O casamento jovem costuma ser considerado um estilo de vida legal. Porque essa decisão é vista como um passo para estabelecer um relacionamento santo e é melhor do que cometer adultério. Os casamentos jovens estão se tornando cada vez mais um fenômeno quando muitas figuras públicas o fazem. Na verdade, os casamentos realizados sem uma boa preparação mental, física e material podem terminar tragicamente, incluindo a violência doméstica e o divórcio. É por isso que muitos partidos, incluindo o UNICEF, não apoiam os jovens que se casam cedo. Segundo a UNICEF, o que se entende por casamento precoce é a ocorrência de um vínculo matrimonial entre um homem e uma mulher quando um ou ambos têm 18 anos ou menos. Enquanto isso, de acordo com a Lei do Casamento nº 1 de 1974, o que se entende por casamento jovem é o casamento realizado por pessoas com menos de 21 anos.
Casamentos jovens acontecem por este motivo
Por que o fenômeno do casamento jovem ainda ocorre na era moderna como hoje? Então, o que acontece quando uma criança decide se casar jovem? De acordo com dados publicados pela Faculdade de Saúde Pública, Universitas Airlangga, a porcentagem de pessoas que se casam jovens na Indonésia ainda é relativamente alta, ocupando a 37ª posição no mundo e a segunda mais alta na ASEAN depois do Camboja. Enquanto isso, a idade do primeiro casamento para as mulheres nas áreas urbanas é de cerca de 16-19 anos, enquanto nas áreas rurais é de cerca de 13-18 anos. Por que?
Casamentos jovens podem ocorrer devido à escolaridade. Em primeiro lugar, o baixo nível de educação torna difícil para as pessoas conseguirem empregos decentes. Para alguns pais, esse é um motivo para casarem os filhos, em vez de aumentar o fardo da vida familiar. Em segundo lugar, há uma percepção negativa de que as mulheres solteiras após os 17 anos são consideradas solteironas. Terceiro, espera-se que o casamento precoce com pessoas mais estabelecidas aumente o grau e a economia dos pais e famílias. No entanto, não são poucos os adolescentes que ainda estão na puberdade decidem se casar jovens de consciência pessoal. Nesse caso, eles pensam que se amam e estão prontos para velejar a arca da vida juntos, aconteça o que acontecer. Do lado positivo, eles também desejam evitar conscientemente o comportamento sexual fora do casamento. Infelizmente, esses bons pensamentos muitas vezes não são acompanhados por uma mentalidade madura, preparação mental e material para que tomem decisões com base em emoções momentâneas em nome do amor. [[Artigo relacionado]]
Quais são as consequências se você se casar jovem, sem preparação adequada?
O casamento jovem sem preparação adequada pode destruir ambas as partes, mas geralmente as mulheres são as mais desfavorecidas. Alguns dos efeitos negativos que podem surgir quando os adolescentes se casam cedo são:
1. Violência Doméstica
De acordo com pesquisa conduzida pelo Conselho Internacional de Pesquisa sobre Mulheres (ICRW), mulheres que se casam jovens e sem uma boa formação educacional são mais propensas a sofrer violência doméstica. A violência em questão assume a forma física, que pode até prejudicar sexualmente (por exemplo, ser forçado a manter relações sexuais quando está doente) e representa um risco de perturbar a saúde mental.
2. Vulnerável ao estresse e doenças
Psicologicamente, as mulheres que se casam jovens sem preparação adequada são mais propensas a experimentar estresse, depressão e outros sintomas
transtorno de estresse pós-traumático (PTSD). Enquanto isso, do ponto de vista físico, casar-se antes das mulheres completarem 18 anos as torna mais suscetíveis ao câncer, doenças cardíacas, diabetes e derrame.
3. Complicações na gravidez
Casamentos jovens correm o risco de causar complicações na gravidez. Fisicamente, os corpos de adolescentes com menos de 20 anos não estão prontos para engravidar, então a presença de um feto no útero trará vários problemas para o futuro bebê e a mãe -ser. A mãe será mais suscetível a complicações na gravidez, que vão desde aborto espontâneo, sangramento, morte fetal no útero e morte da própria mãe.
4. Abandono da escola
Em termos de educação, o casamento jovem limitará muito o acesso das mulheres à educação. O casamento pode interferir no desenvolvimento acadêmico da mulher, especialmente se ela engravidar imediatamente. Em alguns casos, os casamentos jovens geralmente levam ao divórcio. Para as mulheres, ser viúva pode ser um fardo social que pode levar a sentimentos de vergonha, ostracismo e ser considerada uma mulher incapaz de cuidar da casa, o que pode levar ao estresse e à depressão . No entanto, é inegável que também existem pessoas que navegaram com sucesso na arca da casa, se o casamento jovem for realizado com preparação e cálculo cuidadosos. No entanto, tanto quanto possível evite casar jovem quando ainda não está estabelecido, tanto mentalmente quanto financeiramente, para evitar os efeitos negativos acima. Para saber mais informações sobre o impacto do casamento jovem na saúde, você pode
pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em
App Store e Google Play.