Tipos de hormônios menstruais desempenham um papel no ciclo menstrual

O processo de menstruação que ocorre no corpo é regulado por hormônios. Os hormônios responsáveis ​​pelo ciclo menstrual são estrogênio, progesterona, hormônio luteinizante (LH) e hormônio folículo estimulante (FSH). Se os níveis dos hormônios acima não estiverem equilibrados, haverá distúrbios no ciclo menstrual. Mulheres com níveis hormonais anormais geralmente apresentam menstruação irregular.

O papel dos hormônios menstruais no ciclo menstrual

O ciclo menstrual ou menstruação ocorre em quatro fases, a saber: a fase menstrual, a fase folicular, a fase de ovulação e a fase lútea. Em cada uma dessas fases, os hormônios menstruais, que consistem em estrogênio, progesterona, LH e FSH, desempenham suas funções para que as mulheres possam passar por um ciclo menstrual normal. Aqui está a explicação.

• Hormônio estrogênio

O estrogênio é um hormônio sexual feminino, desempenha um papel no crescimento e maturação da parede uterina espessada durante a fase lútea do ciclo menstrual. A fase lútea é a parte do ciclo menstrual que ocorre antes da fase menstrual. Na fase lútea, os níveis dos hormônios estrogênio e progesterona aumentam e provocam o espessamento da parede uterina em preparação para a gravidez. Se a gravidez não ocorrer porque o óvulo não é fertilizado pelo esperma, o revestimento uterino espessado se desprenderá. O tecido derramado sairá da vagina na forma de sangue. Esse sangue é conhecido como sangue menstrual. O sangramento pela primeira vez sinaliza o início do ciclo menstrual.

Na fase menstrual, os níveis de estrogênio e progesterona no corpo irão diminuir novamente porque o corpo não precisa mais deles para engrossar a parede uterina. A maior parte do estrogênio no corpo é produzida nos ovários e uma pequena quantidade nas glândulas supra-renais e no tecido adiposo.

• O hormônio progesterona

A progesterona também é incluída como hormônio sexual feminino. Esse hormônio funciona para equilibrar os efeitos do hormônio estrogênio no corpo e também é conhecido como hormônio sedativo. Assim como o estrogênio, a progesterona é um hormônio menstrual que desempenha um papel importante durante a fase lútea. A principal tarefa desse hormônio durante a fase lútea é controlar o crescimento da parede uterina para que não seja excessivo, ao mesmo tempo que mantém sua estrutura caso ocorra gravidez. Enquanto isso, se a gravidez não ocorrer, os níveis diminuirão quando o corpo entrar na fase menstrual.

• Hormônio folículo estimulante (FSH)

O hormônio folículo estimulante (FSH) é um hormônio da glândula pituitária no cérebro e é responsável por estimular os folículos nos ovários a amadurecer os óvulos que eles produzem. O período de maturação do óvulo antes de ser finalmente liberado no útero é conhecido como fase folicular. No ciclo menstrual, o início da produção de FSH sinaliza o início dessa fase. A fase folicular geralmente começa no primeiro dia do sangramento menstrual, então o tempo coincide com a fase menstrual e termina quando a fase de ovulação começa. Essa fase geralmente dura 16 dias, embora possa ser diferente para cada mulher, dependendo de seu ciclo menstrual.

• Hormônio luteinizante (LH)

Assim como o FSH, o LH também é produzido na glândula pituitária. Com a presença de LH, o óvulo amadurecido pelo FSH será liberado no útero para ser fecundado. O processo de liberação de um óvulo maduro no útero é conhecido como fase de ovulação. A fase de ovulação é o período mais fértil do ciclo menstrual. Se você tiver relações sexuais durante a fase de ovulação sem usar anticoncepcionais, as chances de gravidez são bastante altas. Se o seu ciclo menstrual dura 28 dias, a ovulação geralmente cai no dia 14 e dura aproximadamente 24 horas. Depois disso, se não houver fertilização, o óvulo morrerá ou será eliminado. Completada a fase de ovulação, inicia-se a fase lútea e aumenta a produção dos hormônios estrogênio e progesterona, fazendo com que o ciclo menstrual volte ao início. Leia também:Funções completas dos hormônios FSH e LH para o corpo humano

Como equilibrar os hormônios menstruais para ser saudável

Se o seu ciclo menstrual for irregular, existe a possibilidade de que os níveis do hormônio menstrual no corpo estejam desequilibrados. Além de ciclos irregulares, outros sintomas de desequilíbrio hormonal incluem acne frequente, fadiga e mudanças de humor frequentes (mudanças de humor). Para superar distúrbios hormonais, é claro que você precisa consultar um médico. No entanto, na vida diária, existem várias maneiras que podem ser feitas para manter o equilíbrio hormonal no corpo, tais como:
  • Aumente o consumo de frutas frescas (não de suco ou frutas enlatadas) que são ricas em antioxidantes, como morangos e mirtilos
  • Aumentar o consumo de vegetais de várias cores para obter nutrição completa e vitaminas
  • Vitamina C suficiente precisa naturalmente dos alimentos
  • Consumir Omega-3 natural de peixes ou nozes
  • Limitando o consumo de cafeína de café e refrigerante
  • Desfrute do calor de um copo de chá verde
  • Exercite-se regularmente
  • Alivie o estresse praticando hobbies, experimentando ioga ou outras técnicas de relaxamento
  • Beba mais agua
  • Evite o consumo de alimentos que contenham muita gordura saturada, como frituras, carnes processadas, como almôndegas e salsichas.
Seguir as etapas acima não só é capaz de manter o equilíbrio hormonal, mas também reduz o risco de desenvolver várias doenças perigosas. Para uma discussão mais aprofundada sobre os hormônios menstruais e outras formas de saúde reprodutiva feminina, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play.