Conheça as funções do citoesqueleto e suas várias estruturas

O citoesqueleto é uma rede de filamentos e túbulos que se estendem por toda a célula, através do citoplasma, que inclui todo o material da célula, exceto o núcleo. O citoesqueleto pode ser encontrado em todas as células, mas as proteínas que são seus blocos de construção podem diferir entre os organismos.

Funções do citoesqueleto

Em geral, a função do citoesqueleto é sustentar a vida celular, dar forma, organizar e conectar as organelas (um tipo de órgão) nele. O citoesqueleto também desempenha funções no transporte molecular, divisão celular e sinalização celular. A seguir está uma explicação mais detalhada das funções do citoesqueleto que são importantes para a vida de uma célula:

1. Dê a forma de célula

A função desse citoesqueleto é muito importante, principalmente para células que não possuem parede celular, por exemplo, em células animais. Este tipo de célula não obtém sua forma a partir da camada externa espessa.

2. Movimento celular

Os microfilamentos e microtúbulos no citoesqueleto permitem que as células rastejem e migrem. Os microtúbulos também auxiliam na formação de estruturas, como cílios e flagelos, que permitem a movimentação das células.

3. Organizar células e organelas

O citoesqueleto pode organizar células, ajudar no movimento das organelas por toda a célula e manter as organelas celulares no lugar enquanto desempenham suas funções. Por exemplo, o citoesqueleto ajuda a mover os cromossomos durante a divisão celular. O citoesqueleto pode ser análogo à estrutura de um edifício que funciona para dar uma forma definida à célula, fornecer suporte e manter a estrutura do edifício no lugar.

Estrutura do citoesqueleto

A estrutura do citoesqueleto consiste em três tipos de filamentos que são cadeias de proteínas alongadas na forma de microfilamentos, filamentos intermediários e microtúbulos.

1. Microfilamento

Os microfilamentos no citoesqueleto são fibras de proteína que se parecem com fios com um diâmetro de 3-6 nanômetros (nm). Assim, os microfilamentos são os filamentos mais finos do citoesqueleto. Os microfilamentos também são conhecidos como filamentos de actina porque são compostos principalmente pela proteína actina, que também é responsável pela contração muscular. Portanto, os microfilamentos são comumente encontrados nas células musculares. Aqui estão algumas das funções dos microfilamentos:
  • A primeira função dos microfilamentos é fornecer assistência na citocinese, processo durante o qual o citoplasma de uma célula se divide em duas células-filhas.
  • Uma outra função dos microfilamentos é auxiliar na motilidade celular (movimento) e permitir que organismos que possuem uma única célula se movam, como as amebas.
  • Finalmente, os microfilamentos também estão envolvidos no processo de fluxo citoplasmático através da célula para fornecer nutrientes.

2. Filamento intermediário

Os filamentos intermediários têm cerca de 8-12 nm de largura. Os filamentos intermediários também são chamados de filamentos intermediários ou filamentos intermediários porque estão localizados entre os microfilamentos menores e os microtúbulos maiores. Os filamentos intermediários podem facilitar a formação de queratina e neurofilamentos. Esse tipo de filamento também pode ser feito de diferentes proteínas, como queratina, vimentina, desmina e lamina. Além das laminas, todos os tipos de filamentos intermediários são encontrados no citoplasma. Cada filamento tem uma função diferente, incluindo
  • O lamin pode ser encontrado no núcleo e serve para sustentar o envelope nuclear que envolve o núcleo.
  • Os filamentos intermediários no citoplasma funcionam para manter a forma da célula, resistir à pressão e fornecer suporte estrutural à célula.

3. Microtúbulos

Com base em seu tamanho, os microtúbulos são os maiores filamentos das fibras do citoesqueleto, com um tamanho de cerca de 23 nm. A forma dos microtúbulos se assemelha a pequenos tubos redondos ocos feitos de tubulina alfa e beta. Existem treze tubulinas que são conectadas para formar um único tubo de microtúbulos que podem continuar a expandir ou encolher. Esta parte do citoesqueleto é muito dinâmica e pode mudar rapidamente. A seguir estão algumas das funções dos microtúbulos no citoesqueleto:
  • Ele empurra a célula para a frente, formando uma estrutura semelhante a um flagelo.
  • Auxilia na formação de estruturas semelhantes a cílios, que podem aumentar a área de superfície da célula e permitir que ela se mova.
  • Ajuda a transportar moléculas ou materiais celulares
  • Ajuda na formação das paredes celulares das células vegetais.
[[artigo relacionado]] Além das três estruturas acima, o citoesqueleto também consiste em certas proteínas motoras.
  • miosina, nomeadamente proteínas que interagem com as proteínas actinas e são igualmente responsáveis ​​pela contração muscular. A miosina também está envolvida nos processos de citocinese, exocitose e endocitose.
  • cinesina, nomeadamente proteínas que se movem ao longo dos microtúbulos para transportar componentes celulares e funcionam para puxar organelas ao longo da membrana celular.
  • Jantar uma proteína que puxa organelas celulares em direção ao núcleo.
Essas são as partes e funções do citoesqueleto. Ambas as células eucarióticas e procarióticas têm um citoesqueleto. No entanto, a forma do citoesqueleto é muito simples nas células procarióticas, sem fluxo citoplasmático, e não é tão claramente visível quanto nas células eucarióticas. Se você tiver dúvidas sobre problemas de saúde, pergunte ao seu médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ gratuitamente. Baixe o aplicativo SehatQ agora na App Store ou Google Play.