Qualquer pessoa pode sentir acne nas axilas. Embora oculta, a presença de acne na região das axilas pode certamente ser incômoda, pois pode causar dor. Para lidar com isso de maneira adequada, considere as causas da acne nas axilas no artigo seguinte.
Acne sob as axilas é perigoso?
Além da área do rosto, a acne também pode aparecer em áreas ocultas do corpo, como as axilas. O aparecimento de espinhas nas axilas às vezes pode causar preocupação excessiva. Basicamente, a acne nas axilas é uma condição comum e inofensiva que aparece como pequenas saliências na pele. Na verdade, a acne nas axilas pode se curar sozinha.
Espinhas nas axilas não são necessariamente perigosas e preocupantes. No entanto, pequenos caroços nas axilas nem sempre são acne. Porque, também existem pequenos caroços nas axilas causados por certas condições médicas. O pequeno caroço na axila, semelhante a uma espinha, pode causar dor, inflamação, coceira, desconforto e secreção. Por isso, é aconselhável consultar primeiro um médico para descobrir a causa exata. O motivo é que pode ser que um pequeno caroço na axila que você pensa ser uma espinha seja, na verdade, uma doença grave da pele e requeira atenção médica imediata.
O que causa acne na área das axilas pode ocorrer?
A pele das axilas pode estar obstruída por glândulas sudoríparas e folículos pilosos. Geralmente, a pele sob as axilas é muito lisa e fina. No entanto, a pele das axilas também é "revestida" por glândulas sudoríparas e folículos capilares, que podem ficar obstruídos. Se isso acontecer, as bactérias crescerão facilmente e provocarão inflamação. Como resultado, pode ocorrer acne nas axilas. As causas da acne nas axilas variam, aqui está uma explicação completa.
1. Existe atrito
Uma das causas da acne nas axilas é o atrito. Pode-se dizer que a pele das axilas é muito vulnerável à fricção devido ao ponto reflexogênico do braço, que costuma ser balançado para frente e para trás durante as atividades. Cada vez que a pele sob as axilas esfrega uma na outra, existe a possibilidade de lesão, irritação e infecção. Isso também inclui quando sua pele esfrega contra roupas apertadas, alças de sutiã e as alças de sua bolsa ou mochila. Esse atrito pode causar pequenas saliências que lembram espinhas. Quando a pele friccional fica irritada e inflamada, os poros podem ficar obstruídos, causando o aparecimento de espinhas nas axilas.
2. Feridas de navalha
Cortes causados por lâminas de barbear também podem ser a causa da acne nas axilas. Porque, a depilação frequente dos pelos das axilas pode aumentar o risco de irritação e erupções na pele delicada das axilas. Além disso, se a lâmina estiver cega, pode aumentar o potencial de transferência de bactérias da lâmina para a pele das axilas. Como resultado, inchaços como espinhas na área das axilas são inevitáveis. Para evitar essa condição, use uma lâmina esterilizada e aplique hidratante após raspar os pelos das axilas para manter a pele úmida.
3. Pêlos encravados
A próxima causa de acne sob as axilas é a condição de pêlos encravados (
pelo encravado ) Isso pode ocorrer quando as células mortas da pele bloqueiam os folículos capilares. Como resultado, depois de raspar os pelos das axilas, o crescimento dos pelos leva aos folículos capilares e os entope. Se essa condição não for tratada adequadamente, pode levar à infecção. Você deve consultar um médico imediatamente se esses sintomas não melhorarem por conta própria. Para evitar pêlos encravados, certifique-se de raspar os pelos das axilas na direção do crescimento dos pêlos para que fiquem menos sujeitos a infecções.
4. Foliculite
A foliculite é uma doença causada pela inflamação dos folículos capilares. No início, a foliculite se parece com pequenas saliências vermelhas semelhantes a espinhas na área das axilas. Para casos leves de foliculite, você pode tratá-la mantendo a área das axilas limpa e livre de bactérias. No entanto, em casos graves que causam dor, é recomendável consultar um médico para obter o tratamento correto. Porque a foliculite severa leva muito tempo para cicatrizar. Na verdade, pode causar perda de cabelo e lesões.
