Os tumores benignos da mama são nódulos na mama que não contêm células cancerosas. Existem várias condições que podem causar o aparecimento de nódulos mamários benignos e as mais comuns são cistos e fibroadenomas. Diferente do câncer ou dos tumores malignos da mama, os tumores benignos não são perigosos para a vida de quem sofre. No entanto, é possível que os tumores benignos existentes evoluam para malignos se não forem tratados imediatamente.
Os primeiros sintomas de tumores benignos da mama
Na verdade, os primeiros sintomas dos tumores benignos da mama não são muito diferentes dos do câncer de mama. Ambas as doenças podem desencadear o aparecimento de caroços na mama. Mesmo assim, há pouca diferença entre nódulos de câncer de mama e tumores benignos de mama. A seguir estão as características de um caroço na mama devido a um tumor benigno.
• Suave ao toque
Ao contrário de um nódulo no câncer de mama, um nódulo que é um sintoma inicial de um tumor benigno da mama é macio ao toque. Mas em algumas condições, o caroço também pode parecer duro e sólido.
• Os limites do caroço são claros
Nódulos de tumor benigno de mama também são bem definidos, geralmente de formato oval ou redondo. Enquanto isso, os caroços causados pelo câncer de mama têm bordas desiguais e são mais irregulares.
• Fácil de mover
Nos tumores benignos da mama, os caroços que aparecem geralmente ainda são móveis. Embora o tumor maligno da mama seja um câncer, o nódulo não pode ser movido. Além dos caroços, existem vários outros sintomas de tumores benignos da mama que podem ser sentidos quando essa condição começa a se formar, como os seguintes.
- Os seios estão doloridos e inchados ao toque
- A pele da mama fica dolorida ou coçando devido à irritação
- Seios, incluindo mamilos, parecem vermelhos e descascando
- Os mamilos estão doloridos e sua forma muda para ficar mais voltada para dentro
- Descarga como pus da mama, pode ser amarela, verde, marrom ou até preta
Para ter certeza de que os sintomas que você experimenta são benignos e não malignos, você ainda precisa consultar um médico.
Tipos e causas de tumores benignos da mama
Aqui estão algumas doenças que se enquadram na categoria de tumores benignos da mama e as coisas que os causam.
1. Cisto mamário
Cistos são caroços que podem crescer em vários tecidos do corpo, incluindo a mama. Esses caroços são preenchidos com líquido e, nas mulheres, geralmente aparecem antes da menstruação. Os cistos mamários são mais comuns em mulheres com idade entre 35-50 anos ou que estão se aproximando da menopausa. Essa condição raramente progride para malignidade e geralmente é causada por uma glândula mamária bloqueada. Nódulos devido a cistos mamários são basicamente moles. Essa consistência será sentida se um caroço se formar na área próxima à pele. No entanto, cistos em áreas mais profundas parecerão mais duros porque estão cobertos por outro tecido mamário.
2. Fibroadenoma mammae
Fibroadenoma mammae (FAM) é um dos tipos mais comuns de tumores benignos da mama que ocorrem em mulheres na faixa dos 20 ou 30 anos. Os caroços que aparecem como resultado dessa condição geralmente apresentam uma aparência sólida e têm uma superfície lisa. O caroço também é indolor e pode ser movido livremente quando tocado.
3. Adenoses
A adenose é um nódulo benigno na mama cujas características não são clinicamente específicas. No entanto, se examinada com mais detalhes, sabe-se que a adenose ocorre quando os lóbulos da mama aumentam. Enquanto isso, quando examinado por meio de um exame radiográfico, como uma mamografia, esse caroço aparecerá branco ou calcificado na área da mama.
4. Mastite
A mastite é uma infecção da mama caracterizada por vermelhidão, dor e inchaço. Os caroços que aparecem como resultado dessa condição são benignos. No entanto, como há sinais de infecção, não é incomum que a mastite seja confundida com câncer de mama inflamatório.
5. Necrose de gordura
A necrose de gordura, também conhecida como necrose de gordura, é um tumor benigno que ocorre devido a danos nas glândulas de gordura no tecido mamário. O caroço devido a essa condição vai parecer sólido e um pouco duro. Nenhuma dor surgirá devido à necrose de gordura. Danos nas glândulas de gordura da mama podem ocorrer devido a várias coisas, como um impacto forte, tamanho da mama muito grande ou efeitos colaterais de tratamentos de câncer, como mastectomia ou radioterapia.
Leia também: Estes são os sintomas do câncer de mama e como verificá-los em casa
Exame de tumor de mama
O diagnóstico de tumores benignos da mama não pode ser feito apenas pelo exame físico. A fim de garantir que a condição não leve à malignidade, o médico também irá instruir alguns exames adicionais, como:
• Exame radiológico
Os exames radiológicos mais comuns realizados para diagnosticar tumores de mama são a mamografia e a ultrassonografia. Em certos casos, o médico também pode instruir o paciente a se submeter a um exame de ressonância magnética. O exame radiológico é feito para ver o tecido da mama. Pela imagem que aparece, pode-se ver se o nódulo está cheio de líquido (como nos cistos) ou sólido (como no câncer de mama).
• Análise de pus saindo da mama
Em caroços que drenam pus, o médico pode colher uma amostra de pus e enviá-la a um laboratório para exame. Os resultados do exame podem identificar a presença de células anormais no fluido.
• Biópsia
A biópsia é feita ao coletar uma amostra de tecido e examiná-la em um laboratório. Por meio desse exame, o médico pode ver a natureza do caroço: perigoso ou benigno.
Como tratar tumores benignos da mama
Os tumores benignos da mama são inofensivos e podem cicatrizar bem, desde que tratados de forma adequada. Algumas condições nem mesmo requerem tratamento especial e apenas precisam ser monitoradas regularmente. Para o tratamento, os procedimentos a seguir são geralmente escolhidos pelos médicos para curar tumores benignos na mama.
• Aspirações
A aspiração é o processo de sugar o fluido do caroço com uma seringa. Este procedimento é um tratamento comum para doenças císticas, incluindo cistos mamários.
• Lumpectomy Operasi
A mastectomia é a remoção cirúrgica de um tumor de mama junto com uma pequena quantidade de tecido saudável ao redor. A remoção do tecido saudável é feita para prevenir a recorrência do tumor. Essa cirurgia geralmente é realizada em tumores com menos de 5 cm de diâmetro.
• Crioterapia
A crioterapia é um procedimento para destruir o tecido tumoral usando nitrogênio líquido. O nitrogênio será inserido por meio de um pequeno tubo diretamente na área de tumores benignos da mama. Este procedimento é leve porque não demora muito. Portanto, a anestesia administrada é um anestésico local para que você permaneça acordado durante o procedimento.
• Antibióticos
Os antibióticos serão administrados nos nódulos mamários que se formam devido a uma infecção bacteriana, como a mastite. Obviamente, o tipo de antibiótico usado não é arbitrário e só pode ser obtido com receita médica. [[artigos relacionados]] O médico determinará o método de tratamento mais adequado para sua condição. Se você quiser saber mais sobre os tumores benignos da mama,
pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em
App Store e Google Play.