Deficiência da fala em crianças, esta é a terapia de cura

Ter um filho com dificuldade de fala é um desafio para os pais. Se você é um deles, não precisa desanimar, pois o seu filho ainda pode ter uma vida com qualidade, uma delas é por meio da fonoterapia. Surdez não significa apenas descrever uma criança que não consegue emitir nenhum som. No entanto, os psicólogos definem o distúrbio da fala como um distúrbio ou obstáculo vivenciado pelas crianças de forma que é difícil se comunicar verbalmente que é compreendido pelo interlocutor. Essas dificuldades podem se manifestar na forma de interferência da voz, da articulação dos sons da fala, até a fluência na fala. Muitas coisas podem fazer com que uma criança tenha problemas de fala, variando de fatores de crescimento fetal no útero e condições após o nascimento.

Causas da deficiência da fala em crianças

Muitas coisas podem causar problemas de fala em crianças, tanto físicos quanto mentais ou uma combinação de ambos. De um modo geral, as causas da deficiência de fala em crianças podem ser classificadas em 4 fatores, a saber:

1. Fator central

Esses fatores incluem danos ao sistema nervoso central, resultando em crianças incapazes de falar uma linguagem verbal específica, apresentando retardo mental, autismo, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e outras disfunções cognitivas.

2. Fatores periféricos

Esse fator está associado à deficiência sensorial ou física, principalmente à perda auditiva. As crianças também podem ter problemas de fala quando as habilidades motoras relacionadas à fala estão prejudicadas.

3. Fatores ambientais e emocionais

A forma desse fator é, por exemplo, quando uma criança experimenta negligência, abuso ou distúrbios no comportamento e outras emoções. Além disso, vivenciar um evento traumático que causa forte estresse pode ser uma causa de silêncio.

4. Misture

Este fator é uma combinação de fatores centrais, periféricos e / ou ambientais.

Quais são os sinais de uma criança com dificuldade de fala?

Os sinais de uma criança com dificuldade de fala dependem da causa e da gravidade. Mas, em geral, os seguintes são os sintomas de uma criança com dificuldade de fala que os pais podem reconhecer:
  • Repetir ou prolongar o som com frequência
  • Voz estridente
  • Fale muito devagar ou com voz rouca
  • Adicionar sons ou sílabas a frases faladas
  • Reorganizar sílabas
  • Problemas para pronunciar as palavras corretamente
  • Parece estar se esforçando para pronunciar a palavra ou som correto.
Fisicamente e psicologicamente, crianças com dificuldades de fala também podem ter algumas diferenças em comparação com crianças normais em geral. Essas características são:
  • Descarga de ouvido
  • Lábio leporino
  • Execute um movimento repetitivo
  • Fale alto e não claramente
  • Gostaria de ver os lábios ou movimentos corporais do interlocutor
  • Tendem a ficar quietos
  • som nasal
Na Indonésia, as crianças com deficiência de fala são categorizadas como crianças com necessidades especiais. No entanto, o nível de inteligência (QI) das crianças com deficiência de fala tende a ser o mesmo que o das crianças normais em geral, apenas que suas pontuações de QI verbal são menores do que seu desempenho.

Pessoas com deficiência de fala podem ouvir?

Crianças com deficiência de fala não são necessariamente surdas. Alguns deles podem ouvir o que é dito pelo entorno, mas não possuem órgãos que funcionam para fazer sons. Um exemplo de pessoa com deficiência de fala são aquelas que não apresentam palato na cavidade oral desde o nascimento. A condição automática de pressão do ar que deve ricochetear no teto ao falar sai pelo nariz. Enquanto isso, outras pessoas também podem ser surdas. Se você suspeita que seu filho tem sintomas de dificuldade de fala, o primeiro passo que você deve tomar é levá-lo a um pediatra ou médico otorrinolaringologista. Eles serão examinados para verificar se há perda auditiva, que geralmente é a principal causa da deficiência da fala em crianças. Você também pode levar seu filho a um médico ou clínica de desenvolvimento para detectar possíveis problemas de fala em seu filho. Seu filho pode ter que passar por uma série de testes antes de decidir se vai ou não fazer terapia da fala.

Que tipos de terapia podem ser realizados em crianças com deficiência de fala?

Na terapia da fala, o terapeuta treinará a linguagem e as habilidades de fala da criança, envolvendo-a em atividades cara a cara, pequenos grupos, bem como em uma classe mais lotada. As atividades realizadas nas sessões de terapia podem variar, incluindo:

1. Atividades de intervenção linguística

O terapeuta envolve a criança em atividades que praticam a comunicação por meio da fala, apontando para imagens, objetos ou outras atividades repetidamente para melhorar Habilidades linguagem infantil.

2. Terapia de articulação

A terapia de articulação é um exercício que visa treinar a criança a produzir mais vocabulário e treinar a criança para pronunciar a palavra, por exemplo, o terapeuta dá o exemplo de uma criança dizendo a letra 'L' ao mostrar o movimento da língua. Esta terapia será ajustada à idade e gravidade dos sintomas de deficiência da fala em crianças.

3. Terapia oral-motora

A terapia motora oral é a fisioterapia realizada para fortalecer os músculos ao redor dos lábios, língua e mandíbula. Essas atividades terapêuticas são muito diversas, indo desde a massagem facial até pedir às crianças que mastiguem certos alimentos. [[artigo relacionado]] Se o mudo de uma criança é devido à perda auditiva, ela também pode receber um aparelho auditivo. Os médicos também podem prescrever vários tipos de medicamentos para aliviar a ansiedade ou o estresse que pode surgir porque a criança se sente isolada de seu ambiente social.