Cada vez que você acessa as redes sociais ou quando se reúne com amigos, muitas vezes você se depara com o tema LGBT. Também há pouco debate sobre o grupo. Alguns concordam, outros não. Algumas pessoas pensam que LGBT é uma forma de doença e transtorno mental. Mas também há quem considere o LGBT como uma condição que deve ser eliminada. Na verdade, o que é LGBT? É verdade que LGBT é um transtorno de personalidade ou um transtorno mental? A seguir está uma explicação sobre o tratamento médico LGBT.
O que é LGBT?
Antes de entender o que é LGBT, é importante que você conheça os conceitos de orientação sexual e identidade sexual, no que se refere a esse grupo.
1. Orientação sexual
A orientação sexual é a atração sexual, romântica e emocional que um indivíduo sente por outro indivíduo. Existem vários tipos de orientação sexual, nomeadamente heterossexual, homossexual, bissexual e assexual.
- Heterossexual: Heterossexuais são pessoas que gostam do sexo oposto. Um homem gosta de uma mulher e uma mulher gosta de um homem.
- Homossexual: Homossexual refere-se a pessoas do mesmo sexo. Nesse grupo, encontram-se gays e lésbicas. Gay é um homem que gosta do mesmo sexo. Enquanto isso, lésbicas são mulheres que gostam do mesmo sexo.
- Bissexual: Bissexual é um grupo de pessoas que gosta de homens e mulheres.
- Assexuado: Assexual é um grupo de pessoas que não se interessam por sexo, tanto homens como mulheres, mas ainda é possível sentir-se próximo de outras pessoas.
2. Identidade de gênero
A identidade de gênero é a consciência interna do indivíduo sobre seu gênero, que pode ser igual ao sexo desde o nascimento, ou até mesmo diferente. Por exemplo, você tem uma identidade de gênero como mulher, e isso pode ser visto pela presença de órgãos vaginais desde que você nasceu. O termo LGBT significa lésbica, gay, bissexual e transgênero. Como o nome indica, lésbicas, gays e bissexuais são usados para grupos de indivíduos que não se identificam como heterossexuais. Além de lésbicas, gays e bissexuais, também existem grupos de transgêneros LGBT. Em um sentido restrito, transgênero é um grupo de pessoas que têm uma identidade sexual diferente do gênero desde o nascimento. Por exemplo, uma pessoa pode sentir que não é um homem, embora tenha nascido com um órgão sexual do pênis. Uma pessoa transgênero pode se identificar como heterossexual, homossexual e bissexual. Mulheres transexuais (homens que se percebem como mulheres) podem sentir atração por mulheres, assim como por homens. O mesmo acontece com os homens transexuais.
A razão pela qual alguém se torna LGBT
Você pode muitas vezes se perguntar: "Por que algumas pessoas gostam do sexo oposto e outras do mesmo sexo?". Não há uma resposta definitiva para essa pergunta ainda. Diversas associações científicas, como a American Academy of Pediatrics (AAP) e a American Psychological Association (APA), argumentam que a orientação sexual é uma combinação complexa que envolve muitos fatores. Alguns deles são fatores biológicos, psicológicos e ambientais. Além disso, os cientistas também acreditam que os hormônios e fatores genéticos também desempenham um papel na definição da orientação sexual de uma pessoa. Mesmo assim, enfatizam os especialistas, a orientação sexual, inclusive homossexual e heterossexual, não é algo que se possa escolher. Ou seja, a orientação sexual é algo que existe naturalmente dentro de um indivíduo. [[Artigo relacionado]]
LGBT é um transtorno de personalidade?
Os transtornos de personalidade referem-se a transtornos de saúde mental caracterizados por padrões perturbados de pensamento, comportamento e sentimentos, e não são percebidos pelo sofredor. Pessoas com esse transtorno geralmente têm dificuldade para construir uma vida social com outras pessoas e se comportam de maneira diferente das outras pessoas. É verdade que LGBT é corretamente chamado de transtorno de personalidade? No início, a homossexualidade foi categorizada como um transtorno mental. No entanto, em 1973, a American Psychological Association (APA) retirou os homossexuais da lista de transtornos mentais. Esses resultados são publicados no Manual de Diagnóstico e Estatística (DSM), volume II, e são vistos como o começo para o fim do estigma e da discriminação contra pessoas LGBT.
Da mesma forma com o transgênero. A Organização Mundial da Saúde (OMS) também planeja remover os transgêneros da categoria de transtornos mentais. A partir das decisões acima, pode-se concluir que LGBT não é um transtorno mental nem um transtorno de personalidade.
Não discrimina pessoas LGBT
Claro, você pode ter suas próprias opiniões sobre LGBT, incluindo homossexuais. Fatores de religião e lógica podem ser a causa. Embora não haja exigência de que todos justifiquem a homossexualidade, é bom não discriminar grupos ou comunidades LGBT. Isso ocorre porque os grupos homossexuais são mais propensos a transtornos mentais, como depressão e transtornos de ansiedade, do que os indivíduos heterossexuais. Isso é causado por pressão mental, sentimento diferente e solitário e discriminação de outros grupos da comunidade. Pessoas LGBT também podem estar perto de seu círculo de amigos e familiares. Se as pessoas mais próximas saírem ou
saindo como indivíduo homossexual, você deve ser capaz de agir com sabedoria e respeitar seus direitos como ser humano, para manter sua saúde mental.