Cuidado com a caxumba em crianças, essas são as causas e o tratamento

Você deve estar familiarizado com caxumba ou caxumba, também conhecida como caxumba. Não ocorre apenas em adultos, a caxumba em crianças geralmente ocorre na idade de bebês a adolescentes, para ser preciso 5-14 anos. Quando você tem caxumba, as glândulas salivares ou parótidas de seu filho incham. Essa condição também causa dor que interfere na vida diária do bebê. Na verdade, o que causa caxumba em crianças?

Causas da caxumba em crianças e seus sintomas

A causa da caxumba em crianças é um vírus chamado paramixovírus. Esse vírus pode infectar as glândulas salivares, que ficam sob as orelhas e perto da mandíbula. A caxumba é uma doença de fácil transmissão, podendo até se espalhar pelo contato com espirros ou tosses de pessoas infectadas. O vírus também pode viver na superfície de objetos, como maçanetas ou talheres, que uma pessoa infectada tenha tocado. Para que, sem você saber, quando uma criança tocar ou usar esses objetos e depois esfregar o nariz ou a boca, o vírus infectará e fará com que ela pegue caxumba. As crianças correm mais risco de contrair esta doença se não tiverem recebido a vacina contra caxumba ou se estiverem perto de pessoas com caxumba. Se seu filho tiver caxumba, os sintomas geralmente aparecem 2 a 3 semanas após o contato com o vírus. Os sintomas mais comuns de caxumba em crianças são:
  • Nódulo doloroso no pescoço devido ao inchaço das glândulas salivares localizadas perto da mandíbula
  • Você também pode ter um inchaço que afeta uma ou ambas as bochechas
  • Dificuldade em falar e mastigar
  • Perda de apetite
  • Dor de ouvido
  • febre doente
  • Dor de cabeça
  • Fadiga
  • Dor muscular.
Em alguns casos, a caxumba em crianças não causa sintomas ou os sintomas são leves. No entanto, se os sintomas acima aparecerem, é melhor levar seu filho ao médico para um diagnóstico adequado.

Remédio para caxumba em crianças

A água pode prevenir a desidratação durante a caxumba O tratamento da caxumba em crianças depende dos sintomas, da idade e das condições de saúde. Existem duas opções de medicamentos para caxumba em crianças, a saber, a médica e a natural. Como essa doença é causada por um vírus, o tratamento serve apenas para reduzir os sintomas até que o sistema imunológico esteja novamente forte. Na maioria dos casos, a caxumba cicatriza em 2 semanas e é raro que essa condição continue. Os seguintes medicamentos para caxumba podem ajudar a aliviar os sintomas:

1. Remédios naturais

Os remédios naturais que podem ser usados ​​como remédio contra caxumba em crianças incluem:
  • Garantir que as crianças tenham descanso suficiente

A criança deve descansar o suficiente para que a situação se recupere rapidamente. Deixe seu filho deitar na cama e não faça nada primeiro, como ir à escola ou brincar.
  • Dê muitos líquidos

Quando expostas à caxumba, as crianças podem ficar desidratadas. Portanto, dê ao seu filho muitos líquidos para beber, especialmente água, para evitar a desidratação, que pode piorar a situação. Evite dar sucos ou bebidas ácidas, pois podem piorar a dor.
  • Compressa de gelo

Coloque uma bolsa de gelo no caroço no pescoço da criança. Este método pode ajudar a reduzir a dor ou reduzir o caroço. Você só precisa embrulhar o gelo em uma toalha e colocá-lo no pescoço do seu filho.
  • Dê comida macia

Quando você tem caxumba, seu filho pode ter dificuldade para mastigar por causa da dor. Portanto, dê às crianças alimentos macios e fáceis de mastigar, como sopas, iogurte e smoothies.

2. Tratamento médico

Aqui estão alguns remédios médicos que ajudarão a tratar a caxumba.
  • Dê ibuprofeno

Dar ibuprofeno a crianças tem como objetivo aliviar a febre e a dor. No entanto, não dê ibuprofeno a crianças com menos de 6 meses de idade. Antes de dar medicamentos, você deve consultar seu médico sobre os benefícios, efeitos colaterais e riscos desses medicamentos.
  • Dando paracetamol

Semelhante ao ibuprofeno, o paracetamol também pode reduzir a febre e aliviar a dor da caxumba. Certifique-se de dar ao seu filho de acordo com a receita do médico ou as instruções de uso. Você tem que ter paciência ao cuidar de uma criança com caxumba em casa. Se a caxumba não melhorar após 2 semanas, você deve levar seu filho ao médico imediatamente para exames adicionais. [[Artigo relacionado]]

Dê ao seu filho a vacina contra caxumba

Ilustração da vacina MMR para crianças A melhor maneira de evitar que a caxumba atinja as crianças, você deve dar a vacina contra a caxumba em crianças. A vacina contra caxumba é geralmente administrada em combinação com a vacina contra sarampo e rubéola (MMR). A maioria das crianças que recebem a vacina fica protegida da caxumba. A vacina contra sarampo, caxumba e rubéola é administrada em duas doses para bebês e crianças. A primeira dose é administrada aos 12-15 meses de idade e a segunda dose aos 4-6 anos. Ao receber as duas doses, a eficácia da prevenção da caxumba chega a 88 por cento. Enquanto isso, se apenas uma dose for administrada, a eficácia é de apenas 78 por cento. Além disso, se o sistema imunológico de seu filho estiver comprometido ou alérgico à gelatina ou neomicina, ele não deve receber a vacina MMR. A maioria das pessoas que recebem a vacina MMR não apresenta efeitos colaterais, e a vacina não pode transmitir a doença por si só. No entanto, em uma minoria de casos, a vacina MMR pode causar erupção cutânea, febre ou dor nas articulações. Portanto, converse com seu médico sobre o calendário de vacinação de seu filho. Além disso, na prevenção da caxumba em crianças, não permita que seu filho entre em contato com pessoas infectadas com caxumba. Tanto quanto possível, mantenha seu filho longe de pessoas infectadas. Além disso, ensine as crianças a lavar diligentemente as mãos com sabão para evitar várias doenças.