Dentre os muitos brinquedos, os jogos de culinária costumam ser um dos favoritos das crianças. Embora haja ocasiões em que os meninos participem, os jogos de culinária costumam ser praticados pelas meninas. Brincar de cozinhar pode ser feito sozinho ou com amigos, parentes ou com os pais. Além de divertidos, os jogos de culinária podem realmente trazer benefícios para o desenvolvimento das crianças que os jogam.
Tipos de jogos de culinária
Os tipos de jogos de culinária podem variar muito. Cada fabricante de brinquedos tem sua própria versão. Normalmente, este jogo de culinária está na forma de utensílios de cozinha em miniatura, talheres e ingredientes alimentares. Existem muitos ingredientes para fazer brinquedos de cozinha. A maioria dos brinquedos é feita de plástico, portanto, você deve escolher um brinquedo que tenha uma etiqueta sem BPA para não prejudicar o seu filho. Além disso, existem também brinquedos de cozinha feitos de silicone, resina, alumínio e
inoxidável. Na versão tradicional, os utensílios de cozinha em miniatura também são feitos de alumínio e argila. Porém, hoje em dia é bastante difícil encontrar brinquedos feitos de barro. Os utensílios de cozinha de brinquedo são vendidos individualmente ou em conjuntos. Vários tipos de brinquedos para cozinhar, incluindo:
- Liquidificadores, batedeiras, torradeiras, fornos, grelhadores e muito mais.
- Conjunto de talheres e utensílios de cozinha.
- Conjunto de chá, cafeteira / cappuccino, conjunto de decoração para bolos, hambúrguer, sorveteira e outros.
Brinquedos de cozinha contemporâneos também estão disponíveis
conjunto de cozinha, que é um armário de um metro de altura equipado com vários utensílios de cozinha de brinquedo.
Como fazer o jogo de cozinhar
Jogar o jogo de cozinhar é relativamente fácil. As crianças costumam usar plantas para fazer comida ou usar os brinquedos que foram fornecidos. Os utensílios de cozinha também não requerem eletricidade ou fogo real. Os utensílios de cozinha em miniatura ou de brinquedo não são afiados, por isso são seguros de usar. Mesmo assim, certifique-se de que a idade da criança é adequada para o brinquedo com que está brincando. Você pode participar ou simplesmente supervisionar as crianças enquanto brincam. As crianças vão encenar e simular cozinhar como geralmente vêem. As crianças podem tentar ser criativas e fazer as etapas para criar uma variedade de receitas. [[Artigo relacionado]]
Os benefícios de brincar de cozinhar com crianças
Para as crianças, brincar é um meio de aprendizagem. Além de divertidos, os jogos culinários também podem trazer benefícios para crianças e pais. As crianças podem adquirir uma variedade de conhecimentos, desenvolver inteligência por meio da observação, descoberta e vários experimentos durante as brincadeiras. As crianças também aprenderão sobre si mesmas e o mundo ao seu redor para que possam desenvolver suas habilidades, inteligência acadêmica, cognitiva, social e emocional.
1. Aumente a criatividade e a imaginação
Os jogos de culinária enriquecem a imaginação e a criatividade das crianças, pois elas podem compor histórias enquanto as brincam. Por exemplo, imagine abrir um restaurante ou dar uma festa, fingindo ser o balconista de uma lanchonete, o chef de um hotel e assim por diante. A criatividade das crianças também aumentará quando elas forem criativas na criação de sua própria comida.
2. Melhorar as habilidades de linguagem e comunicação
Ao brincar de cozinhar, o vocabulário das crianças continuará a crescer. Desde saber os nomes dos itens da cozinha, dos nomes dos ingredientes, aos tipos de pratos. Eles também podem aprender novos verbos e adjetivos relacionados ao processo de cozimento. Ao encenar, as crianças também aprendem a se expressar enquanto contam histórias sobre as simulações que estão jogando.
3. Treine habilidades motoras e força
Os jogos de culinária irão treinar as crianças a fazer vários movimentos com as mãos. Os movimentos de esfregar, cortar, mexer, fritar e segurar pequenos utensílios de brinquedo podem treinar bem as habilidades motoras.
4. Pratique habilidades sociais e trabalhe em conjunto
Brincar e cozinhar com outras crianças fará com que a habilidade das crianças de se socializar e trabalhar em conjunto se desenvolva cada vez mais. Eles tentarão dividir funções e estabelecer objetivos comuns. Por exemplo, quando eles querem se preparar para uma festa juntos, um deles vira bolo, o outro faz bife, o resto faz suco e assim por diante. As crianças também serão capazes de praticar como pedir boa ajuda ou ser gratos pela ajuda de outras pessoas.
5. Pratique empatia pelos outros
Quando as crianças desempenham o papel de chefs, donos de restaurantes, donas de casa e assim por diante, elas também aprendem a se colocar no meio das outras pessoas e a compreender os sentimentos delas. Isso pode treinar a empatia das crianças. Jogos de cozinhar que mãe e filho fazem juntos permitirão que os filhos imitem o que as mães costumam fazer quando cozinham. Usar receitas e fazer etapas de cozinha reais também tornará o jogo mais divertido. As crianças podem aprender a seguir as instruções e ser pacientes. Além disso, se no final do jogo você der comida de verdade para que eles entendam que para conseguir algo é preciso processo e paciência.
6. Afie a capacidade de pensar
Quando seu filho frequentemente tem problemas com jogos infantis de culinária, as habilidades de raciocínio e a resolução de problemas podem ser aprimoradas. Porque os jogos infantis de cozinhar podem fazer o seu filho pensar no menu que tem de preparar, nos ingredientes da cozinha que tem de cozinhar. Essas coisas podem ajudar as crianças a aprimorar suas habilidades de raciocínio. É assim que se fazem jogos de culinária e seus benefícios para as crianças. Embora você ainda tenha muito tempo em casa, não há nada de errado em tentar este jogo com seu filho. Se você tiver alguma dúvida sobre a saúde do seu filho, não hesite em perguntar ao médico no aplicativo de saúde da família SehatQ gratuitamente. Baixe-o na App Store ou Google Play agora.