A posição prona ajuda a superar a falta de ar em pacientes com Covid-19

Síndrome da insuficiência respiratória aguda (SDRA) ou também conhecida como insuficiência respiratória aguda é uma condição em que uma pessoa tem dificuldade para respirar porque os pulmões estão cheios de fluido. Pacientes com Covid-19 também são conhecidos por apresentarem essa condição. Posição prona (posição pronada ) é um método que alivia a falta de ar que ocorre devido à SDRA. Então, como fazê-lo?

O que é isso posição prona?

Posição de bruços para superar a grave falta de ar devido ao Covid-19 Posição deitada é uma posição deitada para atender à demanda de oxigênio nos pulmões e melhorar a respiração. Para fazer esta posição, o paciente será assistido por equipe médica para fazê-lo corretamente. Posição de pronação geralmente realizado em pacientes com dificuldade respiratória aguda ou pacientes com saturação de oxigênio abaixo de 95. Sua aplicação geralmente requer recomendação médica, pois nem todos os pacientes com distúrbios respiratórios podem realizar esse método. Posição propenso não deve ser realizado em pacientes com as seguintes condições:
  • Instabilidade espinhal
  • Ossos quebrados ou fraturas
  • Ferida aberta
  • Queimaduras
  • Pós-cirurgia traqueal
  • Pós cirurgia de estômago
  • Mulheres grávidas com mais de 24 semanas
  • Defeitos cardíacos

Quais são os benefícios da posição prona?

A posição pronação ajuda a aumentar a capacidade pulmonar Posição deitada visa melhorar as vias aéreas, aumentando a necessidade de oxigênio do corpo (oxigenação). Essa posição permite uma melhor expansão da área ao redor dos pulmões e nas costas, aumenta o movimento do corpo e aumenta a secreção de boas secreções (catarro) para permitir a entrada de oxigênio. Em detalhes, aqui estão alguns dos benefícios posição de pronação em pacientes com distúrbios respiratórios relatados a partir de European Respiratory Journal
  • Aumentar o fluxo de oxigênio (oxigenação)
  • Melhorar o mecanismo de respiração
  • Equaliza a pressão pleural, a inflação alveolar e a distribuição da ventilação
  • Aumenta o volume pulmonar e aumenta o número de alvéolos que podem ser preenchidos com ar
  • Torna mais fácil se livrar do catarro
  • Reduz a lesão pulmonar do ventilador
Uma das queixas que também são comuns em pacientes com Covid-19 é a falta de ar. Eles também são propensos a ARDS. Em pacientes com dificuldade respiratória leve que não precisam de ventilador, essa posição é muito útil para aumentar o fluxo de oxigênio. Obviamente, isso evita o agravamento da respiração em pacientes com Covid-19. [[Artigo relacionado]]

Passos para fazer posição prona

Em geral, posição prona realizado por uma equipe de profissionais de saúde cujos números são ajustados ao estado do paciente. No JFK Medical Center conforme citado por Hackensack Meridian Health , façam posição de pronação,será assistido por 6 pessoas consistindo em:
  • Enfermeira
  • Terapeuta respiratório
  • Fisioterapeuta / terapeuta ocupacional / técnico de assistência ao paciente
  • Anestesista
Neste caso, a enfermeira irá liderar a equipe e fornecer orientações . O líder da equipe coordenará com os membros cada movimento até a posição prona do paciente. Aqui estão algumas etapas a serem consideradas.
  1. A enfermeira principal e o terapeuta respiratório irão monitorar a cabeça e as vias aéreas do paciente.
  2. Dois fisioterapeutas estão nos lados direito e esquerdo do paciente para auxiliar no movimento do braço, perna, acesso intravenoso e outros cateteres.
  3. Os anestesistas ficam de guarda no manejo das vias aéreas.
  4. O paciente que está deitado será movido lentamente para o lado seguido por virar o paciente de cabeça para baixo (prono).
  5. Cada movimento, a condição da freqüência cardíaca, pressão sanguínea, pulso e saturação de oxigênio devem permanecer estáveis.
  6. O paciente é colocado em decúbito ventral por 16 a 18 horas e, em seguida, colocado de volta na posição supina por 6 a 8 horas.
  7. Durante esse processo, exames laboratoriais e radiológicos especiais ainda são realizados para determinar se o método deve ser continuado ou não.
Além de exigir habilidades especiais, posição de pronação Também requer tempo e paciência para fazê-lo.

Como fazer uma posição pronada para auto-isolamento em casa?

O posicionamento de bruços é realizado com o corpo voltado para baixo. O aumento acentuado no número de Covid-19 na Indonésia fez com que algumas pessoas com sintomas leves tivessem que se isolar em casa devido à disponibilidade limitada de leitos Covid-19. Mesmo que os sintomas sejam leves, o risco de a saturação de oxigênio cair abaixo de 94% permanece e causa falta de ar. De acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde e Bem-Estar da Família, Governo da Índia, posição de pronação pode ser feito de forma independente. Isso pode ser feito para pacientes com Covid-19 que se isolam em casa. Veja como fazer posição prona (pronação) independentemente.
  1. Prepare 4-6 travesseiros.
  2. Com a posição prona, coloque um travesseiro sob a cabeça, 1-2 travesseiros na região abdominal inferior até a parte superior das coxas e 2-3 travesseiros sob as canelas ou pés.
  3. Faça a posição de bruços por cima por 30 minutos.
  4. Com a mesma quantidade de travesseiros, mude de posição para deitar-se do lado direito, no máximo 30 minutos.
  5. Em seguida, endireite o corpo e descanse sentado. Apoie as costas com uma almofada ligeiramente alta.
  6. Repita em uma posição deitada do lado direito (ponto número 4) por um máximo de 30 minutos.
  7. Continue com a posição prona (ponto 1) por no máximo 30 minutos.
Você pode ajustar a posição do travesseiro para ficar confortável ao fazer esta técnica. Além disso, você não deve fazer posição de pronação depois de comer. Se você hesita em fazer isso de forma independente, não há nada de errado em pedir ajuda ou ser orientado por um profissional de saúde. Se o acesso ao hospital não for possível, você pode usar um serviço de consulta médica online. [[Artigo relacionado]]

Algumas coisas a serem observadasposição prona

Lenore Reilly, uma enfermeira gerente do JFK Medical Center afirmou que a ação pronação pode causar efeitos colaterais, como.
  • Obstrução das vias aéreas (obstrução)
  • Descolamento do tubo endotraqueal
  • Lesão na pele devido à pressão
  • Edema da face e do trato respiratório
  • Pressão arterial baixa (hipotensão)
  • Perturbações do ritmo cardíaco (arritmias)
No entanto, esses efeitos colaterais podem ser evitados fazendo-se lenta e gradativamente e de acordo com a orientação da equipe médica. Para aqueles de vocês que podem estar atualmente em isolamento devido à Covid-19, não há mal nenhum em tentar posição de pronação isto. Se você não tiver certeza de como, pode consultar diretamente um médico por meio do aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe o aplicativo em Loja de aplicativos e Google Play agora!