5. Dermatite de contato
A dermatite de contato é uma doença de pele caracterizada por uma erupção cutânea com coceira. Normalmente, a dermatite de contato é desencadeada por uma reação alérgica. Novamente, um dos sintomas da dermatite de contato é uma protuberância que se parece com uma espinha na região das axilas. Além disso, também podem aparecer outros sintomas, como inchaço, pele seca e erupção na pele. A maneira de lidar com a dermatite de contato é evitar a exposição a irritantes. No entanto, em casos mais graves, o médico pode prescrever medicamentos tópicos para aliviar os sintomas de erupção cutânea, coceira e inflamação.
6. Infecção fúngica
A pele das axilas é uma parte da pele do corpo que é muito suscetível a infecções fúngicas. O motivo é que a pele das axilas costuma estar úmida, de modo que podem ocorrer infecções fúngicas. Os sintomas de infecção por fungos podem ser uma protuberância vermelha que se parece com uma espinha na área das axilas. Normalmente, esses caroços contêm pus. Se você suspeitar que um caroço na axila, semelhante a uma espinha, é causado por uma infecção por fungos, consulte um médico imediatamente para o tratamento adequado. Seu médico pode prescrever um creme antifúngico.
7. Hidradenite supurativa
Hidradenite supurativa é uma doença de pele que freqüentemente aparece na pele das axilas. No entanto, isso não significa que a hidradenite supurativa não pode aparecer em outras partes da pele. Os sintomas também podem ser uma protuberância vermelha que se assemelha a uma espinha na área das axilas. Sem tratamento adequado, esses caroços podem entrar na pele e causar dor. Portanto, consulte imediatamente um médico se a acne nas axilas for causada por esse problema de pele. Seu médico pode prescrever antibióticos para reduzir a inflamação e combater infecções. O tratamento da acne ainda pode ser feito junto com medicamentos prescritos por um médico para reduzir os sintomas de erupção cutânea. Em casos mais graves, a cirurgia pode ser necessária para tratar a hidradenite supurativa.
8. Ferve
Pela "aparência", um furúnculo realmente se parece com uma espinha. Se aparecer nas axilas, não é de admirar que muitas pessoas pensem nisso como acne nas axilas. Os furúnculos têm maior probabilidade de aparecer em áreas da pele úmidas e frequentemente expostas à fricção, como nas axilas e virilha. Sem o tratamento adequado, os furúnculos podem ficar maiores e mais doloridos. Mas, normalmente, os furúnculos curam por si próprios com o tempo. Lembre-se, não tente estourar a fervura sozinho, para que a infecção não piore.
Como se livrar das espinhas nas axilas?
Manter a área das axilas limpa pode prevenir o aparecimento de acne. Se você tiver acne na área das axilas, pode tratá-la sozinho em casa, seguindo as etapas e métodos de tratamento corretos. Aqui estão algumas maneiras de se livrar da acne nas axilas que você pode fazer em casa.
1. Aplicação de pomada para espinhas
Uma das maneiras mais eficazes de se livrar da acne nas axilas é aplicar uma pomada para acne, sem prescrição médica ou em uma farmácia. Você pode usar uma pomada para acne que contenha peróxido de benzoíla. Este conteúdo pode ajudar a matar bactérias causadoras de acne. Não apenas na forma de medicamentos tópicos para acne, você pode encontrar peróxido de benzoíla no sabonete. Se achar que precisa de um remédio mais forte para tratar a acne na região das axilas, comece com um sabonete espumante contendo 10% de peróxido de benzoíla. Esta é a concentração mais forte de peróxido de benzoíla que você pode comprar sem receita médica. Usá-lo diariamente pode ajudar a reduzir o aparecimento de acne e impedir que se espalhem para outras áreas do corpo.
