Cuidado com o transtorno depressivo maior, não apenas com a tristeza comum

Você costuma se sentir triste, sem ânimo para fazer nenhuma atividade, e até pensa que a vida não tem mais sentido para continuar? Não subestime esses sentimentos porque você pode estar passando por um transtorno depressivo maior. O transtorno depressivo maior, também conhecido como depressão clínica, é um sentimento de tristeza que persiste e não pode mais ser superado simplesmente dando uma caminhada ou comendo sua comida favorita. Depressão como essa afeta sentimentos, padrões de pensamento e comportamento que, por sua vez, também têm um impacto negativo na saúde física e mental. Pacientes com transtorno depressivo maior devem ser submetidos a terapia de longo prazo. Embora não seja fácil, muitos pacientes com depressão clínica se sentem melhor após receber terapia medicamentosa, psicoterapia ou uma combinação de ambas.

Quais são os sintomas do transtorno depressivo maior?

A dificuldade de concentração é um dos sintomas da depressão grave. Sentir-se triste é humano e geralmente desaparece com o tempo. No entanto, os sentimentos de tristeza vivenciados por pessoas com transtorno depressivo maior são diferentes. A tristeza aqui geralmente começa no momento em que você acorda pela manhã, dura um dia inteiro e dura todos os dias por pelo menos 2 semanas. De acordo com o guia usado para diagnosticar transtornos mentais, o DSM-5, pessoas com transtorno depressivo maior também podem desenvolver sintomas adicionais, tais como:
  • Não estou interessado em amizade ou romance com outras pessoas
  • Não quero fazer nenhuma atividade
  • Sensação de cansaço ou falta de energia quase todos os dias
  • Sentindo-se inútil ou sentindo-se culpado todos os dias
  • Não consigo me concentrar e tomar decisões
  • Insônia ou mesmo hipersonia (dormir demais) quase todos os dias
  • Tendo pensamentos suicidas várias vezes
  • Perda de peso significativa ou mesmo ganho de peso (mais de 5% do seu peso corporal original) dentro de um mês
Outras pessoas também podem ver sintomas de transtorno depressivo maior em uma pessoa quando essa pessoa não deseja mais ter relacionamentos sociais. Pessoas deprimidas também tendem a se isolar da sociedade e não gostam de buscar os prazeres mundanos (anedonia).

Por que uma pessoa desenvolve transtorno depressivo maior?

Até o momento, a causa exata do aparecimento dos sintomas do transtorno depressivo maior em uma pessoa não é conhecida com certeza. No entanto, os cientistas concluem que uma combinação de genes e substâncias químicas no cérebro pode fazer com que uma pessoa desenvolva esse transtorno mental. Além disso, outras coisas que podem levar ao transtorno depressivo maior incluem:
  • Abuso de drogas ou álcool
  • Certas doenças físicas, como câncer ou hipotireoidismo
  • Certos tipos de drogas, como esteróides
  • Experienciando violência doméstica ou certas torturas quando criança, tanto física quanto sexualmente
  • Um ente querido morre, se divorcia ou se separa
  • Ostracizado pelas pessoas ao redor
  • Enfrentando grandes problemas, como estar endividado
  • Passando por grandes mudanças de fase da vida, como demissão repentina do emprego, aposentadoria precoce e assim por diante.
[[Artigo relacionado]]

Tratamento para transtorno depressivo maior

O aconselhamento é um dos tratamentos para o transtorno depressivo maior. Se você sentir que tem os sintomas do transtorno depressivo maior mencionados acima, sem falar dos fatores de risco adicionais, consulte imediatamente um psicólogo, psiquiatra ou médico competente. A equipe médica o ajudará a reduzir os sintomas de depressão com várias técnicas, como:

1. Administrando remédios

Os medicamentos que os médicos prescrevem para pessoas com transtorno depressivo maior são antidepressivos, estabilizadores humor, e antipsicóticos. Esses medicamentos geralmente devem ser tomados por 2 a 4 semanas ou conforme recomendado pelo seu médico. Se você não estiver se sentindo melhor após 4 semanas, ou se tiver experimentado mais de 2 tipos de medicamentos antidepressivos, seu médico prescreverá outro medicamento.

2. Terapia

A psicoterapia é um método fundamental para reduzir os sintomas do transtorno depressivo maior. Existem vários tipos de psicoterapia, mas as que geralmente são utilizadas em pacientes com depressão clínica são:
  • Aconselhamento: feito se a sua reclamação for específica, como a perda recente de um ente querido
  • Terapia cognitiva comportamental: feito para entender a maneira de pensar das pessoas com transtornos graves

    Algumas pessoas podem começar a sentir os benefícios desta terapia dentro de alguns meses, mas também há aquelas que precisam se submeter à terapia por anos.

3. Terapia de estimulação cerebral

A terapia de estimulação cerebral não é o método primário de tratamento do transtorno depressivo maior, mas pode ser usada quando outras abordagens (medicação ou psicoterapia) não estão funcionando. Durante o tratamento, os pacientes terão a opção de se submeter a terapia eletroconvulsiva ou estimulação magnética transcraniana repetitiva (EMTr). Além de receber tratamento ou terapia sob a supervisão de um médico, você também será aconselhado a fazer várias mudanças em seu estilo de vida. Uma delas é fazer mais atividade física, como a ginástica. Não se esqueça que o apoio da família é muito importante para acelerar a recuperação do paciente. Pesquisas que discutem a relação entre exercícios e melhora dos sintomas depressivos ainda não chegaram aos resultados finais. No entanto, o exercício ainda tem um impacto positivo na saúde mental, incluindo deixar o corpo mais em forma e você não costuma "ouvir" palavras negativas de sua própria mente. Para obter mais informações sobre o transtorno depressivo maior, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play.