Algumas pessoas experimentaram uma fase de queda de cabelo no decorrer da idade. As causas da queda de cabelo podem variar. Começando pelo estresse, problemas hormonais, doenças, o uso de certas drogas, até a hereditariedade. Para quem está passando por uma fase de queda de cabelo ou ameaça de calvície, existem várias opções como forma rápida de deixar o cabelo crescer. [[artigos relacionados]] Antes de discutir como fazer crescer o cabelo, é uma boa ideia reconhecer o padrão de calvície que ocorre. A razão, esse padrão será diferente em homens e mulheres.
Calvície masculina e feminina
A calvície que costuma ocorrer em homens é chamada
alopecia androgenética . Cerca de 90 por cento dos homens que a apresentam podem apontar para a hereditariedade como a causa desta condição. O processo de calvície pode começar na adolescência ou na casa dos 20 anos. Quanto mais jovem for a pessoa no início do processo, mais grave será a calvície. A calvície de padrão em homens e mulheres será diferente. Se os homens podem ficar completamente carecas sem cabelo, essa condição quase nunca ocorre nas mulheres. As mulheres geralmente apresentam apenas cabelos ralos e fios de cabelo que também ficam mais finos. O enfraquecimento do cabelo nos homens geralmente começa com o recuo da linha do cabelo ao redor da testa. Este processo parece formar a letra M ou cabelo ralo que começa no topo da cabeça. Com o tempo, o afinamento do cabelo torna-se cada vez mais óbvio até que eventualmente se torna meio careca ou totalmente careca. Os cientistas descobriram que a calvície de padrão masculino surge de um gene que faz com que os folículos capilares se tornem muito sensíveis a
dihidrotestosterona (DHT). Este hormônio derivado da testosterona é produzido com a ajuda de enzimas nas glândulas sebáceas dos folículos capilares. O DHT se liga a receptores nos folículos capilares, fazendo com que eles encolham. Como resultado, o tamanho do folículo é permanentemente menor a longo prazo. Os folículos que estão encolhendo irão produzir fios de cabelo que são finos e facilmente caem até que finalmente não possam mais produzir cabelo. Quando isso acontece, a área do couro cabeludo também fica careca. Para voltar a crescer o cabelo, é preciso muito esforço. Os resultados também levam vários meses para aparecer.
O processo de produção de cabelo e como fazê-lo crescer rapidamente
O cabelo humano, na verdade, consiste em várias partes. Começando pelo folículo, que é uma bolsa no couro cabeludo onde o cabelo cresce, e a haste do cabelo que cresce acima do couro cabeludo. Na base do folículo, as células ciliadas produzem fios de cabelo a partir de um tipo de proteína chamada queratina. Os vasos sanguíneos ao redor do folículo fornecem nutrientes e hormônios relacionados ao crescimento e à formação da estrutura do cabelo. Como todas as células do corpo, os folículos capilares têm um ciclo de atividade. No processo de produção de cabelo, os folículos produzem e perdem entre 50 a 100 fios por dia. Cada folículo também continuará a trabalhar na produção de cabelo por dois a seis anos, depois descansará por vários meses sem produção. No couro cabeludo, existem cerca de 100 mil folículos capilares descansando alternadamente. Portanto, a queda de cabelo não é muito perceptível. Só percebemos que o cabelo fica mais fino quando há uma perturbação no ciclo de crescimento e queda do cabelo.
Para estimular a atividade dos folículos e voltar a crescer o cabelo rapidamente, algumas das etapas abaixo podem ser eficazes:
1. Medicamentos para crescimento do cabelo
Minodixil e
finasterida são dois tipos de medicamentos considerados bastante eficazes. A razão é que os resultados aparecerão dentro de um ano após o uso. Infelizmente, a droga deve ser usada continuamente para garantir o crescimento do cabelo. Se o uso for interrompido, o cabelo cairá novamente.
Minodoxil Disponível na forma líquida ou em espuma para aplicação no couro cabeludo. Este medicamento pode ser usado por homens e mulheres. Enquanto
finasterida Geralmente, apresentam-se na forma de comprimidos que devem ser prescritos por um médico. Esta droga é usada apenas por homens.
2. Tratamento a laser
A luz laser é usada para reduzir a inflamação nos folículos, que interfere no processo de produção do cabelo. Embora mais pesquisas ainda sejam necessárias para determinar se esta terapia é uma maneira rápida de fazer o cabelo crescer, o uso de
terapia a laser de baixa potência considerado seguro e eficaz para o tratamento da calvície de padrão masculino.
3. Enxertos de cabelo
Existem dois procedimentos comuns de enxerto de cabelo, a saber:
transplante de unidade folicular (FUT) e
extração de unidade folicular (FUE) . O FUT é feito retirando uma pequena porção do couro cabeludo da parte de trás com o cabelo ainda espesso, removendo os folículos do pedaço de pele e reinserindo os folículos capilares na parte do couro cabeludo que está apresentando queda de cabelo. Já o FUE é um processo de enxerto capilar que retira os folículos diretamente da área do couro cabeludo com cabelo ainda denso e os transfere para a área calva do couro cabeludo. Ambos os procedimentos de enxerto de cabelo incluem cirurgia. Portanto, o custo é bastante caro, além disso este procedimento pode ter que ser feito várias vezes para obter resultados satisfatórios. Qualquer que seja a forma de crescimento rápido do cabelo que você escolher, você ainda deve consultar o seu médico primeiro. Esta etapa irá garantir que o método usado está realmente de acordo com suas condições, para que possa fornecer os melhores resultados.