Pectina de caulim, remédio poderoso para diarréia

A pectina de caulim é uma combinação comumente usada para aliviar a diarreia. Acredita-se que o caulim seja capaz de capturar e transportar bactérias causadoras de diarréia do trato digestivo. Este material também absorve água no intestino, de modo que a consistência das fezes pode endurecer novamente. O caulim pode ser usado para tratar diarreia leve, moderada a grave. Esta substância também pode ser usada para tratar a cólera. Na medicina tradicional, o caulim também é aplicado na superfície da ferida para ajudar a reduzir o sangramento. Para além do tratamento de feridas, esta substância tem ainda outros benefícios para a pele, nomeadamente tornar a pele demasiado seca para húmida e vice-versa.

Pectina de caulim e seu aviso de uso

Embora a pectina de caulim ainda esteja incluída no grupo de drogas leves, isso não significa que você pode tomá-la descuidadamente. Preste atenção aos itens abaixo antes de consumi-lo para que o risco de efeitos colaterais possa ser reduzido.
  • Certifique-se de que você não tem alergia a caulim ou pectina.
  • Este medicamento não é recomendado para uso em crianças menores de 3 anos de idade.
  • Para os idosos, certifique-se de que seu uso seja acompanhado de um consumo adequado de líquidos.
  • A pectina de caulim pode interagir com outros medicamentos e interferir em seu funcionamento, portanto, preste atenção ao tipo de medicamento que está tomando no momento.
  • O consumo de pectina de caulim com álcool também corre o risco de desencadear interações.
  • Certifique-se de que você está tendo diarreia normal, e não uma condição grave, como disenteria. Porque, tomar este medicamento para disenteria na verdade piorará a condição.
  • Este medicamento está incluído na categoria B para mulheres grávidas. Isso significa que a pectina de caulim é segura para consumo durante a gravidez.

A dose certa de consumo de pectina de caulim

A dosagem para consumir a pectina de caulim varia de pessoa para pessoa. Para tratar a diarreia, a seguinte é a dose certa se estiver a tomar o medicamento em suspensão ou na forma líquida.
  • Adultos: 4-8 colheres de sopa (60-120 ml) após cada evacuação enquanto as fezes ainda estão líquidas
  • Crianças com 12 anos ou mais: 3-4 colheres de sopa (45-60 ml) após cada evacuação
  • Crianças de 6-12 anos: 2-4 colheres de sopa (30-60 ml) após cada evacuação
  • Crianças de 3-6 anos: 1-2 colheres de sopa (15-30 ml) após cada evacuação
  • Crianças com idade igual ou inferior a 3 anos: não recomendado, a menos que especificamente prescrito por um médico.
Lembre-se de que a dosagem acima pode variar dependendo do seu estado de saúde. Portanto, antes de tomar este medicamento, é melhor consultar primeiro o seu médico e ler atentamente as instruções de uso na embalagem.

É melhor não tomar caulim ao mesmo tempo que esta droga

O consumo de caulim junto com outras drogas pode causar interações medicamentosas. As interações medicamentosas ocorrem quando um ingrediente de um medicamento altera a ação de outro medicamento. Como resultado, haverá um aumento no risco de efeitos colaterais do medicamento para uma diminuição na eficácia do medicamento.

Algumas drogas que podem desencadear interações com o caulim incluem:

• Clindamicina

Se você tomar caulim e o antibiótico clindamicina ao mesmo tempo, a absorção da droga clindamicina pelo corpo diminuirá. No entanto, isso não reduz a quantidade de antibióticos que será absorvida pelo corpo.

• Digoxina

A digoxina é um medicamento para doenças cardíacas que, quando tomado com o caulim, reduz sua eficácia. Para evitar o risco de interação, mantenha o consumo de ambos com pelo menos 2 horas de intervalo.

• quinidina

Assim como a digoxina, a quinidina também apresenta uma diminuição na eficácia quando tomada junto com o caulim. Este medicamento é para o coração e deve ser tomado com pelo menos 2 horas de intervalo do caulim.

• Trimetoprima

O antibiótico trimetoprim também pode interferir em seu funcionamento quando tomado com caulim, pois pode diminuir a absorção e diminuir a eficácia do trimetoprim. Assim como os medicamentos acima, para minimizar o risco de interações, deve-se dar um distanciamento de pelo menos 2 horas entre os horários de consumo.

Possíveis efeitos colaterais do caulim

A pectina de caulim é geralmente segura para uso. Até o momento, não houve relatos de que o consumo dessa droga desencadeie efeitos colaterais graves. Mas, se consumido em excesso, pode causar prisão de ventre. O risco desses efeitos colaterais é mais provável de aparecer em crianças e idosos que os consomem. Portanto, certifique-se de que eles bebem bastante água enquanto a diarreia ainda estiver acontecendo. Se você tiver mais perguntas sobre a pectina de caulim ou outros medicamentos para diarréia, consulte um médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play.