Vários benefícios do gesso para fraturas e como tratá-la

O gesso é um dos dispositivos médicos comumente usados ​​no tratamento de pacientes com lesões articulares ou ósseas. O principal benefício de um gesso é proteger, apoiar e manter a posição de um osso ou articulação lesionada durante o período de cicatrização. Um gesso para uma fratura ou junta devidamente cuidado pode ajudar a tornar o processo de recuperação mais suave e rápido.

Definição de gesso

A definição de gesso em termos médicos é uma casca protetora de fibra de vidro, plásticos, emplastros e bandagens formadas para proteger um membro fraturado ou quebrado no processo de cicatrização. Com base em sua função, a definição de gesso pode ser entendida como um dispositivo de suporte ortopédico usado para ajudar a manter um osso lesado no local durante o tratamento até que ele cicatrize. O uso de um gesso aqui é para ajudar a limitar o movimento do membro ferido ou quebrado para que o osso possa permanecer no lugar até que se cure completamente. Um gesso pode ser usado para ajudar a curar fraturas, lesões nas articulações ou lesões nos tendões. Além disso, um gesso também pode ser usado após cirurgia envolvendo ossos, articulações ou tendões.

Benefícios dos moldes para fraturas e outros problemas

Aqui estão alguns dos benefícios de um gesso em comparação com outros suportes para pacientes com fraturas.

1. Ajuste a forma do corpo

O gesso é fácil de moldar e pode ser ajustado à parte lesionada do corpo, como a mão ou o pé. Seu médico pode até fazer para você um sapato fundido que permite que você ande depois que o gesso estiver totalmente formado e endurecido.

2. Manter a posição do osso

O principal uso de um molde é manter os ossos no lugar. Isso é muito importante no processo de cura e cura de fraturas. Se a posição do osso não for mantida, o processo de cicatrização pode ser interrompido e o osso pode se deformar após a cicatrização.

3. Oferece proteção total

Outro benefício do gesso é que ele fornece suporte e proteção total à parte lesionada do corpo. Um molde para um osso quebrado pode ser formado e usado para cobrir toda a parte do corpo ferida, evitando assim novos cortes ou ferimentos. Uma vez seco, o gesso pode se tornar tão duro que fornece forte proteção à área lesada.

4. Ajuda a acelerar a recuperação

Um gesso pode ajudar a proteger ferimentos antigos e prevenir a ocorrência de novos. Um suporte de molde sólido evita que a parte lesada do corpo se mova, mantendo assim o osso no lugar. Isso pode evitar o risco de deslocamento. Essa condição apóia o processo de cicatrização de ossos feridos para que eles possam se recuperar mais rapidamente. As fraturas nas pernas e braços geralmente podem cicatrizar se a condição dos ossos puder ser mantida entre 4 a 12 semanas. Portanto, o uso de gesso para proteger partes do corpo feridas de vários riscos de movimento ou outras lesões pode permitir uma recuperação mais rápida. Para que os benefícios do gesso sejam sentidos ao máximo, a condição do gesso também deve ser mantida até o momento de sua abertura.

Como cuidar de um molde de gesso

Os gessos devem ser tratados de forma adequada para uma recuperação ideal. Se você estiver usando um gesso, é importante saber como cuidar dele para que possa desfrutar plenamente dos benefícios do gesso. Aqui estão algumas coisas a serem observadas.
  • Nos primeiros dias, tente manter o braço e a perna engessados ​​elevados sobre uma superfície macia, como um travesseiro, sempre que possível. Isso pode ajudar a aliviar o inchaço.
  • Não deixe o gesso molhar. Essa condição pode fazer com que o gesso não seja mais capaz de sustentar o osso adequadamente.
  • Compre uma capa de gesso especial para mantê-la seca durante o banho ou lavagem.
  • Remova a capa do gesso imediatamente após o término da atividade para evitar a transpiração que pode danificar o gesso.
  • Se o gesso molhar, ligue imediatamente para o hospital.
  • Não arranhe o interior do gesso, pois isso pode causar lesões graves e infecções.
  • Não coloque nada no gesso, como spray, loção ou pó.
  • A coceira diminuirá após alguns dias.
  • Não ande com gesso, a menos que você tenha colocado gesso e seu médico tenha dito que é seguro.
  • Evite aplicar pressão, pesos ou levantar objetos pesados ​​até que o gesso seja removido.
  • Não altere o comprimento e a posição do gesso, nem tente removê-lo por conta própria.
  • Use analgésicos se sentir dor na área ao redor do gesso
  • Exercite todas as articulações que não estejam cobertas por gesso para ajudar a melhorar a circulação sanguínea.
Sempre faça como cuidar bem do seu gesso para que você possa obter o máximo benefício dele. Se você voltar à escola ou trabalhar com gesso, evite atividades extenuantes que possam danificar o gesso. Chame seu médico se o gesso não secar, ficar úmido e macio ou se a pele embaixo do gesso ficar úmida e houver um odor desagradável na área coberta pelo gesso. Se você tiver dúvidas sobre problemas de saúde, pergunte ao seu médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ gratuitamente. Baixe o aplicativo SehatQ agora na App Store ou Google Play.