Use pomadas para acne contendo peróxido de benzoíla, ácido salicílico ou retinóides. Além do peróxido de benzoíla, você pode usar pomadas para acne com outros ingredientes, como ácido salicílico e retinóides. O uso de produtos contendo retinóides e peróxido de benzoíla pode maximizar o tratamento da acne nas axilas. Os retinóides são capazes de ajudar a abrir os poros para maximizar o peróxido de benzoíla e agir melhor na eliminação da acne. Seu dermatologista recomendará o uso de retinóides após o banho ou antes de dormir.
2. Faça uma compressa quente
Comprimir a região das axilas, onde há espinhas, com água morna, pode ser uma maneira de se livrar da acne. Esta etapa pode ajudar a aliviar a dor e o desconforto causados pela acne nas axilas. Você pode usar uma toalha ou pano limpo umedecido em água morna por 15-20 minutos e, em seguida, aplicá-lo na pele da axila com acne. Faça este método de tratamento da acne nas axilas três vezes ao dia.
3. Consumo de bebidas alcoólicas
Se o seu dermatologista diagnosticar acne na área das axilas como grave, ele pode recomendar uma certa combinação de medicamentos. O médico também pode aumentar o tipo de medicação oral, por exemplo, usando isotretinoína. O uso de isotretinoína deve ser feito sob a supervisão de um médico, pois pode causar efeitos colaterais graves. Começando com boca e pele secas, hemorragias nasais, inchaço das pálpebras e lábios, dor de estômago e perda de cabelo.
4. Não aperte as espinhas
Embora seja reivindicado ser uma forma de se livrar da acne rapidamente, teme-se que apertar uma espinha pode irritar a pele e piorar a condição do seu acne. Além disso, não é recomendado que você toque frequentemente nas espinhas na área das axilas, pois isso pode aumentar o risco de quebrar as espinhas e deixar cicatrizes.
5. Creme antifúngico
Se a acne nas axilas for causada por uma infecção por fungos, o médico pode prescrever um creme antifúngico para tratá-la.
Leia também: Como se livrar da acne irritante nas costasComo evitar que as espinhas nas axilas apareçam novamente?
Você quer que a acne sob as axilas não apareça novamente no futuro? Não se preocupe, você pode fazer várias coisas para prevenir a acne nas axilas. Aqui está uma explicação completa.
1. Tome banho regularmente
Uma maneira de prevenir a acne nas axilas é tomar banho regularmente. Certifique-se de limpar a área das axilas e outras dobras corporais adequadamente. Tomar um banho, especialmente depois de suar, pode minimizar o acúmulo de células mortas da pele e sebo, que são as causas do aparecimento de acne.
2. Mude imediatamente para roupas limpas ao suar
Se as roupas que você usa estiverem molhadas, você deve colocar imediatamente roupas limpas e secas, especialmente após o exercício. Isso também se aplica ao uso de um sutiã esportivo especial. Trocar roupas íntimas regularmente pode manter a pele da área das axilas limpa.
3. Evite tocar na área das axilas com as mãos sujas
Para aqueles de vocês que costumam tocar a área das axilas com as mãos sujas, devem evitar esse hábito de agora em diante. Tocar na área das axilas sem lavar as mãos primeiro pode causar a transferência de bactérias e oleosidade das mãos sujas para a área da pele das axilas. Como resultado, pode ocorrer infecção. Portanto, certifique-se de lavar as mãos antes de tocar as áreas do rosto e do corpo que são propensas a acne. [[Artigo relacionado]]
Notas de SehatQ
Espinhas na área das axilas podem ser um motivo de preocupação, especialmente se você não souber a causa. Porque alguns problemas de pele nas axilas podem não ser acne, mas inchaços que se assemelham a acne causados por certas condições médicas. Portanto, é recomendável que você leve isso a sério e não subestime. Não há nada de errado em consultar um médico para descobrir a causa e como tratá-la adequadamente. Você pode
consulta com médico através do aplicativo de saúde da família SehatQ para saber mais sobre as causas da acne nas axilas e seu tratamento. Como, faça o download agora em
App Store e Google Play . Livre!