Este é o papel dos enfermeiros no sistema de saúde, não menos importante do que os médicos

Não são poucas as pessoas que ainda não compreendem totalmente o papel das enfermeiras em levar a cura aos pacientes. Na verdade, as enfermeiras são uma parte inseparável do sistema de saúde, que não é menos importante do que os médicos e outro pessoal médico. Os enfermeiros devem cursar enfermagem, em seu país e no exterior, de acordo com as disposições das leis e regulamentos aplicáveis. Esta definição está claramente regulamentada no Decreto do Ministro da Saúde da República da Indonésia Número: 647 / Menkes / SK / IV / 2000 sobre Registro e Práticas de Enfermagem, que foi posteriormente atualizado com o Decreto do Ministro da Saúde da República da Indonésia No. 1239 / SK / XI / 2001. De acordo com a Lei nº 38 de 2014 sobre Enfermagem, as qualificações dos enfermeiros na Indonésia são divididas em duas com base na educação pela qual foram aprovados. A primeira é uma enfermeira profissional formada pelo D3 Enfermagem, a segunda é uma enfermeira profissional com o título de Bacharel em Enfermagem.

Quais são as funções das enfermeiras no mundo médico?

Até agora, a função das enfermeiras é idêntica às suas funções nos hospitais. O papel do enfermeiro é idêntico ao de ajudar os médicos que trabalham em hospitais. Na verdade, os enfermeiros têm o direito de fornecer serviços de enfermagem de forma independente e não precisam trabalhar em hospitais, clínicas ou outros centros de saúde. O papel do enfermeiro não é apenas cuidar dos enfermos. Em geral, existem muitas funções de enfermeiros de acordo com o guia publicado pelo Ministério da Saúde da Indonésia, como o seguinte.

1. Cuidador (prestadores de cuidados)

Esta é a principal função do enfermeiro, nomeadamente a prestação de cuidados aos doentes carenciados de acordo com os princípios e a ética do enfermeiro. Como prestadores de cuidados, o enfermeiro pode prestar assistência física e psicológica aos pacientes, para que as suas condições de saúde melhorem.

2. Líder da comunidade (Líderes comunitários)

O papel do enfermeiro está relacionado ao ambiente de trabalho. Às vezes, os enfermeiros também atuam como líderes em uma comunidade ou se tornam o chefe da gerência de enfermagem ao lidar com pacientes com certas queixas.

3. Educador (educador)

Os enfermeiros não têm apenas a tarefa de ajudar a saúde dos pacientes, mas também de fornecer educação aos pacientes e suas famílias e ao meio ambiente. Espera-se que a atuação desse enfermeiro seja capaz de mudar o estilo de vida do paciente ou de sua família para que sejam mais saudáveis, de forma que problemas de saúde não ocorram com frequência no futuro.

4. Defensor (advogado)

A função do enfermeiro é a de defender os direitos dos pacientes ou da comunidade de acordo com seus conhecimentos e autoridade. Essa função também permite que o enfermeiro seja uma ponte entre os pacientes e os médicos e demais profissionais de saúde, expressando opiniões sobre os cuidados prestados.

5. Pesquisador (investigador)

Com sua competência e habilidade intelectual, espera-se que os enfermeiros sejam capazes de realizar pesquisas simples no campo da enfermagem. O enfermeiro deve, tanto quanto possível, desenvolver ideias e curiosidade, e buscar respostas aos fenômenos que ocorrem com os pacientes na comunidade e onde trabalham. [[Artigo relacionado]]

Atitudes que uma enfermeira deve ter

No desempenho do papel do enfermeiro mencionado acima, o enfermeiro deve ser orientado para o conforto e satisfação do paciente, apresentando as seguintes atitudes:
  • Carinhoso. Cuidar, respeitar e valorizar os outros.
  • Ajuda.Pronta para ajudar com seus cuidados de enfermagem.
  • Respeitando. Mostre respeito e apreço pelos outros, por exemplo, mantendo a confidencialidade do paciente.
  • Audição. Quer ouvir as queixas dos pacientes.
  • Sentimento.Aceite, sinta e compreenda os sentimentos de tristeza, alegria e frustração do paciente.
  • Compartilhamento.Compartilhe experiências e conhecimentos ou discuta com os pacientes.
  • Sorridente.Sorria para aumentar o conforto do paciente.
  • choro.Pode receber respostas emocionais, tanto de pacientes quanto de outras enfermeiras.
  • Comovente. Fazer toque físico e psicológico como parte da comunicação de simpatia ao paciente.
  • Acreditar nos outros.Acreditar que outras pessoas têm o desejo e a capacidade de melhorar continuamente sua saúde.
  • Aprendendo. Sempre aprendendo e desenvolvendo a si mesmo e suas habilidades.
[[Artigo relacionado]]

Código de ética da enfermeira

Os enfermeiros desempenham as suas funções cumprindo o código de ética. O código de ética é uma norma que serve de guia de conduta para todos os enfermeiros no desempenho de suas funções, para que não haja conflito de interesses com eles próprios. O código de ética para enfermeiras indonésias está organizado em 5 capítulos, como segue.

CAPÍTULO I. Enfermeiros e pacientes

  • Os enfermeiros respeitam a dignidade humana, etnia, cor da pele, idade, sexo, seita, política, religião, a posição social.
  • Os enfermeiros sempre respeitam os valores culturais, costumes e sobrevivência religiosa do paciente.
  • A principal responsabilidade do enfermeiro é para com aqueles que precisam do esforço de enfermagem.
  • Os enfermeiros são obrigados a guardar tudo o que se sabe no âmbito das funções que lhes são confiadas, a menos que seja exigido pelas autoridades nos termos das disposições legais aplicáveis.

CAPÍTULO II. Enfermeiros e prática

  • Os enfermeiros mantêm e melhoram as competências na área da enfermagem através da aprendizagem contínua.
  • Os enfermeiros sempre mantêm serviços de enfermagem de alta qualidade e honestidade profissional na aplicação dos conhecimentos e habilidades de enfermagem de acordo com as necessidades do paciente.
  • Os enfermeiros tomam decisões com base em informações válidas e consideram as habilidades e qualificações de uma pessoa ao consultar, aceitar a delegação e delegar a outros.
  • Os enfermeiros defendem o bom nome da profissão de enfermagem sendo sempre profissionais.

CAPÍTULO III. Enfermeiros e sociedade

Os enfermeiros, juntamente com a comunidade, iniciam e apoiam várias atividades para atender às necessidades de saúde.

CAPÍTULO IV. Enfermeiras e colegas

  • Os enfermeiros mantêm boas relações com outros enfermeiros e outros profissionais de saúde em prol de um bom ambiente de trabalho e de alcançar os objetivos de serviços de saúde abrangentes.
  • Os enfermeiros protegem os pacientes de profissionais de saúde que prestam serviços de saúde incompetentes, antiéticos ou ilegais.

CAPÍTULO V. Enfermeiros e a profissão

  • Os enfermeiros desempenham um papel importante na determinação dos padrões de educação e serviço de enfermagem e na sua implementação nas atividades de educação e serviço de enfermagem.
  • Os enfermeiros desempenham um papel ativo em várias atividades de desenvolvimento profissional de enfermagem.
  • Os enfermeiros participam dos esforços da profissão para estabelecer e manter condições de trabalho favoráveis.

Notas de SehatQ

Assim, o enfermeiro não está apenas acompanhando médicos e tratando pacientes em clínicas e hospitais. Na verdade, um enfermeiro sem estar vinculado a uma unidade de saúde ainda pode prestar serviços de saúde aos pacientes, de acordo com o código de ética aplicável.