Entender a genética é estudar como certas características dos humanos, como a cor do cabelo, dos olhos e o risco de doenças, são passadas dos pais para os filhos. A genética ou a genética influenciam como essas características herdadas podem ser diferentes em cada pessoa. Sua informação genética é conhecida como seu genoma ou genes. Os genes que você tem são feitos de uma substância química chamada ácido desoxirribonucleico (DNA) e é armazenado em quase todas as células do seu corpo. A genética é um dos fatores considerados capazes de aumentar ou diminuir o risco de uma pessoa contrair uma doença. Assim, o entendimento da genética deve ajudar a melhorar a saúde e reduzir o risco de certas doenças.
O que é estudado em genética?
A partir dessa compreensão da genética, você pode estudar e entender como as características são herdadas (herdadas), bem como que tipo de variação nas características pode surgir nelas. Os distúrbios de saúde ou doenças genéticas hereditárias são o resultado de mutações em genes que eram originalmente saudáveis. Em termos de genética, você aprenderá como as mutações genéticas que ocorrem podem causar ou aumentar o risco de doenças em uma pessoa e em seus descendentes. Os genes são encontrados em cromossomos que são passados de pais para filhos. Existem 23 pares de cromossomos que são uma combinação dos cromossomos do pai e da mãe. Se o cromossomo contém um gene defeituoso ou mutado, as doenças geneticamente relacionadas podem ser herdadas. Doenças relacionadas a distúrbios genéticos podem apresentar diferentes graus de gravidade, dependendo se o gene herdado é recessivo ou dominante.- Doenças causadas por genes dominantes geralmente podem aparecer mesmo que seja apenas uma cópia do gene com uma mutação no DNA de um dos pais. Por exemplo, se um dos pais tem a doença, isso significa que cada filho tem 50 por cento de chance de desenvolver a doença.
- As doenças causadas por genes recessivos têm uma chance menor de causar danos graves a uma pessoa. Isso ocorre porque o novo gene recessivo causa problemas de saúde se for herdado de ambos os pais ou se ambas as cópias do gene sofrerem mutações no DNA. Por exemplo, se ambos os pais têm uma cópia do gene mutado, a criança tem 25% de chance de desenvolver a doença. Neste caso, os pais são referidos como operadora.