7 causas de alargamento da aréola, com as quais você deve ter cuidado

A aréola é a área da pele ao redor do mamilo que é mais escura do que a área ao redor. Com o tempo, a aréola pode sofrer várias alterações. Formas de alterações que podem ocorrer, inclusive a aréola fica mais escura, mais espessa, aparece como um caroço, para se alargar. Principalmente para o último ponto, a causa da dilatação da aréola pode ser diferente para cada mulher.

O que causa o alargamento da aréola?

As causas do alargamento da aréola são geralmente coisas comuns com as quais não há motivo para preocupação. No entanto, também existem várias causas relacionadas com problemas de saúde. Para obter mais detalhes, aqui estão várias doenças que podem causar o alargamento da aréola.

1. Puberdade

Quando as mulheres chegam à puberdade, os seios começam a crescer e se formar. Essa mudança no tamanho dos seios pode fazer com que a aréola se dilate. Não apenas as mudanças no tamanho da aréola, a puberdade também faz com que essa parte do corpo mude de cor e forma, o que ainda é relativamente normal, devido às mudanças nos níveis hormonais no corpo.

2. Gravidez

A gravidez é uma das causas mais comuns de aréolas dilatadas em mulheres adultas. Isso ocorre porque as alterações hormonais que ocorrem durante a gravidez podem afetar a aparência da aréola. O corpo irá produzir os hormônios oxitocina e prolactina, que podem aumentar a produção de leite nos seios. Durante a gravidez, as glândulas mamárias começam a se preparar para fornecer leite para o bebê e aumentam de tamanho. É isso que faz com que a aréola e os seios se dilatem. Esses sinais podem começar a aparecer no início da gravidez.

3. Amamentação

A aréola dilatada não só na gravidez, mas também pode ocorrer em mães que amamentam. A aréola dilatada não afeta a capacidade do bebê de sugar. Quando a criança não estiver mais amamentando, o tamanho da mama e do mamilo voltará ao tamanho original. Embora seja relativamente comum, nem todas as mães que amamentam podem passar por essas mudanças.

4. Menstruação e estimulação sexual

As alterações hormonais durante a menstruação podem fazer com que a aréola se dilate. Essa condição ocorre porque as alterações hormonais tornam os seios mais firmes e maiores. Assim, a aréola se alarga automaticamente. Além da menstruação, a estimulação sexual também faz com que a aréola se dilate. Isso se deve ao aumento do fluxo sanguíneo na região mamária, fazendo com que os seios aumentem e a aréola se dilate.

5. Aumento da idade

Com a idade, o tecido mamário também se solta. Essa condição pode causar o alargamento da aréola. No entanto, as mudanças no tamanho da aréola devido à idade costumam levar muito tempo e geralmente não são muito visíveis.

6. Ganhando peso

Quando o ganho de peso e o corpo estão ficando mais gordos, o tamanho dos seios também pode aumentar. Mudanças no tamanho dos seios devido ao ganho de peso também podem causar o alargamento da aréola.

7. Problemas de saúde

Se você não tiver as várias causas do alargamento da aréola acima, é possível que esse problema seja causado por um problema de saúde que afeta o tamanho da aréola. Em particular, se a aréola dilatada ocorrer em apenas uma das mamas. Mudanças na condição da mama para serem assimétricas podem indicar sintomas de um tumor ou câncer de mama. Além disso, outras alterações na aréola dilatada também devem ser consideradas, pois podem indicar alguns problemas de saúde em seu corpo. Alguns dos sintomas associados de uma aréola dilatada aos quais você deve prestar atenção são:
  • Há alteração da cor da aréola em um mamilo ou é acompanhada por outros sintomas, como descamação, espessamento, coceira, vermelhidão ou inchaço do mamilo e da pele da aréola. Esses sintomas podem indicar doença de Paget.
  • Começando a crescer muito cabelo no peito. Não apenas alguns fios na aréola, mas na região do peito em quantidade significativa. Essa condição pode ser um sintoma da síndrome dos ovários policísticos (SOP), que é um desequilíbrio hormonal que pode causar períodos irregulares, cistos ovarianos e síndrome de Cushing.
[[Artigo relacionado]]

Como lidar com aréola dilatada

Se a causa da aréola dilatada for ganho de peso, gravidez, menstruação, estimulação sexual ou amamentação, sua aréola geralmente retornará ao tamanho original assim que seu corpo voltar ao normal. No entanto, em algumas mulheres, a aréola pode não retornar completamente ao seu tamanho original após a gravidez ou amamentação. Embora aréolas largas sejam normais, algumas mulheres podem não estar satisfeitas com sua condição. Não raro, há quem queira diminuir o tamanho da aréola por questões estéticas. A maneira mais eficaz de reduzir o tamanho da aréola é fazer uma cirurgia. No entanto, essa opção pode custar um pouco. Se você suspeitar que a causa da dilatação da aréola é devido a certos problemas de saúde, consulte imediatamente um médico para obter o tratamento adequado. Se você tiver dúvidas sobre problemas de saúde da mama, pode perguntar ao seu médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ gratuitamente. Baixe o aplicativo SehatQ agora na App Store ou Google Play.