Você costuma ter dormência? Cuidado com as 7 doenças que causam isso

Sentir formigamento nas mãos ou pés é na verdade uma coisa normal; na verdade, quase todo mundo já experimentou. No entanto, muito formigamento pode ser um sinal de um problema de saúde latente. Há muitos motivos pelos quais uma pessoa sente formigamento ou, na linguagem médica, são chamados de parestesias. Algumas das causas mais comuns são que você adormece sobre os braços, de forma que suas mãos estão formigando, ou você cruza as pernas por muito tempo e suas pernas estão formigando. Essa condição geralmente é inofensiva e o formigamento passa por conta própria. No entanto, se seus pés ou mãos estão formigando com frequência sem motivo aparente, você pode ter uma determinada doença. Você também precisará se submeter a um tratamento, dependendo da doença subjacente, o formigamento frequente, para curar sua condição.

Freqüentemente, as pernas formigam podem ser um sinal de diabetes

O formigamento frequente indica um problema com o sistema nervoso ou é conhecido como neuropatia periférica. Este é um tipo de dano ao sistema nervoso que costuma causar formigamento nas mãos ou nos pés. Uma das causas comuns de neuropatia periférica é o diabetes, portanto, essa condição também é conhecida como neuropatia diabética. Nessa doença, os sintomas iniciais são caracterizados por formigamento frequente nos pés, que se espalha para outras partes da parte superior do corpo, como pernas, braços e mãos. Nos diabéticos, o formigamento frequente em várias partes do corpo é inevitável. Esse formigamento pode ser sentido de moderado a grave, dependendo do dano que ocorra ao sistema nervoso devido à doença.

Outras doenças que causam formigamento frequente nas mãos e pés

Além do diabetes, muitas outras doenças são caracterizadas por formigamento frequente nos pés e nas mãos. Algumas delas são doenças associadas a danos ao sistema nervoso central, como:
  • Stroke ou ministroke

O formigamento frequente pode ser um sinal precoce de um derrame, especialmente se for acompanhado por outros sintomas, como dormência em um lado do rosto, braço ou perna, confusão, dificuldade para falar e digerir a fala de outras pessoas e perda de coordenação ou Saldo. Ligue para o seu médico ou pronto-socorro imediatamente se sentir esses sintomas.
  • Esclerose múltipla (EM)

Esclerose múltipla é um dano ao cérebro ou à medula espinhal que geralmente é caracterizado por formigamento frequente. Além disso, você também pode sentir outros sinais, como fadiga, tontura, dor, deficiência visual e disfunção sexual.
  • Síndromes de compressão nervosa

Síndromes de compressão nervosa é uma coleção de síndromes associadas a nervos comprimidos, como a síndrome do túnel do carpo, paralisia do nervo ulnar, paralisia do nervo fibular, e paralisia do nervo radial.
  • Doença sistêmica

As doenças sistêmicas podem incluir problemas renais, hepáticos e sanguíneos. Você também pode ter sensações de formigamento frequentes quando há um desequilíbrio hormonal no corpo (por exemplo, devido ao hipotireoidismo), câncer e a presença de tumores pressionando o sistema nervoso.
  • Doença infecciosa

As doenças infecciosas podem incluir doença de Lyme, herpes-zoster, herpes simplex, citomegalovírus (CMV), Eipstein-Barr, para HIV / AIDS.
  • Doença auto-imune

Algumas doenças autoimunes, como lúpus e artrite reumatóide, podem causar formigamento frequente nas mãos ou pés.
  • Lesão no sistema nervoso

Experimentando uma lesão no sistema nervoso, por exemplo, trauma, colisão ou compressão do nervo no paciente hérnia de disco ou luxação do osso, pode resultar em formigamento frequente. Além das doenças acima, outro fator que pode causar formigamento frequente é a exposição a toxinas, como arsênico e mercúrio. Além disso, beber muitas bebidas alcoólicas também pode danificar os nervos, causando formigamento frequente nas mãos. Essa condição é conhecida como neuropatia alcoólica. [[Artigo relacionado]]

Como lidar com formigamento nas mãos e pés

Para curar o formigamento frequente nas mãos ou nos pés, é claro que primeiro você deve saber a causa da ocorrência. Devido às várias causas possíveis para essa condição, o médico examinará primeiro sua condição antes de decidir sobre a etapa de tratamento apropriada. O médico pedirá seu histórico médico completo, incluindo a presença ou ausência de trauma e infecções que ocorreram com você recentemente. Se necessário, o médico também perguntará sobre seu histórico de vacinação, bem como sobre quaisquer medicamentos que você esteja tomando ou já tenha tomado. Se o exame físico não for satisfatório, você pode ser encaminhado para alguns exames. Esses exames incluem testes de sangue, testes de eletrólitos, testes de função da tireoide, testes toxicológicos, como verificação de álcool no sangue e níveis de drogas, vitaminas e exames neurológicos e de saúde da medula espinhal. Para fazer um diagnóstico, o médico também pode pedir que você faça uma varredura com raios-X, tomografias computadorizadas, ressonâncias magnéticas ou ultrassom. Mas você não precisa passar por todos os exames, só depende de suas queixas e condições. Além de ser submetido a tratamento de acordo com a doença que causa formigamento frequente, será solicitado que você leve um estilo de vida saudável em geral. Aumente os exercícios, evite o consumo de álcool e cigarro e, se necessário, tome vitaminas prescritas por um médico. Enquanto os nervos periféricos não morreram, ainda existe a possibilidade de que as células nervosas se regenerem, de modo que o formigamento em suas mãos e pés diminua.

Quando você deve ir ao médico?

Todo mundo já experimentou uma sensação de formigamento em sua vida. Por exemplo, quando ficar sentado ou em pé por muito tempo. Normalmente, o formigamento passa em alguns minutos. No entanto, você deve consultar um médico se a causa do formigamento for "misteriosa" ou desconhecida. Além disso, muitas vezes um formigamento acontece constantemente com você. Se algum dos seguintes sintomas ocorrer com formigamento, você deve ir imediatamente ao médico.
  • Lesões na cabeça, costas e pescoço
  • Não consigo andar ou mover o corpo
  • Perda de consciência (mesmo que apenas brevemente)
  • Sentindo confuso
  • Dificil de falar
  • Visão embaçada
  • Sentindo fraco
  • O aparecimento de dor.
Se alguma das situações anteriores ocorrer, não há razão para não ir ao médico. Consulte a equipe médica do hospital para que você obtenha o melhor tratamento, a fim de prevenir complicações.