Você sabia que os indonésios ainda precisam lidar com vários tipos de infecções e doenças? São várias as doenças que ainda são uma "característica" deste país. Essas doenças são chamadas de doenças endêmicas. A doença endêmica é uma doença que persiste em uma determinada área e não se espalha rapidamente para outras áreas. Exemplos de doenças endêmicas na Indonésia são a malária, a febre hemorrágica da dengue (DHF) e a elefantíase. Além dessas três doenças, aparentemente existem várias outras doenças que ainda são endêmicas na Indonésia. Você também deve saber que o termo endêmica não pode ser equiparado a uma epidemia, muito menos a uma pandemia. Qual é a diferença?
Diferença entre endemia, epidemia e pandemia
As endemias são menores em escala do que as epidemias e pandemias. No processo de propagação de uma doença, vários níveis serão ultrapassados. É possível que uma doença endêmica se transforme em epidemia. Então, se se espalhar por todo o mundo, essa condição se tornará uma pandemia. Se o tratamento de uma pandemia ou epidemia for realizado de maneira adequada, a condição pode voltar a ser uma doença endêmica antes de finalmente desaparecer completamente. Ainda confuso? Aqui está a explicação para você.
• Endêmica
A doença endêmica aparece em uma determinada área e não se espalha para outras áreas rapidamente. As doenças endêmicas ocorrem de forma constante e previsível. Um exemplo de doença endêmica é a malária em Papua ou a dengue hemorrágica experimentada por várias províncias da Indonésia durante a estação chuvosa. O número de pessoas com doenças endêmicas geralmente não varia muito de ano para ano. Quando o número de pessoas com doença endêmica aumenta além do previsto, mas a incidência ainda persiste na mesma área, a doença pode ser categorizada como hiperendêmica.
• Epidemia
Uma doença é considerada uma epidemia se se espalhar para mais de uma área, com uma taxa de propagação rápida e imprevisível. Isso acontece em casos de infecção por Covid-19, por exemplo. Quando acabou de se espalhar na China e em países vizinhos, como Hong Kong e Taiwan, essa doença ainda é chamada de epidemia. Exemplos de outras epidemias que ocorreram ou ainda estão ocorrendo são a disseminação da doença de Ebola nos países da África Ocidental e a disseminação do vírus Zika nos países da América do Sul e Central. Pode-se constatar que a propagação dessas duas doenças "apenas" ocorre em países de uma mesma região ou território.
• Pandemia
Uma pandemia é a maior taxa de propagação de uma doença. Uma doença é considerada uma pandemia se se espalhar rapidamente pelo mundo com uma alta taxa de infecção. A infecção por Covid-19 não é a primeira vez que ocorre uma doença pandêmica. Anteriormente, o mundo havia passado por várias pandemias, como a pandemia de gripe suína causada pelo vírus H1N1 em 2009. Naquela época, a gripe suína infectava aproximadamente 1,4 bilhão de pessoas em todo o mundo e matou centenas de milhares de pessoas. Então, em 1918-1920, o mundo também experimentou uma pandemia de gripe espanhola que foi estimada em 500 milhões de pessoas em todo o mundo. Enquanto isso, uma das piores pandemias já registradas na história é a pandemia da Peste Negra ou freqüentemente chamada de Peste Negra. Essa pandemia matou mais da metade da população da Europa naquela época. [[Artigo relacionado]]
Tipos de doenças endêmicas na Indonésia
Elefantíase ainda é uma doença endêmica na Indonésia, a própria Indonésia ainda é o anfitrião de um grande número de doenças endêmicas. Todos os anos, a taxa de infecção desta doença é relativamente constante. No entanto, houve vários incidentes que registraram um aumento no número de vítimas. A seguir estão algumas doenças que são categorizadas como endêmicas na Indonésia.
1. Febre hemorrágica da dengue (DHF)
Todos os anos, os pacientes com DHF nunca faltam aos hospitais em visita à Indonésia, especialmente durante a estação chuvosa. A doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, ainda é endêmica em vários países do Sudeste Asiático. Estima-se que cerca de 50 a 100 milhões de pessoas tenham sido infectadas com o vírus da dengue. Além de ser capaz de causar dengue, esse vírus também pode causar febre amarela e infecção pelo vírus Zika. O vírus da dengue também faz com que cerca de 500.000 pessoas sejam hospitalizadas todos os anos em todo o mundo. Na própria Indonésia, os esforços para reduzir o número de infecções por dengue continuam a ser realizados com a campanha 3M plus fechando reservatórios de água, drenando banheiras e reciclando produtos usados e evitando picadas de mosquitos. Além disso, a nebulização ou nebulização para repelir os mosquitos que causam a dengue também pode ser feito.
2. Raiva
A raiva é uma doença endêmica na Indonésia, especialmente nas ilhas de Bali e East Nusa Tenggara. As duas províncias experimentaram surtos de raiva em 2008-2010. A raiva é uma doença muito perigosa e geralmente é causada pela mordida de um cão vadio. Animais como morcegos e raposas também podem infectar humanos com raiva. Pessoas infectadas com raiva apresentarão sintomas como febre, náusea, dificuldade para engolir, babar muito, insônia e paralisia parcial. Em muitos casos, a raiva termina em morte. Mesmo assim, atualmente existe uma vacina contra a raiva disponível que pode ser obtida gratuitamente e é considerada eficaz na prevenção da transmissão.
3. Hepatite A
A hepatite A também ainda está incluída na categoria de doença endêmica na Indonésia. A doença viral de mesmo nome é transmitida por alimentos contaminados. A falta de saneamento também é uma das principais razões pelas quais a doença pode se espalhar. Para prevenir a propagação da hepatite A, a Associação Indonésia de Pediatras (IDAI) inclui esta vacina contra a doença como uma das imunizações recomendadas. As vacinas podem ser iniciadas quando as crianças completam 2 anos de idade, duas vezes, com um intervalo de 6 a 12 meses entre as vacinas.
4. Malaria
A malária é uma doença transmitida pela picada do mosquito Anopheles, que carrega o parasita Plasmodium. Em algumas áreas da Indonésia, a malária ainda é endêmica. O parasita que causa a malária entrará no fígado do indivíduo picado por um mosquito e ali se desenvolverá. Depois de crescer, o parasita entra na corrente sanguínea e causa vários distúrbios nos glóbulos vermelhos.
5. Pés de elefante
Elefantíase ou filariose também é uma doença causada pela picada de um mosquito que carrega larvas de lombriga. Existem 3 tipos de vermes que podem causar filariose, nomeadamente Wuchereria bancrofti, Brugia malayi e Brugia timori. Com o tempo, esses vermes se desenvolvem e atacam o sistema linfático. É isso que causa inchaço no corpo das pessoas com filariose. O inchaço mais comum é na área das pernas. No entanto, essa doença também pode causar inchaço em outras partes do corpo, como o tórax e órgãos vitais. [[artigos relacionados]] Para prevenir a propagação de doenças endêmicas, esforços e cooperação por parte das autoridades e da comunidade são necessários. Assim, a incidência das doenças acima pode continuar a diminuir e, eventualmente, desaparecer por completo.