A pequena quantidade de sêmen que sai para muitas pessoas pode ser interpretada como um baixo volume de esperma durante a ejaculação. Mas, na verdade, a contagem de espermatozóides está baixa, ou
baixa contagem de espermatozóides, são condições diferentes. Quando um homem ejacula, o que sai do pênis não é apenas esperma, mas também sêmen, também conhecido como sêmen. Sim, esperma e sêmen são duas coisas diferentes, mas estão relacionados. Do volume total que sai durante a ejaculação, o esperma consiste apenas em cerca de 1% dele. Essa condição é chamada de hipospermia e tem pouco efeito sobre a fertilidade. Enquanto isso, uma contagem de espermatozoides menor que o normal é chamada de oligospermia e tem um efeito significativo na fertilidade do homem. Existem várias coisas que fazem com que o sêmen e os espermatozoides tenham atenção.
Causa um pouco de gozada
Normalmente, em um mililitro de sêmen existem cerca de 15 milhões de células de esperma. Menos do que isso, pode-se dizer que uma pessoa tem uma baixa contagem de espermatozoides. Quanto menor o número de espermatozoides produzidos, menos provável é que os espermatozoides cheguem e fertilizem o óvulo. Por isso, a gravidez será mais difícil de acontecer. Existem várias coisas que podem fazer com que o número de produção de espermatozoides diminua, variando de problemas de saúde a hábitos ruins.
Varicocele pode diminuir a contagem de espermatozoides
1. Varicocele
A varicocele ocorre quando as veias no escroto aumentam tanto que bloqueiam o fluxo de sangue nos testículos. Isso faz com que a temperatura dos testículos suba e afeta a produção de esperma.
2. Infecção
Alguns tipos de infecção podem interferir na produção de espermatozoides ou causar feridas que bloqueiam as vias de passagem dos espermatozoides. Essas infecções incluem:
- Epididimite
- Orquite
- Gonorréia
- HIV
3. Distúrbios de ejaculação
Um tipo de distúrbio de ejaculação que causa baixo nível de sêmen é a ejaculação retrógrada. Nessa condição, o esperma que deveria sair pela ponta do pênis durante a ejaculação, na verdade entra na bexiga. Como resultado, o esperma que conseguiu sair é pouco ou mesmo nenhum.
4. Tumor
Os tumores benignos ou malignos, como o câncer, podem afetar os órgãos reprodutivos masculinos. Além disso, o tratamento recebido por pacientes com tumor e câncer também pode ter um impacto na diminuição da produção de esperma.
5. Transtornos hormonais
Os hormônios desempenham um papel importante no processo de produção de esperma. É por isso que, quando há um desequilíbrio hormonal, o número de espermatozoides também pode diminuir.
Certos medicamentos podem reduzir a produção de espermatozoides
6. Uso de drogas
O uso de vários tipos de drogas também é causa de baixo nível de sêmen. Os tipos de medicamentos em questão incluem:
- Bloqueadores beta
- Antibióticos
- Pressão alta
7. Exposição a produtos químicos e metais
A exposição a produtos químicos, como pesticidas, agentes de limpeza e tintas, pode reduzir a contagem de espermatozoides. Além disso, a exposição a metais pesados como o chumbo também pode causar o mesmo.
8. Testículos superaquecidos
A temperatura testicular é muito influente na produção de espermatozoides. Se estiver muito quente, a produção de esperma (espermatogênese) diminuirá automaticamente. As causas do aumento da temperatura testicular incluem o hábito de segurar o laptop por muito tempo e usar calças muito justas.
9. Consumo excessivo de álcool e abuso de drogas
O uso de drogas ilegais, como maconha e cocaína, pode reduzir a contagem de espermatozoides, assim como o consumo excessivo de álcool.
A obesidade pode reduzir a produção de esperma
10. Excesso de peso
Excesso de peso ou obesidade é a causa da baixa contagem de sêmen e espermatozoides. Além disso, as pessoas obesas também costumam ter produção de hormônios prejudicada, que também está associada à produção de esperma.
