Conheça a Anatomia da Oral e as Diversas Doenças Possíveis

A boca é por onde o alimento e o ar entram no corpo. A anatomia da boca começa da abertura entre os lábios até o istmo orofaríngeo, que é a abertura da orofaringe na parte posterior da garganta. Em geral, a função da boca é um lugar para entrar na comida, a digestão inicial da comida antes de entrar nos órgãos digestivos, um meio para falar e respirar. Cada parte da anatomia da cavidade oral tem sua função. A presença de doença na boca pode interferir em sua função, por isso precisa ser tratada imediatamente.

Anatomia oral

A anatomia da boca começa com os lábios e termina na garganta. Os limites da boca são definidos pelos lábios, bochechas, palato duro e mole e glote. A anatomia da boca é dividida em duas partes, a saber:
  • Vestíbulo, que é a área entre a bochecha e os dentes
  • Cavidade oral (cavidade oral) A anatomia da cavidade oral é principalmente preenchida pela língua ou grandes músculos que estão firmemente embutidos no assoalho da boca pelo frênulo da língua (dobramento da membrana mucosa que se estende do assoalho da boca até a linha média da superfície inferior de a língua).

Estrutura principal da boca

Com base na anatomia da boca, existem várias estruturas principais da boca que têm funções importantes para a vida humana.

1. Lábios

Os lábios são duas estruturas que se movem e possuem músculos. Os lábios são a transição da pele externa para a membrana mucosa úmida.

2. Dentes e gengivas

Os dentes funcionam para rasgar e esmagar os alimentos em pequenos pedaços para que possam ser digeridos pelo corpo, enquanto as gengivas funcionam para envolver e apoiar os dentes.

3. Língua

A língua é uma fibra muscular que se projeta e está firmemente presa ao assoalho da boca. Na anatomia da cavidade oral, a língua funciona para posicionar e misturar os alimentos, além de ser um receptor sensorial para o paladar.

4. O paladar

O palato é uma placa óssea que separa a boca da cavidade nasal de forma que o ar e o alimento fiquem em passagens separadas. O palato é dividido em dois na anatomia da boca, ou seja, o palato duro e o palato mole.

5. Bochechas

As bochechas são formadas pelo músculo bucinador, que é revestido pela membrana mucosa da boca. Este músculo aloja os nervos faciais e pode se contrair para manter o alimento entre os dentes durante a mastigação.

6. O assoalho da cavidade oral

A julgar pela anatomia da cavidade oral, o assoalho da cavidade oral consiste em várias partes:
  • O músculo diafragma que serve para fornecer suporte estrutural ao assoalho da boca e puxa a laringe para a frente durante a deglutição.
  • O músculo genio-hióideo é responsável por puxar a laringe para a frente durante a deglutição.
  • A língua é conectada ao assoalho da cavidade oral pelo frênulo lingual.
  • Glândulas salivares e dutos que funcionam para umedecer a boca com fluidos, mantê-la úmida e limpa de restos de comida e outros detritos.
A umidade da boca e as enzimas da saliva podem apoiar a função da boca de amolecer, engolir e iniciar a digestão inicial dos alimentos. [[Artigo relacionado]]

Várias doenças bucais e dentais

Dentes sensíveis, incluindo doenças bucais que podem ocorrer Como qualquer outro órgão, todas as partes da anatomia da boca também podem apresentar problemas de saúde ou doenças. A seguir estão algumas doenças bucais e dentais que podem ocorrer.
  • Cáries ou cáries dentárias, que é uma condição que pode causar danos permanentes aos dentes se não tratada.
  • Doença gengival (gengivite)Esta é uma inflamação das gengivas causada pelo acúmulo de placa bacteriana nos dentes. Esta condição pode ser caracterizada por gengivas inchadas e sangrando.
  • Periodontite, que é uma infecção gengival que pode se desenvolver a partir da gengivite se não tratada. Essa infecção pode se espalhar para a mandíbula e ossos e causar uma resposta inflamatória por todo o corpo.
  • Dentes rachados ou quebrados, que geralmente é causada por lesões na boca, mastigação de alimentos duros ou o hábito de ranger os dentes. Esta condição deve ser tratada por um dentista imediatamente.
  • Dentes sensíveis, nomeadamente o estado dos dentes que sentem dor ou desconforto ao comer alimentos quentes, frios ou açucarados.
  • Fissura labiopalatina, doença mais conhecida como lábio leporino e que afeta 1 em cada 1000 recém-nascidos em todo o mundo. Fatores genéticos são a principal causa dessa condição. Além disso, a fenda labial também pode ser causada por desnutrição, consumo de tabaco e álcool e obesidade durante a gravidez.
  • Leucoplasia, que é uma condição caracterizada pelo aparecimento de manchas brancas devido ao crescimento de células em excesso nas bochechas, gengivas ou língua. Essa condição geralmente ocorre em fumantes.
  • Candidíase oral, que é uma doença causada por crescimento excessivo de fungos Candida Albicans Isso causa uma infecção na boca.
  • Úlcera, que é uma condição caracterizada pelo aparecimento de lesões na boca e no tecido gengival.
  • Câncer oral, que é um tipo de câncer que pode ocorrer nas gengivas, língua, lábios, bochechas, assoalho da boca e palato.
A doença bucal pode durar dias ou longo prazo e pode causar comprometimento da função oral. Portanto, você deve consultar um médico imediatamente quando sentir desconforto em qualquer parte da cavidade oral. Se você tiver dúvidas sobre problemas de saúde, pergunte ao seu médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ gratuitamente. Baixe o aplicativo SehatQ agora na App Store ou Google Play.