Você gosta de comer cubos de gelo? Estes são os efeitos dos quais você deve estar ciente

Não são poucas as crianças ou adultos que gostam de comer cubos de gelo, sejam tirados da geladeira ou das bebidas frias que consomem. Acredita-se que esse hábito faça com que o corpo se sinta mais fresco e tenha uma sensação de frio. No entanto, fazê-lo com muita frequência, em grandes quantidades e perturbar os padrões de alimentação diários pode realmente causar problemas de saúde, você sabe especialmente se a intensidade de comer cubos de gelo for maior quando desencadeada por um estresse. Portanto, é importante que você conheça os perigos de comer cubos de gelo para evitar esses riscos.

Causas de comer cubos de gelo

Não só por hábito, comer cubos de gelo também pode ser causado por certas condições que você experimenta. As causas das pessoas gostam de comer cubos de gelo, incluindo:
  • Desidratação

Quando há falta de líquidos no corpo, é mais provável que ocorra desidratação. Esse problema pode causar sede, tontura, urina escura e confusão. Comer cubos de gelo também é feito para aliviar a desidratação. Esse hábito pode resfriar a boca e a garganta e ajudar a diminuir a temperatura corporal em um dia quente.
  • Anemia ferropriva

Comer muito gelo costuma estar associado à anemia por deficiência de ferro. A anemia por deficiência de ferro ocorre quando o corpo não possui ferro suficiente no sangue, resultando em um número insuficiente de glóbulos vermelhos. Embora o ferro seja muito importante para a construção de glóbulos vermelhos saudáveis. Também torna os glóbulos vermelhos incapazes de transportar oxigênio suficiente. Os sintomas que você pode sentir se tiver anemia por deficiência de ferro incluem fadiga, palidez, tontura, palpitações cardíacas, mãos e pés frios, falta de ar, dor no peito e língua inchada. Um estudo mostrou que 13 de 81 pessoas com anemia por deficiência de ferro apresentavam sintomas de pagofagia (como comer gelo). Enquanto isso, alguns estudos acreditam que mascar cubos de gelo pode fazer com que mais sangue seja enviado ao cérebro em pessoas com anemia por deficiência de ferro. Isso faz com que os níveis de oxigênio no cérebro também aumentem, de modo que haja um aumento no estado de alerta e clareza de pensamento.
  • Pica

Pica é um distúrbio alimentar no qual uma pessoa come compulsivamente coisas que não são realmente comida. Ter o hábito de comer cubos de gelo ou neve também é um tipo de pica denominado pagofagia. Este problema é um transtorno mental que frequentemente ocorre simultaneamente com outras condições psiquiátricas e deficiências intelectuais, como autismo ou esquizofrenia. Essa condição também pode se desenvolver durante a gravidez. Pessoas com pagofagia podem consumir vários sacos de gelo por dia.
  • Problemas emocionais

Alguns problemas emocionais também podem fazer com que as pessoas gostem de comer cubos de gelo. Por exemplo, pessoas que passam por estresse podem ficar mais calmas mastigando cubos de gelo. Além disso, o comportamento obsessivo-compulsivo (TOC) também pode ser uma causa. Esta é uma condição de saúde mental que leva a um comportamento compulsivo ou pensamentos obsessivos. [[Artigo relacionado]]

Os perigos de comer cubos de gelo

O principal problema de comer cubos de gelo está geralmente relacionado aos dentes. Com o tempo, mastigar cubos de gelo com muita ou muita frequência pode destruir o esmalte dos dentes e causar rachaduras nos dentes. O esmalte dentário é a parte mais forte do dente para formar a camada mais externa de cada dente e proteger a camada interna da cárie. Quando o esmalte sofre erosão, os dentes podem se tornar muito sensíveis a substâncias quentes e frias. Além disso, isso também pode aumentar significativamente o risco de cáries dentárias. Além disso, outros problemas que podem ocorrer devido à ingestão de cubos de gelo com muita frequência estão relacionados ao processamento e armazenamento anti-higiênicos de cubos de gelo. Cubos de gelo que não são limpos podem ser contaminados por vários germes que podem causar doenças. Ao consumi-lo, várias bactérias e vírus podem entrar no corpo, causando problemas de saúde, como diarreia, hepatite A, cólera, entre outros. Portanto, certifique-se de que os cubos de gelo que você consome estejam limpos e não os coma excessivamente.

Como parar o hábito de comer cubos de gelo

Deixar de comer cubos de gelo depende da causa. Se for causado apenas por desidratação ou superaquecimento, você só precisa evitar parar e substituí-lo apenas por água potável. No entanto, se esse problema for causado por anemia por deficiência de ferro, você pode consumir alimentos com alto teor de ferro ou tomar suplementos de ferro com receita para aliviar os sintomas. Não tome esses medicamentos sem orientação médica, pois doses muito altas podem causar outros problemas. Enquanto isso, se a causa for pica, seu médico pode recomendar terapia em combinação com medicamentos antidepressivos ou ansiolíticos. Se a causa foi resolvida, seu hábito de comer cubos de gelo pode parar.