Se você costuma seguir receitas estrangeiras, pode estar familiarizado com a alcachofra como um ingrediente que costuma ser misturado. Esta planta é originária do Mediterrâneo, por isso pode não ser tão comum no arquipélago. Altamente nutritivo, saiba mais sobre alcachofras.
Alcachofras, uma planta altamente nutritiva
A alcachofra é um tipo de planta que pertence ao grupo dos cardo e tem alta nutrição. Plantas com nomes científicos
Cynara cardunculus var. escolimo É originário da região do Mediterrâneo e muitas vezes consumido como 'vegetal'. Não para por aí, por causa dos nutrientes contidos nela, as alcachofras também trazem benefícios à saúde. Os nutrientes contidos nas alcachofras são muito diversos, desde macronutrientes, vitaminas e minerais. A seguir estão os nutrientes que podem ser obtidos com o consumo de alcachofras:
- Macronutrientes: carboidratos, fibras, proteínas e gorduras
- Vitaminas: B6, B3, B2, B1, B9, C e K
- Minerais: Ferro, magnésio, fósforo, potássio, cálcio e zinco
Alcachofras também estão disponíveis na forma de extrato. Este extrato contém compostos contidos em alcachofras e também está disponível na forma de suplemento.
Os incríveis benefícios das alcachofras inteiras e seus extratos
Com o conteúdo nutricional das alcachofras, esta planta apresenta os seguintes benefícios:
1. Potencial para controlar o colesterol
As alcachofras têm um efeito positivo no controle dos níveis de colesterol. Em um estudo de 2018, 700 entrevistados que tomaram extrato de folha de alcachofra diariamente por 5-13 semanas relataram reduções no colesterol total e no colesterol ruim (LDL). A capacidade das alcachofras de controlar o colesterol pode ser atribuída a duas maneiras. Primeiro, por causa da molécula antioxidante luteolina e da capacidade da alcachofra de estimular o corpo a processar o colesterol de maneira mais eficaz.
2. Relatado para ajudar a controlar a pressão arterial
O extrato de alcachofra também é considerado benéfico para pessoas com pressão alta. Existem várias suposições sobre a relação entre o extrato de alcachofra e a pressão arterial. Por exemplo, acredita-se que o conteúdo mineral do potássio nesta planta tem efeito no controle da pressão arterial. Também há pesquisas que afirmam que o extrato de alcachofra estimula a enzima eNOS, uma enzima importante na dilatação dos vasos sanguíneos. Esse achado é certamente evocativo. No entanto, não é certo se a capacidade de controlar a pressão arterial é a mesma entre o consumo de alcachofra integral e o extrato de alcachofra.
3. Potencial para uma digestão saudável
As alcachofras são muito ricas em fibras alimentares. A fibra é um nutriente vital para manter um sistema digestivo saudável, aumentando a população de bactérias boas, reduzindo o risco de câncer de cólon e aliviando os sintomas de diarreia e prisão de ventre. As alcachofras contêm um tipo de fibra chamada inulina. A inulina pode atuar como um prebiótico que alimenta bactérias boas. O conteúdo de compostos de cinacina nas alcachofras também tem um efeito positivo na digestão.
4. Relatado para ajudar a controlar o açúcar no sangue
A planta da alcachofra e seu extrato de folha também têm um efeito positivo sobre o açúcar no sangue. Embora mais pesquisas ainda sejam necessárias, há estudos que sugerem que o extrato de alcachofra ajuda a desacelerar a atividade da alfa-glicosidase. Esta enzima decompõe o amido ou amido em glicose, o que pode elevar os níveis de açúcar no sangue.
5. Potencial para lutar contra as células cancerosas
Vários estudos com tubos de ensaio e animais relatam as propriedades potenciais da alcachofra no combate ao câncer. Como um alimento vegetal, as alcachofras também contêm uma variedade de moléculas antioxidantes, como rutina, quercetina, silimarina e ácido gálico. Pensa-se que estes compostos têm um efeito nas propriedades anticancerígenas das alcachofras. Não existem estudos em humanos que confirmem isso. Para isso, novas pesquisas serão necessárias.
6. Acredita-se que ajude a manter a saúde do fígado
Os benefícios potenciais das alcachofras são impressionantes. Vários estudos têm relacionado o consumo do extrato da folha de alcachofra à saúde do fígado, pois acredita-se que estimule o crescimento de novas células nesse órgão. Outro estudo também descobriu que o extrato de alcachofra aumenta a produção de bile, o que ajuda a se livrar de compostos tóxicos no fígado. [[Artigo relacionado]]
Dicas para processar alcachofras
Embora tenda a ser impopular entre os indonésios, processar alcachofras é na verdade muito fácil - com algumas etapas. Podemos processar alcachofras cozendo-as no vapor, fervendo, grelhando ou salteando.
As alcachofras podem ser processadas fervendo-as.Você pode comer as folhas e o coração da alcachofra, embora pareça um pouco inconveniente. Mergulhe as folhas de alcachofra maduras em seu molho favorito e 'puxe' a base com a boca. Você pode descartar o resto das folhas de alcachofra não comestíveis. Então, não se esqueça de experimentar o 'coração' escondido da alcachofra no fundo desta planta. Assim que as folhas forem removidas, remova as fibras fibrosas que cobrem o coração. O coração mole pode ser comido diretamente ou usado como cobertura de salada. [[Artigo relacionado]]
Notas de SehatQ
As alcachofras são plantas altamente nutritivas. O conteúdo de vitaminas, minerais e antioxidantes torna as alcachofras uma variedade saudável à mesa de jantar.