A disenteria amebiana não é uma dor de estômago comum, reconheça os sintomas

A disenteria amebiana é uma infecção intestinal causada por uma ameba Entamoeba histolytica . Os germes que causam a disenteria amebiana podem ser encontrados em alimentos e bebidas contaminados. Quando você come esses alimentos ou bebidas, a ameba pode entrar no corpo. Além disso, eles também se movem através do sistema digestivo e se instalam nos intestinos para causar infecções.

Sintomas de disenteria amebiana

Geralmente, a disenteria amebiana é transmitida em áreas com falta de saneamento, permitindo que a contaminação ocorra. Nessas áreas, até 40% das pessoas com diarreia podem ter disenteria amebiana. Fontes de água suja são o principal gatilho para a transmissão da doença. Os sintomas comuns de disenteria amebiana que podem ocorrer incluem:
  • Evacuações intestinais frequentes
  • Dor de estômago
  • dores de estômago
  • Fadiga
  • Prisão de ventre intermitente
  • Inchado
  • Diarreia severa com muco, sangue ou purulenta
  • Inchaço do estômago
  • Febre e calafrios
  • Nausea e vomito
  • capítulo doloroso
A disenteria também pode ocorrer sem sintomas. No entanto, se houver sintomas, eles podem durar várias semanas. Até mesmo a ameba pode continuar a viver no hospedeiro humano após o desaparecimento dos sintomas. Os sintomas podem reaparecer quando seu sistema imunológico está fraco.

Como tratar a disenteria amebiana

A disenteria amebiana pode se tornar mais grave se a ameba penetrar na parede intestinal e em seu revestimento (peritônio), causando peritonite ou inflamação do revestimento do estômago. Das várias espécies de ameba, E. histolytica na verdade, é um dos mais perigosos. Não apenas capaz de penetrar na parede intestinal, esta espécie pode se espalhar pela corrente sanguínea para infectar outros órgãos, como fígado, pulmões e cérebro. O abscesso hepático é uma das complicações que podem ocorrer como resultado dessa condição. Se não for controlada, com o tempo, é claro que a disenteria amebiana pode ser muito perigosa. Se você sentir os sintomas de disenteria amebiana, consulte imediatamente um médico. O médico determinará a causa e o tratamento adequado para sua reclamação. Metronidazol ou tinidazol é freqüentemente usado para tratar a disenteria amebiana. No entanto, é possível que alguns parasitas não respondam a essas drogas. Portanto, é importante consultar sempre um médico. Enquanto isso, drogas amebicidas são usadas para evitar que a ameba sobreviva por muito tempo no corpo depois que os sintomas desaparecerem. Se houver complicações, como perfuração da parede intestinal ou presença de abcessos nos órgãos, será necessário tratamento especial no hospital. [[Artigo relacionado]]

Como prevenir a disenteria amebiana

Para evitar a ocorrência de disenteria amebiana, a única maneira de fazer isso é garantir que o que você come ou bebe seja limpo e cozido de maneira adequada. Evite consumir cubos de gelo porque a fonte de água pode não estar limpa. Você também deve lavar bem as mãos regularmente, pois a ameba pode sobreviver por muito tempo fora do corpo. Além disso, várias outras etapas que devem ser tomadas quando o risco é alto, por exemplo, ao viajar, são:
  • Beba apenas água de fonte garantida, por exemplo água engarrafada
  • Antes de beber, limpe a tampa da garrafa que toca os lábios primeiro
  • Só coma alimentos que estejam bem cozidos para que nenhum parasita grude
Fazendo essas várias maneiras, você pode evitar a disenteria amebiana e outros distúrbios digestivos. Além disso, mantenha você e o ambiente limpos para estar livre de germes.

Nota Q saudável

A disenteria amebiana é uma infecção intestinal causada por parasitas Entamoeba histolytica . Esta doença é frequentemente caracterizada por diarreia severa acompanhada de sangue. A falta de saneamento é o principal gatilho para a disenteria amebiana. Se você sentir os sintomas desta doença, consulte imediatamente um médico para um tratamento adequado.