A invaginação faz parte do intestino "mover-se" para o lado, essa é a explicação

Invaginação ou intussuscepção é a causa mais comum de obstrução ou obstrução intestinal em crianças menores de 3 anos de idade. Essa condição ocorre quando uma parte do intestino passa para a próxima. Embora seja considerada uma condição de emergência, a invaginação pode, na verdade, ser tratada, por cirurgia ou não. Por que a invaginação acontece?

Causas de invaginação a serem observadas

A invaginação geralmente ocorre em bebês e crianças de 6 meses a 3 anos. Diz-se que os meninos têm três vezes mais probabilidade de apresentar esse distúrbio médico grave do que as meninas. A invaginação também é muito rara em adultos, embora o risco de invaginação permaneça. Quais são as causas da invaginação?

Invaginação em crianças

A maioria dos casos de invaginação em crianças não tem gatilho conhecido. Porque a invaginação geralmente ocorre com mais frequência no outono e no inverno (em países que experimentam essas estações). Crianças com essa condição também apresentam sintomas semelhantes aos da gripe, que costumam aparecer em ambas as estações. Mas, às vezes, existe uma condição que pode ser identificada como a causa da invaginação em crianças, o divertículo de Meckel. O que se entende por divertículo de Meckel é um pequeno saco encontrado na parede do intestino delgado.

Invaginação em adultos

Enquanto isso, em adultos, a invaginação é geralmente o resultado de certas condições ou procedimentos médicos, por exemplo:
  • Pólipos ou tumores
  • Tecido adesivo de cicatriz nos intestinos
  • Cirurgia para perda de peso e outras cirurgias no trato intestinal
  • Inflamação de certas doenças, como a doença de Crohn
[[Artigo relacionado]]

Esses fatores aumentam o risco de invaginação

Existem vários fatores que podem aumentar o risco de invaginação e, claro, é importante prestar atenção, a saber, idade, sexo, anomalias congênitas no intestino, história prévia de invaginação e história familiar.

1. Idade:

As crianças geralmente são mais propensas a invaginação do que os adultos. A invaginação é uma causa comum de obstrução intestinal em crianças de 6 meses a 3 anos.

2. Sexo:

Aparentemente, a invaginação é mais comum em meninos do que meninas.

3. Doenças congênitas dos intestinos:

Anormalidades na forma de má rotação intestinal, fazendo com que o intestino não se desenvolva ou gire adequadamente. Essa condição aumenta o risco de invaginação.

4. História de invaginação anterior:

Depois de ter experimentado uma invaginação, o risco para essa condição é maior no futuro.

5. História da família:

Irmãos, irmãs ou outros membros da família com histórico de invaginação aumentam o risco de doenças semelhantes. [[Artigo relacionado]]

Quais são os sintomas de invaginação?

Os sintomas de invaginação em crianças e adultos são diferentes. Em crianças, os sintomas tendem a ser mais facilmente observados. Quais são esses sintomas?

Sintomas de invaginação em crianças

A dor abdominal pode ser um sinal de invaginação em uma criança. Os bebês que apresentam invaginação geralmente choram e gemem de dor devido à dor no abdômen. Normalmente, os bebês puxam os joelhos até o peito devido às cólicas estomacais que estão sentindo. A dor devido à invaginação pode ir e vir, cerca de 15-20 minutos. Quanto mais tempo dura, mais forte é a dor, com maior duração. Além disso, os sintomas mais comuns de invaginação em crianças são:
  • Fezes misturadas com sangue e muco, que se assemelha a geleia
  • Caroço no estômago
  • Jogar fora
  • Lerdo
  • Diarréia
  • Febre
No entanto, nem todas as crianças que apresentam invaginação apresentam esses sintomas. Existem bebês que não mostram claramente a dor. Além disso, também há crianças com condições de invaginação, que aparentemente não apresentaram sangramento e sem nódulo no estômago. Enquanto isso, as crianças mais maduras podem sentir dores devido à invaginação, mas sem outros sintomas.

Sintomas de invaginação em adultos

A invaginação é rara em adultos. Mesmo que ocorra, os sintomas se assemelham a outros distúrbios de saúde. Portanto, os sintomas de invaginação em adultos são difíceis de reconhecer. O que geralmente é um sintoma é uma dor abdominal alternada. Náuseas e vômitos também podem ocorrer. Infelizmente, os adultos que sofrem invaginação deixam esses sintomas por várias semanas antes de finalmente procurarem atendimento médico.

A invaginação pode ser curada?

A invaginação pode ser tratada por métodos não cirúrgicos ou cirúrgicos. A gravidade da invaginação determina o tratamento que será recebido. A idade e as condições gerais de saúde também devem ser levadas em consideração.

1. Método não cirúrgico:

Normalmente, este método é preferido para curar condições de invaginação. As injeções de bário ou soro fisiológico como laxante acompanhadas de ar para os intestinos são necessárias neste método. A pressão do ar pode empurrar o tecido afetado de volta à sua posição original. Os fluidos drenados por um tubo no reto também podem ajudar a devolver o tecido ao seu devido lugar.

2. Método cirúrgico:

Se os métodos não cirúrgicos não forem eficazes, a cirurgia é necessária. A equipe médica providenciará anestesia geral, pois então fará uma incisão no abdômen. O cirurgião retornará o intestino à sua posição normal. Se algum tecido for danificado, parte do intestino será removido. Enquanto isso, a parte do intestino que ainda está sã, será conectada com pontos. A cirurgia é a principal escolha para adultos com invaginações, bem como para crianças gravemente doentes com a doença.

Notas de SehatQ:

Não se preocupe muito, porque as invaginações são raras. Mesmo que ocorra em crianças, o tratamento não cirúrgico é eficaz o suficiente para superá-lo. Mesmo assim, você deve estar sempre vigilante se seu filho apresentar dor de estômago e alterações na cor ou textura das fezes. Se isso acontecer, consulte imediatamente o seu filho ao médico.