7 benefícios do exercício para ossos, articulações e tipos

Os exercícios para os ossos e articulações trazem muitos benefícios, desde o fortalecimento dos ossos até a prevenção da perda óssea, também conhecida como osteoporose. Este benefício pode ser obtido por todos, incluindo aqueles que freqüentemente sentem dores nos ossos e nas articulações. Os exercícios para fortalecer os ossos devem ser feitos desde tenra idade. Isso ocorre porque esse hábito será exercido como preparação para as mudanças que ocorrerão nos ossos com a idade.

Benefícios do exercício para ossos e articulações

A seguir estão os benefícios dos exercícios para os ossos e articulações que podem ser obtidos se praticados regularmente. O exercício diligente fará com que os ossos permaneçam fortes

1. Mantém os ossos fortes

Os exercícios podem tornar os ossos mais fortes porque esses órgãos se ajustam às atividades que fazemos. Quando nos movemos muito ou fazemos exercícios, os ossos usam mais cálcio e se tornam mais densos. Por outro lado, quando raramente usado, a densidade óssea continuará a diminuir. Com exercícios regulares, a densidade óssea também conhecida como massa óssea será mantida e reduzirá o risco de danos ósseos devido à idade.

2. Reduza o risco de ferimentos

Ao se exercitar, seu equilíbrio e coordenação serão treinados e mantidos. Isso trará benefícios a longo prazo, porque à medida que envelhecemos, ficamos mais sujeitos a quedas. Ossos que não são fortes, também conhecidos como porosos, além de equilíbrio reduzido, aumentam o risco de lesões, incluindo fraturas. Portanto, para evitá-lo, fazer exercícios regularmente é muito importante.

3. Mantenha as juntas lubrificadas

Uma articulação é uma fusão de dois ossos que estão ligados entre si. Para ser capaz de se mover, nas articulações existe um fluido chamado fluido sinovial. Este fluido agirá como um lubrificante comum, como o óleo do motor. Quando este fluido está abaixo do normal, o movimento articular e ósseo será prejudicado. Com exercícios regulares, a circulação do líquido sinovial funcionará bem e evitará que as articulações sejam danificadas. O exercício fará com que a circulação sanguínea para os ossos seja mais suave

4. Faça a circulação do sangue para os ossos mais suavemente

Um dos benefícios dos exercícios para as articulações está relacionado à circulação sanguínea mais uniforme. Quando fazemos exercícios, o coração se acelera e aumenta a circulação sanguínea por todo o corpo, incluindo as articulações e os ossos. O sangue transporta oxigênio e nutrientes. Assim, quando a circulação é regular, a distribuição de oxigênio e nutrientes que são muito importantes para o corpo ocorre de maneira uniforme.

5. Protege as articulações

Os benefícios dos exercícios para os ossos e articulações também podem ser obtidos indiretamente. Porque quando fazemos atividade física, os músculos, tendões e ligamentos ao redor das articulações ficam mais fortes. Os órgãos que o circundam fornecerão proteção às articulações, de forma que os ossos envolvidos não sejam suscetíveis a danos, incluindo lesões.

6. Livre-se dos resíduos das juntas

O exercício desencadeia um processo no corpo chamado autofagia, no qual as células danificadas nas articulações são quebradas e eliminadas. Dessa forma, as células nos ossos e nas articulações sempre se regenerarão e reduzirão o risco de danos.

7. Ative genes que são saudáveis ​​para as articulações

Praticar exercícios regularmente na intensidade apropriada ajudará a ativar genes que podem construir ossos, especialmente a cartilagem. Leia também: Reconhecendo as várias anormalidades que podem ocorrer nos ossos

Tipos de exercícios que são bons para ossos e articulações

O aquecimento pode reduzir a dor na artrite. Entre os muitos tipos de exercícios, existem vários tipos que são considerados muito bons para manter ossos e articulações saudáveis, como a seguir.

• Aquecimento leve

Um leve aquecimento antes do exercício não apenas reduzirá o risco de lesões durante o exercício, mas também ajudará a aliviar a dor em pessoas com artrite.

• Exercício usando o peso corporal

Esportes que são realizados usando nosso próprio peso corporal são referidos como exercício de peso. Este tipo de exercício ajuda a fortalecer os músculos e ossos, lutando contra a gravidade. Quando os pés suportam o peso do corpo, os ossos ficam sob pressão, o que os faz trabalhar mais. Portanto, os ossos são treinados e com o tempo vão se tornando mais fortes. Exemplos desse tipo de esporte incluem:
  • corrida
  • Alpinismo (caminhada)
  • Pular corda
  • tênis
  • Badminton
  • Subir e descer escadas
  • Basquetebol
  • Futebol americano
  • voleibol

• Treinamento de força

O treinamento de força não só ajudará a aumentar a massa muscular, mas também a força óssea. Exemplos de exercícios que você pode fazer incluem levantamento de peso e levantamento de peso flexões.

• Exercícios de flexibilidade

Quanto mais flexível, menor será o risco de lesões ao se mover ou praticar exercícios. Quando seu corpo é flexível, as articulações não são difíceis de mover e tornam mais fácil para você mover. Exemplos de esportes que podem ser praticados para treinar a flexibilidade incluem ioga, tai chi e pilates. [[artigo relacionado]] Os benefícios dos exercícios para os ossos e articulações são variados. Mas lembre-se de que esses benefícios podem ser obtidos se você fizer isso regularmente, todos os dias. Não se esqueça, inclua também esse esforço comendo alimentos nutritivos que sejam balanceados e bons para os ossos, como alimentos ricos em cálcio e vitaminas.