pesquisas ainda são necessárias para determinar as causas e formas de tratar a necrozoospermia.
3. Oligoastenoteratozoospermia (OAT)
É a causa mais comum de infertilidade em homens. OAT ocorre quando o número, movimento e forma do esperma são anormais. As anomalias do esperma são divididas em três níveis de gravidade, a saber, leve, moderada ou grave. O nível de gravidade se tornará mais tarde uma referência médica para prever (prognóstico) fertilidade e tratamento.
4. Teratozoospermia
Devido a um problema genético, a teratozoospermia ocorre quando a forma do esperma é anormal. Uma indicação dessa anormalidade, por exemplo, o esperma tem mais de uma cabeça ou cauda. Os espermatozoides normais têm apenas uma cabeça com cauda longa. O formato anormal do esperma pode reduzir a capacidade dos espermatozoides de se mover ou nadar. Quando o espermatozóide tem uma forma e movimento anormais, isso terá um impacto na fertilização do óvulo. [[Artigo relacionado]]
5. Astenozoospermia
A astenzoospermia é uma anormalidade do esperma que ocorre quando o movimento (motilidade) não é normal. O movimento normal do esperma deve ser em linha reta ou em um grande círculo. Várias coisas são a causa da baixa motilidade dos espermatozoides, por exemplo, beber muito álcool, exposição a toxinas, doenças, fumar, usar drogas, a má nutrição que entra no corpo. Além da motilidade, o baixo número de células de esperma no sêmen também pode causar esse distúrbio.
6. Oligozoospermia
Pode afetar a fertilidade se não for tratada imediatamente. A oligozoospermia ocorre quando o número de espermatozoides no sêmen é muito menor do que o normal. Em contraste com o OAT, esse distúrbio do esperma tem quatro níveis de gravidade: leve, moderado, grave e extremo. Pacientes com oligozoospermia com gravidade baixa e moderada ainda têm esperança de ter filhos normais. Em contraste com pacientes com gravidade alta e extrema, que terão dificuldade em ter filhos. Além disso, o pequeno número de células de esperma no sêmen pode posteriormente afetar sua forma e movimento. Várias coisas que desencadeiam esse problema de esperma, como doença celíaca, infecções do trato reprodutivo, doenças genéticas, obesidade, tomar banho em água quente, fumar e tomar drogas ilegais.
7. Azoospermia
Azoospermia é uma condição em que não há conteúdo de espermatozoides no sêmen. Esta condição também é conhecida como esperma vazio. Algumas condições que causam azoospermia incluem defeitos congênitos no trato reprodutivo, distúrbios genéticos a infecções sexualmente transmissíveis (DSTs) que não podem ser tratadas.
8. Hipospermia
A hipospermia é um distúrbio que ocorre quando a quantidade de sêmen que sai é inferior a 1,5 ml. Essa condição é causada por fatores como desequilíbrio hormonal, disfunção sexual, defeitos no trato reprodutivo, distúrbios genéticos e ejaculação retrógrada.
9. Aspermia
Se não houver espermatozoides no sêmen do paciente azoospérmico, a pessoa com aspermia não libera sêmen e espermatozoides ao ejacular. Embora não libere fluido de ejaculação, quem sofre desse distúrbio ainda pode sentir orgasmo. Vários fatores causam aspermia da mesma forma que a hipospermia, desde desequilíbrios hormonais, disfunção sexual, defeitos no trato reprodutivo, distúrbios genéticos, até ejaculação retrógrada. Em alguns casos, esse distúrbio ainda pode ser tratado tratando a causa. Para descobrir a qualidade e a saúde do seu esperma, consulte imediatamente o seu médico para obter tratamento. Os médicos geralmente recomendam fazer uma análise de esperma em um laboratório. [[Artigo relacionado]]
Como manter os espermatozoides saudáveis
Manter um espermatozóide saudável pode começar com um estilo de vida saudável. A baixa qualidade do espermatozóide dificultará a fertilização do óvulo por essas células. Existem várias maneiras de manter a qualidade e a saúde do esperma. Além de ir ao médico, implementar o seguinte estilo de vida saudável pode ser uma solução poderosa:
1. Coma alimentos nutritivos
Consumir alimentos como carnes processadas, salgadinhos doces e
comida sem qualidade pode afetar adversamente a motilidade dos espermatozoides. Para manter os espermatozoides saudáveis, você pode escolher alimentos que contenham nutrientes como vitamina B12 (carne, peixe, laticínios), vitamina C (laranja, frutas vermelhas, espinafre) e licopeno (tomate, melancia).
2. Esportes
Além de comer alimentos saudáveis e nutritivos, você pode manter a saúde do esperma praticando exercícios. De acordo com pesquisas, exercícios ao ar livre e levantamento de peso podem ter um impacto positivo na saúde do esperma em comparação com outros tipos de exercícios.
3. Perder peso
De acordo com um estudo de 2011, o excesso de peso (obesidade) pode reduzir a qualidade geral do sêmen e dos espermatozoides. Portanto, aqueles de vocês que são obesos são aconselhados a começar a perder peso para aumentar o número, a concentração e o movimento dos espermatozoides. Antes de perder peso, consulte primeiro seu médico ou nutricionista para corrigir hábitos alimentares inadequados ou obter recomendações sobre os alimentos certos.
4. Tome suplementos vitamínicos
Além de comer certos alimentos, você também pode obter uma boa nutrição para manter os espermatozoides saudáveis tomando suplementos vitamínicos. Vários tipos de suplementos vitamínicos são bons para manter os espermatozoides saudáveis, como as vitaminas D, C, E e CoQ10. [[Artigo relacionado]]
Notas de SehatQ
Anormalidades no esperma podem afetar a fertilidade masculina. Se você está no programa para ter filhos com seu parceiro, é importante verificar com seu médico para saber como está seu esperma. Você também pode consultar sobre problemas de esperma por meio do aplicativo SehatQ. Com recursos
conversa de médico , a consulta médica ficou mais fácil! Baixe agora em
App Store e Google Play.