Fatores que causam autismo que os pais precisam saber

Não é fácil entender o comportamento de crianças que sofrem de transtorno do espectro do autismo (ASD) ou comumente conhecido como autismo. No entanto, os pais podem descobrir as causas do autismo e os sintomas que o acompanham, para que possam encontrar a terapia certa para seus filhos. O autismo é um distúrbio no crescimento e desenvolvimento das crianças que afeta sua capacidade de se comunicar e se comportar. Os médicos podem diagnosticar crianças com TEA em qualquer idade, mas os sintomas do autismo podem ser vistos nos primeiros 2 anos de idade.

Quais são os sintomas de uma criança com transtorno do espectro do autismo?

Os sintomas de autismo que aparecem em crianças podem variar. No entanto, o aspecto mais afetado geralmente é a capacidade de interagir e se comunicar com outras pessoas, por exemplo:
  • Não balbuciando (balbuciando) ou resmungo (arrulhar) quando ele era um bebê
  • Não responde quando seu nome é chamado
  • Fale em um tom de voz incomum, por exemplo, uma voz de robô
  • Evite contato visual
  • Tendo um atraso de fala
  • Dificuldade em manter conversas com outras pessoas
  • Repetição frequente de certas frases
  • Dificuldade em entender os sentimentos das outras pessoas e incapaz de expressar seus próprios sentimentos.
Como as crianças com autismo sofrem de um distúrbio do padrão de comunicação, elas também exibem padrões de comportamento estranhos repetidamente, como:
  • Tenha um interesse excessivo em determinados tópicos. Por exemplo, uma criança interessada no tema carros falará sobre o assunto intensa e continuamente.
  • Frequentemente ocupado com um determinado objeto, como brinquedos ou eletrodomésticos.
  • Execute um movimento repetitivo, como balançar o corpo para frente e para trás ou girar o botão liga / desliga.
  • Organize ou arrume as coisas com um certo padrão. Por exemplo, alinhe carros com base em gradações de cores.
Crianças com autismo não suportam uma rotina que as deixa tontas. Isso pode deixá-lo com raiva, frustrado, estressado ou triste. Por outro lado, cerca de 1 em cada 10 crianças com autismo também apresenta a síndrome de savant. Essa síndrome ocorre quando uma pessoa mostra habilidades extraordinárias em certas áreas, como tocar música perfeitamente, ser capaz de resolver problemas matemáticos muito complexos ou ter um desempenho acadêmico perfeito. Os sintomas de autismo geralmente aparecem nos primeiros 3 anos de idade da criança, mesmo desde o nascimento. No entanto, não é incomum que as crianças apresentem fases normais de crescimento e desenvolvimento no início, mas os sintomas do autismo só são vistos quando eles têm 18-36 meses de idade.

O que causa autismo em crianças?

A causa exata do autismo em crianças não é conhecida. Até agora, os pesquisadores suspeitavam que, em crianças com autismo, havia danos na parte do cérebro que interpreta os problemas e processa a linguagem. Existem vários fatores de risco suspeitos de causar autismo, a saber:

1. Genética

De acordo com pesquisas existentes, o autismo pode ocorrer em famílias. Ou seja, fatores genéticos podem ser a causa do autismo. A presença de mutações em certos genes e distúrbios genéticos, como a síndrome do X frágil, está associada a um risco aumentado de uma criança ter autismo.

2. Fatores ambientais

Algumas pesquisas sugerem uma ligação entre o autismo e a exposição a metais pesados ​​ou pesticidas.

3. Idade dos pais durante a gravidez

Mulheres grávidas em idade que não é mais jovem, especialmente se o pai também for idoso.

4. Consumo de drogas ou produtos químicos durante a gravidez

Mulheres grávidas que tomam certas drogas, como drogas anticonvulsivantes, drogas como ácido valpróico (Depakene) ou talidomida (talomida), e consomem álcool.

5. Complicações na gravidez

O risco de autismo também é maior em mulheres grávidas com diabetes e obesidade, bebês nascidos com doenças hereditárias que não são tratadas imediatamente, como um distúrbio metabólico chamado fenilcetonúria (PKU) e rubéola, também conhecido como sarampo alemão, e bebês nascidos prematuramente ou com baixa Peso ao nascer. Algumas partes também afirmam que as vacinas, como a MMR (para tratar os vírus do sarampo, caxumba e rubéola), são a causa do autismo. Esta afirmação é uma farsa. Desde que essa conjectura surgiu, muitas pesquisas aprofundadas foram feitas e todas elas concluem claramente que as vacinas não causam autismo. Outra suposição que também está errada é sobre a paternidade. Circularam rumores de que erros parentais podem ser a causa do autismo, mas isso também não foi provado ser verdade.

O autismo pode ser tratado?

Quando você suspeitar que seu filho tem autismo, não tenha medo de consultar o seu médico. O tratamento precoce é necessário para reduzir as dificuldades de comunicação que sofre, bem como para aprender novas habilidades e usar seus pontos fortes de forma positiva. O crescimento e o desenvolvimento de crianças autistas devem ser sempre monitorados por um médico ou equipe médica competente. Crianças com autismo podem ser encaminhadas a um médico especializado em problemas comportamentais, psicológicos, educacionais e de desenvolvimento de habilidades. Este programa é geralmente elaborado de forma estrutural e intensiva, o que também envolve pais, irmãos e outros membros da família. Programas de terapia para crianças com autismo, incluindo:
  • Aprenda várias habilidades básicas que visam torná-lo capaz de ser independente
  • Reduza o comportamento rebelde
  • Melhorar ou otimizar suas habilidades físicas
  • Ajude-a a aprender habilidades sociais, de comunicação e de linguagem.
Além da terapia, o médico também irá prescrever medicamentos para reduzir problemas mentais, como raiva frequente, agressividade, comportamento repetitivo, hiperatividade, problemas de concentração, ansiedade e depressão. Mais importante ainda, cada criança pode precisar de métodos de cura diferentes dos das outras crianças.