11. Hábitos de fumar
De acordo com um estudo de 2012 publicado em
The Journal of Medical Research revelou que fumar tem um impacto na redução do número de espermatozóides que podem ser produzidos pelos testículos. Se você é um fumante ativo e frequentemente descobre que pequenas quantidades de sêmen são liberadas, é hora de interromper o hábito se quiser que a quantidade e a qualidade dos espermatozoides sejam mantidas.
12. Fatores psicológicos
Fatores psicológicos também podem afetar o número de espermatozoides produzidos. O estresse emocional prolongado e a depressão podem afetar o equilíbrio dos hormônios no corpo, o que tem um impacto no número de espermatozoides produzidos.
13. Exposição à radiação
A exposição à radiação pode causar baixo nível de sêmen. Na verdade, pode levar anos para que a produção de espermatozoides volte ao normal. Se a exposição à radiação ocorrer em grandes doses, a produção de esperma pode ser reduzida permanentemente. [[Artigo relacionado]]
Sêmen pequeno é sinal de baixa contagem de espermatozoides?
A falta de sêmen que sai pode fazer você pensar que a contagem de espermatozoides também está baixa. Isso pode ser verdade, mas não pode ser confirmado a olho nu. Esperma e sêmen são duas coisas diferentes. O sêmen pode ser visto a olho nu, enquanto o esperma não é. É por isso que, para saber o número de espermatozoides no sêmen, você precisa se submeter a um teste especial de fertilidade masculina.
Como aumentar a contagem de esperma
O exercício pode restaurar a produção de esperma. Se você foi diagnosticado com oligospermia, as seguintes etapas do tratamento podem ajudar a aumentar os espermatozóides:
• Operação
Condições como varicoceles podem ser tratadas com cirurgia. Durante a cirurgia, o médico irá fechar os vasos sanguíneos dilatados e desviar o fluxo sanguíneo para outros vasos sanguíneos normais.
• Medicamento
Os médicos podem prescrever antibióticos para aliviar a infecção que está causando a baixa contagem de espermatozoides. Também é possível administrar outros tipos de medicamentos de acordo com a condição do paciente. Isso pode não aumentar automaticamente a produção de espermatozoides, mas evitará que a contagem de espermatozoides continue diminuindo.
• Terapia hormonal
O desequilíbrio hormonal costuma ser o cérebro por trás da falta de produção de espermatozoides. A terapia hormonal pode ser uma solução. Quando os níveis hormonais voltam ao equilíbrio, a produção de espermatozóides pode voltar ao normal.
• Mudancas de estilo de vida
Para os homens com sobrepeso, as mudanças no estilo de vida podem ser uma opção eficaz para restaurar a produção de esperma. Além de se exercitar e consumir alimentos que estimulem o esperma, mudanças no estilo de vida também podem ser feitas parando de fumar e bebendo álcool.
• Sexo mais frequente
Se você e seu parceiro estão tentando ter um bebê, mas a contagem de espermatozóides está baixa, tente fazer sexo com mais frequência, o que é 3-4 vezes por semana. Isso aumentará as chances de fertilização. Observe também a época da ovulação ou o período fértil de seu parceiro e faça sexo quando entrar no período fértil. Isso também aumentará o potencial de gravidez.
• Não use lubrificantes durante o sexo
Alguns produtos lubrificantes ou lubrificantes podem afetar a função e o movimento dos espermatozoides. Certifique-se de escolher um produto seguro de acordo com as recomendações do médico. [[Artigo relacionado]]
Notas de SehatQ
A falta de contagem de espermatozóides pode ser superada, desde que você busque o tratamento correto. Portanto, se você e seu parceiro ainda não tiveram o filho que desejam, consulte o seu médico. Além disso, você e sua esposa também devem fazer um teste de fertilidade para ajudar a determinar o tratamento mais adequado para que a gravidez possa ser alcançada rapidamente. Pergunte sobre as causas do baixo nível de sêmen e outros problemas reprodutivos masculinos com o melhor médico diretamente do
Smartphone Você no aplicativo de saúde da família SehatQ! Com recursos
conversa de médico, consulta médica muito mais fácil e rápida. Baixe o aplicativo agora em
App Store e Google Play.