4 causas de dor na ponta dos dedos, como agulhas que não devem ser ignoradas

A condição das pontas dos dedos doloridos pode assumir a forma de sensação de latejamento, dor surda, calor ou rigidez. Essa dor também inclui uma sensação de queimação ou dor na ponta dos dedos, como alfinetes e agulhas, que costuma ser chamada de parestesia ou formigamento. Esta condição é causada por pressão nos nervos ou dano temporário / permanente aos nervos. A dor na ponta dos dedos pode ocorrer como resultado de vários problemas de saúde, devido a lesões ou outras causas que não são lesões.

Causas de dor na ponta dos dedos, como alfinetes e agulhas

A causa da dor na ponta dos dedos, como alfinetes e agulhas, geralmente é a pressão nos nervos que enviam a sensação aos dedos. Essa condição pode melhorar assim que a pressão for removida e evitar que ela retorne à área do nervo. A maioria dessas condições é normal, embora apenas temporária. Por outro lado, alguns problemas de saúde podem fazer com que a dor na ponta dos dedos dure mais. Algumas dessas causas requerem um tratamento ainda mais sério.

1. Síndrome do túnel do carpo

A síndrome do túnel do carpo (CTS) é uma das causas mais comuns de dor na ponta dos dedos. Essa condição ocorre quando o nervo mediano é comprimido na área do punho. Os sintomas da CTS incluem uma variedade de desconfortos na ponta dos dedos, incluindo dor na ponta dos dedos quando pressionada e dor na ponta dos dedos, como alfinetes e agulhas. A síndrome do túnel do navio em condições leves a moderadas pode ser tratada com tratamentos não cirúrgicos, como o uso de talas de pulso, medicamentos corticosteroides, fisioterapia, terapia de ultrassom e ioga. Para condições mais graves, procedimentos cirúrgicos podem ser necessários para tratá-los.

2. Um nervo comprimido

Outra possível causa de dor na ponta do dedo, como alfinetes e agulhas, é um nervo comprimido. Essa condição é causada por muita pressão sobre os nervos do tecido ao redor dos nervos. Essa pressão pode desencadear uma variedade de queixas, incluindo uma sensação de formigamento que faz com que as pontas dos dedos doam como agulhas. Várias condições podem causar nervos pinçados, incluindo obesidade, artrite reumatóide e lesões. O tratamento de um nervo pinçado geralmente é feito com o repouso da área dolorida. Você também pode ser aconselhado a usar uma tala para imobilizar a área onde o nervo está comprimido de forma que ele não se mova muito. Além disso, os médicos também podem sugerir exercícios físicos, administração de antiinflamatórios não esteroidais (AINEs), injeções de corticosteroides e até cirurgia.

3. Esclerose múltipla

A esclerose múltipla (EM) é uma condição em que o sistema imunológico ataca por engano a camada protetora de gordura de mielina que cobre o cérebro e a medula espinhal. Os sintomas podem incluir dormência ou formigamento nos dedos, o que causa dormência e fraqueza nos membros. Não existe uma cura específica para a esclerose múltipla, mas o tratamento adequado pode ajudar a acelerar a recuperação e controlar os sintomas. Até agora, não se sabe por que as pessoas com esclerose múltipla podem apresentar diferentes condições de recuperação.

4. Neuropatia periférica

A neuropatia periférica ocorre quando há dano aos nervos periféricos (sistema nervoso periférico). Essa condição pode fazer com que os pacientes sintam entorpecimento gradualmente. Essa condição também pode causar sensações de dor aguda, pontada, latejante, queimação, sensibilidade ao toque e fraqueza muscular; por exemplo, no dedo. A neuropatia periférica pode ser causada por lesão, infecção, exposição a toxinas ou mesmo diabetes. Para tratar a dor na ponta dos dedos devido à neuropatia periférica, existem vários tipos de tratamentos que podem ser feitos. Vários tipos de terapia e procedimentos médicos podem ajudar a aliviar os sintomas de neuropatia periférica, como estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS), troca de plasma sanguíneo (plasmaférese) e imunoglobulina intravenosa, fisioterapia, para cirurgia. [[Artigo relacionado]]

As pontas dos dedos devem doer como agulhas sendo examinadas por um médico?

Existem ainda muitas causas possíveis para a dor na ponta dos dedos, como picadas de agulha, incluindo ferimentos, doenças degenerativas, inflamação e irritação dos nervos, distúrbios neurológicos ou causados ​​por outros problemas de saúde que afetam os nervos. Portanto, é necessário fazer um exame médico para diagnosticar a causa exata da dor na ponta do dedo, como uma picada de agulha. Se a condição da ponta dos dedos não melhorar ou piorar em três dias, você deve consultar um médico para fazer um exame. Consulte imediatamente um médico se a ponta do dedo doer como uma picada de agulha acompanhada dos sintomas abaixo.
  • Febre alta acima de 38o C
  • Incapaz de mover dedos, mãos ou pulsos
  • Grande dor
  • Experimentando sangramento descontrolado
  • Há uma mudança na forma dos ossos
  • A pele é vermelha, quente, flácida ou com linhas vermelhas nos braços.
Dessa forma, o médico pode tomar o tratamento certo para tratar a causa da dor na ponta do dedo que você está sentindo. Se você tiver dúvidas sobre problemas de saúde, pergunte ao seu médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ gratuitamente. Baixe o aplicativo SehatQ agora na App Store ou Google Play.