Familiarize-se com a imunologia e as doenças que ela estuda

A imunologia é um ramo das ciências da saúde importante para a saúde humana em geral. Nele, os imunologistas continuam a estudar o complexo sistema imunológico e as doenças que podem ocorrer quando esse sistema está comprometido. Pode-se dizer que o sistema imunológico é o sistema de defesa do corpo contra infecções bacterianas, virais, parasitárias e outras. Se esse sistema for anormal, seja ele muito agressivo ou muito passivo, o corpo terá vários problemas, desde alergias até câncer. O papel da imunologia torna-se ainda mais importante quando há um surto, por exemplo, no caso anterior de Ebola. Agora, esses imunologistas também estão lutando com o tempo para encontrar uma vacina para o coronavírus (COVID-19).

Conheça o sistema imunológico estudado em imunologia

A imunologia é o estudo do sistema imunológico dos seres vivos, incluindo os humanos. O próprio sistema imunológico é um conjunto de células e proteínas que protegem os órgãos do corpo humano de organismos invasores, de modo que esses órgãos possam funcionar de maneira ideal. O sistema imunológico funciona de maneiras complexas. Mas, em termos simples, existem duas camadas de defesa em seu corpo, a saber:
  • Sistema imunológico inato

Esse sistema imunológico é a primeira linha de defesa do corpo quando chegam microorganismos que prejudicam o corpo. Este sistema imunológico inato pode funcionar para limpar células mortas no corpo e objetos estranhos que entram em órgãos internos. A desvantagem é que o sistema imunológico inato é independente de antígeno também conhecido como não específico para um patógeno particular. Este sistema também não tem memória de certos patógenos que alguma vez prejudicaram o corpo, portanto, não pode funcionar automaticamente para remover esses patógenos do corpo.
  • Sistema imunológico adaptativo

A deficiência do sistema imunológico inato será coberta pelo sistema imunológico adaptativo. Este sistema imunológico é dependente de antígeno e pode atuar especificamente sobre certos microrganismos. O sistema imunológico adaptativo pode reconhecer patógenos previamente invasores e prejudiciais. Isso os torna capazes de expelir rapidamente microorganismos prejudiciais do corpo.

Doenças estudadas em imunologia

Além do sistema imunológico, a imunologia também estuda doenças relacionadas ao funcionamento desse sistema. Os seguintes tipos de doenças imunológicas são divididos em três grupos com base em como o sistema imunológico afeta o surgimento dessas doenças.

1. Atividades

A entrada de vírus, bactérias, parasitas, toxinas e outros patógenos prejudiciais no corpo fará automaticamente com que o sistema imunológico os combata ativamente. Isso fará com que você sinta febre, também conhecida como aumento da temperatura corporal acima do limite normal. Algumas pessoas pensam na febre como uma doença, mas é um mecanismo do sistema imunológico para nutrir o corpo. A febre também pode ser um sinal de que o sistema imunológico adaptativo está "lembrando" do patógeno, de modo que será mais rápido expulsá-lo quando ele voltar.

2. Imunodeficiência

Quando o sistema imunológico está subativo, diz-se que você está em um estado de imunodeficiência. Nessa situação, o corpo ficará suscetível a doenças. A imunodeficiência pode ocorrer devido à falta de componentes no sistema imunológico, um dos quais é devido à influência de certos medicamentos. Certos tipos de doenças também podem torná-lo imunodeficiente, a saber:
  • Câncer

Esta doença é caracterizada pelo crescimento celular descontrolado de forma que um de seus efeitos é a redução da função do sistema imunológico. Pesquisas em imunologia comprovam que pacientes com câncer podem se submeter a terapia imunológica (imunoterapia) para melhorar o funcionamento do sistema imunológico para que ele possa combater as células cancerosas.
  • HIV (vírus da imunodeficiência humana)

Esse vírus tornará seu corpo incapaz de lutar contra infecções que penetram no corpo, de modo que você fica mais suscetível a certas doenças. Não há cura para o HIV, mas você pode suprimir a propagação do vírus com certos medicamentos e tratamentos. Se não for tratado imediatamente, o HIV pode se transformar em AIDS.síndrome da Imunodeficiência Adquirida).

3. Hipersensibilidade

A hipersensibilidade é uma condição na qual o sistema imunológico é facilmente acionado e ativa seu modo de defesa. Nas doenças imunológicas, existem duas doenças associadas à hipersensibilidade, nomeadamente as doenças autoimunes e as alergias. Doença autoimune é uma condição em que o sistema imunológico ataca os órgãos do corpo que deveria proteger. Esta condição em si é dividida em duas partes, a saber:
  • Doença autoimune primária: doenças autoimunes que estão presentes no nascimento, como diabetes tipo 1
  • Doença autoimune secundária: doença autoimune que surge devido a muitos fatores, como artrite reumatóide, esclerose múltipla, Doença de Crohn e lúpus.
[[artigos relacionados]] Enquanto isso, as alergias ocorrem como uma resposta do sistema imunológico a substâncias inofensivas que entram no corpo. Essa substância pode estar na forma de alimento, pólen ou poeira. A resposta do sistema imunológico fará com que os glóbulos brancos liberem uma substância química chamada histamina, de modo que você sinta os sintomas de alergia com os quais está familiarizado. No entanto, o mundo da imunologia ainda continua a estudar o mecanismo das alergias no organismo, a fim de controlar a doença que pode causar anafilaxia. Se você quiser consultar um especialista, existem especialistas em medicina interna que estudam amplamente sobre imunologia. O doutorado é Sp. PD-KAI, nomeadamente Consultor Especialista em Medicina Interna em Alergia e Imunologia. Como, você está interessado em estudar imunologia?